Menstruação

Por que eu tenho tanta energia antes da menstruação?

É uma semana antes do seu período. Você espera ter pouca energia, mau humor e um grande apetite. Você sabe que os níveis de estrogênio estão caindo e levando consigo suas vibrações de bem-estar. No entanto, apesar de tudo o que foi dito, você se sente ótimo, você está até mesmo doido - então, o que está acontecendo?


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A maneira como entendemos o quatro fases do ciclo menstrual fornece uma estrutura para entendermos como nossos hormônios flutuam em momentos específicos. Na maior parte, esta estrutura enfoca a biologia do sistema reprodutivo. Mas e quanto à psicologia ou outros fatores de estilo de vida que podem afetar a maneira como vivenciamos nosso ciclo?

Agora que mais mulheres estão tendo períodos por mais tempo - os anos menstruais começam por volta dos 12 anos e terminam, em média, aos 50 anos - estamos falando mais abertamente sobre os (frequentemente) efeitos colaterais debilitantes da TPM ( síndrome pré-menstrual ) e transtorno disfórico pré-menstrual . Isso não é surpreendente, uma vez que a TPM afeta 85 por cento das mulheres, mas e os outros 15 por cento cuja experiência não é tão amplamente documentada?

Como devo me sentir durante cada fase do meu ciclo?

As flutuações hormonais que ocorrem de uma semana para a outra fornecem o seu roteiro. No entanto, a relação entre esses hormônios, seu cérebro e seu corpo às vezes pode fazer com que você saia da estrada. Isso depende não apenas dos níveis de cada hormônio presente, mas de sua sensibilidade a eles.

Folicular



A fase de pré-ovulação começa cerca de uma semana após o primeiro dia do seu período (ou mais tarde se o seu ciclo for mais longo). Neste momento, há um aumento constante de estrogênio e testosterona, o que aumenta os níveis de serotonina e energia. Em teoria, você vai querer sair e fazer coisas, mas e se, na realidade, não quiser? A interação entre seus hormônios e humor varia de acordo com sua constituição mental particular.

O estrogênio interage com uma série de neurotransmissores, como a dopamina, que influencia funcionamento cognitivo . No entanto, os níveis desses neurotransmissores diferem entre as pessoas. Algumas mulheres podem, portanto, ser mais sensíveis aos níveis flutuantes de estrogênio, enquanto outras podem simplesmente ter mais estrogênio em seu corpo. Em ambos os casos, isso poderia matar o zumbido pré-ovulação com Confusão mental .

Ovulatório

Passando para a fase de ovulação, o estrogênio e a testosterona atingem seu pico. Esta é, normalmente, sua janela de fertilidade quando os hormônios aumentam o desejo sexual e a confiança. Alternativamente, no entanto, níveis mais elevados de estrogênio ou maior sensibilidade a ele levarão a dominância de estrogênio , o que pode causar agitação, depressão e insônia - é um verdadeiro assassino da paixão.

Lútea



Em seguida, vem a fase que a sociedade diz para você temer: a fase lútea. Os níveis de estrogênio e testosterona caem enquanto a progesterona aumenta.Isso pode diminuir nosso humor e nos fazer sentir lentos, pois a progesterona é um hormônio calmante e intensificador do sono projetado para contrabalançar o zumbido do estrogênio. No entanto, se você tem sofrido de dominância de estrogênio ou sensibilidade aguda ao estrogênio, isso pode trazer um doce alívio à medida que a névoa do cérebro se dissipar.


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Além do mais, você pode se sentir melhor e melhor quanto mais perto da menstruação, pois os níveis de estrogênio continuam a cair. Os níveis de progesterona também cairão rapidamente, libertando você do hormônio que pesquisa os sinistros podem ter o mesmo impacto depressivo que uma ressaca. É por isso que algumas mulheres relatam maior clareza, produtividade e energia nos dias anteriores à menstruação.

Quanto mais alta a sensibilidade ou os níveis hormonais, mais perceptíveis essas mudanças se tornam. Resumindo, no entanto, não há dever quando se trata de como você se sente em qualquer estágio do seu ciclo - mas seja o que for que você Faz sentir que não deve ser esquecido. Se você tiver algum motivo de preocupação, converse com seu médico sobre o teste de seus níveis hormonais e dê uma olhada em outros fatores de estilo de vida que também podem estar tendo um impacto adverso, como nutrição .

Sem TPM, sem gravidez, sem estresse



A ausência de sintomas de TPM durante a fase lútea não significa que você está grávida. Você pode cruzar o ciclo com resposta mínima à flutuação hormonal porque tem níveis hormonais mais baixos ou sensibilidade reduzida a eles. De qualquer forma, seu ciclo menstrual pode estar funcionando bem.

Se você estiver acompanhando as mudanças físicas e mentais ao longo do seu ciclo, terá uma ideia melhor do seu próprio ritmo. Você também pode observar como essas mudanças variam a cada mês, dependendo de sua saúde geral, relacionamentos, situação de trabalho e assim por diante. A chave é usar a estrutura hormonal apenas como uma diretriz. Tente não se distrair com a narrativa negativa em torno dos períodos.


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Registre as mudanças positivas que ocorrem ao longo do mês para obter uma nova perspectiva sobre sua própria experiência menstrual. Podemos estar falando sobre períodos mais abertamente, mas talvez precisemos mudar o caminho falamos sobre eles. Os altos são tão importantes quanto os baixos, pois ambos nos ensinam sobre nossas vidas, nossos corpos e nós mesmos.

Imagem apresentada por Cora