Menstruação

Qual é a diferença entre PMS e PMDD e como faço para saber se eu tenho?

Vamos encarar; muitos de nós podem não se sentir no auge de nosso jogo físico ou emocional pouco antes dessa época do mês. Com isso dito, a maioria das mulheres em idade reprodutiva experimentam suave sintomas de inchaço, dor nos seios e irritabilidade, que são toleráveis.



A síndrome pré-menstrual (TPM) inclui sintomas físicos e emocionais que ocorrem repetidamente a cada mês durante a segunda metade do ciclo menstrual e que interferem na vida cotidiana. Os sintomas geralmente desaparecem com o início do fluxo menstrual ou logo depois.


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Em contraste, o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma forma mais grave de TPM em que os sintomas de raiva, irritabilidade e tensão interna são significativo o suficiente para interferir nas relações pessoais e vida cotidiana. As mulheres experimentam mudanças rápidas de humor, raiva, desesperança, tensão e ansiedade, dificuldade de concentração, diminuição da energia e sensação de descontrole. PMS ocorre em 3-8 por cento das mulheres, enquanto PMDD afeta 2 por cento das mulheres.

Embora a causa exata da TPM / PMDD permaneça obscura, geralmente acredita-se que seja devido aos níveis alterados de neurotransmissores cerebrais, incluindo serotonina e hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona. Os fatores de risco para TPM e TDPM podem incluir níveis mais baixos de educação, tabagismo e história de eventos traumáticos, embora o júri ainda não tenha decidido sobre isso.

A diferença entre PMS e PMDD



É importante fazer a distinção entre PMS / PMDD e depressão e ansiedade generalizadas. Os primeiros diagnósticos devem incluir um período sem sintomas durante a metade inicial do ciclo (a fase folicular antes da ovulação) e a resolução completa dos sintomas logo após o início da menstruação.

Aqueles com sintomas leves de TPM podem se beneficiar de exercícios regulares. Embora essa associação não seja bem estudada em testes científicos rigorosos, as evidências sugerem uma correlação positiva. Curiosamente, vejo esse benefício em minha prática, dia após dia, e suspeito que a liberação de endorfinas (substâncias químicas benéficas no cérebro) seja a responsável.

A manipulação dietética durante a semana pré-menstrual faz sentido. Evite o excesso de açúcar, cafeína e sal.


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Suplementos dietéticos para TPM, incluindo vitamina B6 e cálcio, não mostraram benefícios acima do placebo e normalmente não são recomendados. Vários remédios de ervas OTC, como Serenal tm, são eficazes para alguns. A redução do estresse por meio de ioga, meditação ou exercícios de atenção plena é certamente recomendada.

Tratamento PMDD

Para mulheres com sintomas mais moderados a graves e que descartaram outros problemas médicos, como desequilíbrio da tireoide ou depressão e ansiedade generalizadas, uma intervenção mais agressiva é recomendada. A pílula anticoncepcional é comumente usada para tratar a TPM e o TDPM, especialmente em quem também precisa de anticoncepcionais. A pílula evita a ovulação e as flutuações hormonais que se seguem. Como alternativa, um antidepressivo da classe dos inibidores da recaptação da serotonina (ISRS) é a terapia de primeira linha. Esses medicamentos são administrados em doses baixas e de forma cíclica, durante a fase lútea do ciclo menstrual (após a ovulação) e atuam aumentando os níveis de serotonina, um neurotransmissor no cérebro.

A educação é um componente vital para lidar com PMS e PMDD; o reconhecimento de que essas síndromes são verdadeiros diagnósticos médicos ajuda a validar aqueles que sofrem e oferece garantias e esperança de um tratamento bem-sucedido.

Imagem apresentada por Claire Jantzen