Aborto

Hoje faz 47 anos que Roe v Wade: Quão longe realmente chegamos?

Este ano marca 47 anos de direitos reprodutivos, uma vez que a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que a escolha de uma mulher de interromper a gravidez estava protegida pela Constituição. Roe v. Wade, muitas vezes referido como uma decisão histórica, recentemente estimulou um acerto de contas nacional sobre os direitos ao aborto. As ameaças à saúde reprodutiva estão crescendo antes da eleição presidencial deste ano, colocando os corpos das mulheres no centro do campo de batalha político. 2020 poderia ser o ano em que o movimento anti-aborto finalmente desmantelar Roe?

Roe x Wade explicado

Em 1973, o aborto era amplamente legal em quatro estados dos EUA. Foi permitido em circunstâncias limitadas em 16 outros, e virtualmente proibido no resto. Em 22 de janeiro do mesmo ano, a Suprema Corte suspendeu uma lei do Texas que proibia o aborto. O Tribunal decidiu que o direito de escolha da mulher estava implícito no direito à privacidade protegido pela Constituição.

As mulheres ganharam o direito de tomar suas próprias decisões médicas e o aborto se tornou mais acessível em todo o país. Embora sem dúvida tenha havido progresso, essa decisão histórica está sob ataque desde então, com alguns oponentes alegando que interromper uma gravidez é equivalente a um assassinato.

período iniciado 4 dias antes

Uma reversão de Roe significaria que as decisões relativas ao acesso à saúde reprodutiva seriam revertidas para os estados, muitos dos quais já estão impondo proibições restritivas. Isso tornaria a situação ainda mais confusa e divisionista do que já é, para não mencionar aterrorizante para o futuro dos direitos das mulheres.

Quais são as ameaças para Roe v. Wade?

As ameaças já existem há mais de 40 anos, mas os republicanos agora deixaram claro o quão sério eles são sobre obstruir o direito de escolha de uma mulher. Este ano, mais de 200 membros do Congresso já pediram ao Supremo Tribunal que anulasse a decisão de 1973.

O presidente Trump tem sido uma figura de proa para este movimento anti-aborto, mantendo as promessas que fez em 2016 de fazer tudo o que pudesse para garantir que Roe fosse revertido. Desde que assumiu a presidência, ele nomeou sistematicamente juízes pró-vida para os tribunais federais. Isso encorajou os legisladores estaduais a aprovar leis de aborto cada vez mais restritivas.

Em 2019, cinco estados aprovaram uma legislação sobre batimentos cardíacos que proíbe o aborto de seis a oito semanas, o que mal dá tempo para uma mulher saber que está grávida. Alabama, Geórgia, Ohio, Kentucky e Mississippi aprovaram leis que proíbem o aborto em qualquer momento durante a gravidez, a menos que coloque em risco a vida da mãe. Nenhuma exceção é feita para estupro ou incesto.

Utah e Arkansas também aprovaram projetos de lei que proíbem o aborto após 18 semanas, o que fica muito aquém das rescisões do segundo trimestre legalizadas por Roe. Esses estados, e outros que restringiram o aborto, estão agora em rota de colisão direta com a Suprema Corte.

Poderia Roe v. Wade realmente ser derrubado?

No total, 20 estados têm leis que podem tornar o aborto ilegal . Muitos deles são projetados para entrarem em vigor rapidamente (ou automaticamente em alguns casos) se Roe for derrubado. Leis restritivas têm como objetivo tornar a questão cada vez mais premente, causando uma divisão tão aguda em todo o país que é necessária uma intervenção em nível nacional.

Além do mais, uma maioria conservadora reformulou a Suprema Corte desde o início da presidência de Trump, tornando o desafio a Roe uma possibilidade muito real. Eventualmente, o Tribunal terá que enfrentar isso de frente e se Roe for derrubado, diz o Instituto Guttmacher, até 140.000 mulheres podem ter o acesso aos serviços de aborto negado .

o que significa período inicial

Milhares de defensores pró-vida também estão tomando as ruas em todos os Estados Unidos como parte da Marcha pela Vida, um protesto que cita o aborto como o abuso de direitos humanos mais significativo de nosso tempo.

O que precisa acontecer para salvar Roe?

À medida que essas ameaças aumentam, o movimento pró-escolha é igualmente ativo. Uma pesquisa de 2018 revelou que 70 por cento dos eleitores fazem não quer Roe derrubado . A mais votação realizada pela NPR em 2019 lançou luz sobre a complexidade do debate, já que a maioria dos entrevistados afirmou que quer manter o aborto legal, mas restrito em várias capacidades.

cólicas, mas sem menstruação com a pílula

É importante observar que 13 estados ainda têm leis que protegem o direito ao aborto, com alguns legisladores aprovando estatutos que não dependem de Roe. Na verdade, de acordo com o Instituto Guttmacher , as políticas estaduais promulgadas para apoiar a saúde reprodutiva em 2018 superaram em muito o número de restrições.

Embora muitos estados estejam adotando medidas para expandir ou proteger a saúde sexual e reprodutiva, é evidente que uma revisão do acesso ao aborto é necessária para resolver a batalha. O trabalho em nível estadual, portanto, continua crítico agora, o que significa que o que quer que aconteça a seguir não está totalmente fora de suas mãos.

Você pode votar em candidatos pró-escolha e doar tempo ou recursos para Paternidade planejada e outros grupos pró-escolha, como o Rede Nacional de Fundos para o Aborto ou o Rede de Atenção ao Aborto . Você também pode usar sua voz participando de comícios em sua área para influenciar aqueles que permanecem indecisos. A maioria dos americanos ainda apóia o acesso ao aborto, e mais de nós que espalhamos a palavra de que é não assassinato, mais impacto o voto a favor da liberdade de escolha poderia ter.