Perda De Gravidez

Por que eu contratei uma Doula de luto para minha perda de gravidez

Em comunidades de mães que sempre tiveram resultados de parto saudáveis, uma doula de luto provavelmente não é um tópico frequente de conversa. Eu certamente nunca tinha ouvido o termo no início da minha gravidez com minha primeira filha.

O QUE É UM BEREAVEMENT DOULA?

O jargão naquela época era sobre parteiras, doulas de parto e pós-parto, banheiras de parto, algo chamado Snuggle Me ... basicamente tudo e todos que eu possa precisar para trazer um bebê saudável a este mundo. Em outras palavras, eu não tinha um Plano B, caso as coisas não saíssem como planejado (ou seja, nunca consegui trazer aquele bebê saudável para casa), e por que deveria? Foi minha primeira gravidez, concebemos rapidamente, não temos nenhuma condição genética conhecida na história de nossa família, eu tinha 30 anos e gozava de boa saúde.

outras pessoas podem sentir o cheiro do meu período

Algo que tenho refletido muitas vezes desde que perdi minha filha é que engravidar não garante, de fato, um bebê feliz e saudável. Claro, assumir o pior desde o início não conduz a uma boa saúde mental e física para a mãe e, estatisticamente, as chances de um resultado positivo estão a seu favor. Mas quanto mais eu aprendo sobre as histórias de perda de gravidez de outras mulheres, muitas vezes mantidas escondidas dos tópicos padrão de conversas (podemos, por favor, consertar isso?), Mais eu acredito que nós, como mulheres que estão escolhendo fazer uma grande jornada que é tornar-se mãe, devemos nos munir de mais do que otimismo. Mesmo que tudo isso signifique conseguir um nome e número de telefone para colocar no seu metafórico bolso de trás, caso você precise, o eu futuro que você espera nunca encontrar vai agradecer. Ou contratar uma doula de parto que também seja certificada como doula de luto pode ser uma ótima opção.

Contratar uma doula enlutada foi uma das melhores decisões que tomei nos dias depois que soubemos que nosso bebê nunca voltaria para casa conosco como havíamos imaginado. Quando alguém me deu a sugestão, lembro-me de ter pensado: o que eles estariam fazendo? Na minha cabeça, uma doula deve segurar sua mão durante sua experiência de nascimento, defender suas necessidades quando necessário e ajudar a guiá-la através da jornada mental, emocional e física em que você está embarcando. E foi exatamente isso que ela fez.

Imagem de Chris Daniels, cortesia de Emily Thompson

APOIO QUANDO VOCÊ ESTÁ MAIS VULNERÁVEL

Em uma história de perda de gravidez, pode quase parecer que não conta como um nascimento. Como se, de alguma forma, o trabalho de parto e o parto de um bebê natimorto levasse menos tempo ou fosse menos doloroso (deveria ser). Ou, se você estiver passando por um procedimento cirúrgico como um D&E, não é incomum pensar que, porque você estará sedado e provavelmente dormindo, não precisará de uma pessoa de apoio ao seu lado. Se você descobrir que está abortando, mesmo que seja um aborto espontâneo, contratar uma doula pode não parecer uma decisão justificada. Mas acredito que nascimento é nascimento. E seu bebê é seu bebê. Não importa qual seja sua situação de perda, é difícil. Ter alguém presente cujo único objetivo é tornar a experiência o mais suportável e administrável possível para você e seu parceiro (se aplicável!) Pode ser inestimável.

Fiquei menstruada cedo, estou grávida

Você pode ter um médico excelente, enfermeiras conhecidas ou um amigo de confiança ao seu lado durante a sua perda, mas há algo a ser dito sobre ter alguém que você está empregando cujo único objetivo é cuidar de você. Eles estão no seu canto, não importa o quê. Você pode perceber que ter sua mãe no quarto enquanto você está em trabalho de parto não é realmente o que você precisa, e sua luto doula pode se comunicar com sua mãe sem o fardo pesando sobre você no meio de sua perda de gravidez. Você pode ter um médico realizando um D&E em um cronograma recomendado ou plano de sedação com o qual você não se sente confortável, e sua luto doula pode ir para o bastão por você com o médico, então você não está lidando com isso no seu estado mais vulnerável. Se você abortar em casa, seu luto doula pode ajudá-lo a tomar decisões sobre o que fazer com os restos mortais de seu bebê. Se o seu leite vier depois de uma perda tardia, uma doula em luto pode orientá-la nessa experiência e ajudá-la a criar uma estratégia para administrar o suprimento de leite e manter seus seios saudáveis.

REFLEXÃO E RECURSOS

Em nosso caso, minha luto doula se tornou uma amiga de nossa família. Ela conhece nosso bebê, conhece nossa história e nos apoiou de maneiras que não poderíamos ter previsto durante a pior coisa que já passamos. Ela esteve conosco em todas as etapas do nascimento. Ela preencheu a papelada para mim. Ela defendeu minhas necessidades para enfermeiras e médicos. Ela nos ajudou a tomar decisões sobre a cremação de nosso bebê. Ela nos visitou várias vezes no pós-parto para ajudar com a entrada do meu leite, verificou como estávamos emocional e mentalmente. Cultivamos esse relacionamento e agora esperamos contratá-la como doula em nossa próxima gravidez. Me conforta muito saber que ela nos apoiará durante a gravidez, não importa o resultado. Também é comum e totalmente normal deixar essa pessoa e esse relacionamento para trás depois de passar por uma perda.

Full Spectrum Doulas , Ainda aniversário , e Ondas de nascimento são todos os recursos que me foram recomendados ou que outras pessoas consideraram úteis para aprender mais sobre e localizar uma doula enlutada em sua área. Se você já trabalhou com uma doula de parto ou planeja trabalhar, pode perguntar se ela também é certificada como doula de luto ou se pode recomendar alguém para você.