Saúde Mental

Quando a vida estiver parecendo incontrolável, recorra à criação de listas

Uma das minhas melhores defesas contra o meu ansiedade sempre foram palavras. Quer eu estivesse fazendo um diário, escrevendo ensaios ou usando palavras para explicar a alguém o que estava sentindo, adquiri o hábito de encontrar consolo na junção do alfabeto. Em dias que eram debilitantemente opressores e quando minhas palavras não podiam se encaixar como poesia, não importa o quanto eu tentasse, eu aprendi que era quando eu precisava de palavras mais, não menos.



A falta de controle da saúde mental pode, às vezes, parecer a nossa maior batalha a ser vencida. Se pudermos fazer algo parecer gerenciável, podemos nos sentir confiantes (e seguros) o suficiente para resolver isso. Com o tempo, percebi que, para mim, o bote salva-vidas era feito de listas.

Posso tornar um sentimento (ou minha capacidade de lidar com esse sentimento) menos frenético, convidando a realidade para a cena.

Como e por que escrevo listas

No lado esquerdo de um pedaço de papel, irei sublinhar as palavras Coisas que minha ansiedade está dizendo e na outra metade irei sublinhar as palavras fatos. A esquerda fala às minhas inseguranças - que sou demais, que não sou o suficiente, que sou incapaz de terminar uma tarefa ou alcançar uma meta e que nunca serei capaz. O direito fala sobre o que sei sobre mim - que vivi muita vida, mas isso não me torna muito importante, que todos têm dificuldades com sua autoestima e, de forma mais tangível, listo os caminhos Já trabalhei para atingir um objetivo, seja um e-mail enviado ou uma tarefa concluída.



Não estou resolvendo pandemias globais com este truque (embora eu gostaria de poder), mas posso me firmar mais com a elaboração de listas do que com qualquer outra coisa. Papel com fatos não pode mentir para mim, não importa o quanto minha ansiedade faça com que minha mente acredite nisso.


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Depois de um tempo escrevendo pensamentos ansiosos no papel, você pode descobrir que pode criar as listas em sua mente com a mesma eficácia.

Algumas semanas atrás, no jantar, eu estava sentada ao lado do meu namorado, olhando para o meu cheeseburger com batatas fritas, sentindo a ansiedade borbulhar na minha garganta e tentar tomar conta da minha mente. Eu estava com vergonha de me dar o que eu queria (o hambúrguer). Eu estava me sentindo ansioso porque minha alimentação desordenada estava aparecendo de forma tão inesperada (de novo). Eu estava sentindo muito e a espiral em que eu estava prestes a me empurrar não só estava presente, mas chamava meu nome.



Na terapia, aprendi sobre o poder de falar com minha ansiedade e falar sobre ela com fatos (daí a criação de listas). Na tentativa de não entrar em pânico, falei com meu hambúrguer.

Você é exatamente o que eu queria para o jantar. Ter você não vai me deixar doente. Eu não sou uma pessoa ruim para me sentir oprimida neste momento.


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Essa última parte é a frase mais importante que geralmente vem do meu hábito de fazer listas. A pausa na minha ansiedade me dá a oportunidade de expressar em voz alta que é um fato que eu não sou uma pessoa má, fraturada, quebrada. Estou em camadas, sim. Tenho uma relação complicada com minha saúde mental, também é verdade. Mas nenhuma dessas realidades significa que eu tenho que ser um mártir no momento ou não posso construir um kit de ferramentas para recorrer em momentos de necessidade.



As listas tornam possível descobrir quais passos de bebê eu preciso dar para superar minha ansiedade, em vez de lutar contra ela.

Crie uma lista com antecedência

Depois de algum tempo conhecendo sua saúde mental, você percebe que há um padrão de mentiras que sua ansiedade pode lhe contar sobre você.

Achei útil colocar algumas listas no meu telefone com antecedência, para aqueles dias em que eu possa precisar de ajuda extra.

Em vez de dividir minha nota em dois baldes, crio listas que falam a um único grande - Verdades sobre mim. Vou adicionar pontos que falam sobre meu valor, minha capacidade e as partes de mim que amo.

Embora minhas listas não façam minha ansiedade desaparecer instantaneamente e definitivamente não funcionem no vácuo (eu também vou à terapia e me apoio a outros hábitos para me ajudar a controlar minha saúde mental), fazer listas me ajuda a falar da verdade ao medo de uma forma tangível que ainda não encontrei uma maneira de ignorar.