Gravidez E Nascimento

Retirando a 'tentativa' da gravidez pela primeira vez

[Entrevista com a irmã do autor, que prefere permanecer anônima.]

Tentar engravidar pela primeira vez era como atirar no escuro. Depois de oito meses urinando em varas, eu estava perdendo o juízo e os kits de fertilidade eram de pouca utilidade, já que meus hormônios estavam em todo lugar. Síndrome dos ovários policísticos (SOP) fez com que meu ciclo variasse entre 30 e 70 dias.

Meses se passaram antes que eu recorresse ao médico. Ela aconselhou que eu tomasse metformina para regular minha insulina e orlistat para me ajudar a perder peso. Parei de beber álcool, mudei minha dieta e dormi mais. Sexo com meu marido tornou-se funcional e prático, enquanto não grávida tornou-se minha identidade.

Meses se passaram e o bebê ainda não apareceu. Ou assim pensei.

Por que não posso engravidar?

Minhas emoções estavam altas, junto com meu estresse. Eu quase desisti. Na verdade, desisti por uma ou duas semanas. Uma noite, depois de várias taças de vinho, meu marido e eu decidimos nos dar um ultimato. Se nada tivesse acontecido depois de mais três meses, exploraríamos outras opções, como a fertilização in vitro.

Foi quando o sexo voltou a ser divertido. Toda a tensão e seriedade se foram, e nós simplesmente nos divertimos. Muito. Não tínhamos ideia na época que essa era precisamente a energia necessária para fazer uma nova vida. Foi porque eu relaxei, abri física e emocionalmente, que concebi. Eu precisava sair da minha cabeça e entrar no meu corpo.

Como você sabe que está grávida?

Várias semanas depois, eu ainda não via ou sentia qualquer sinais de gravidez , mas o instinto me disse para fazer um teste. Sim, e foi positivo, mas ainda não acreditei. Então, fiz outro teste, e outro. Depois da quarta resolvi ir ao médico que confirmou a gravidez pela quinta vez.

Períodos irregulares significavam que eu precisava de uma tomografia, o que mostrou que eu estava grávida de sete semanas. Dentro do meu útero havia um embrião do tamanho de um grão de arroz. Finalmente comecei a notar os sintomas da gravidez para os quais eu não sabia antes.

Qual é a sensação de estar grávida pela primeira vez?

De repente, me senti vulnerável. Eu tinha essa pequena vida crescendo dentro de mim pela qual agora era responsável. Minha sensibilidade aumentou para tudo o que acontecia dentro e ao meu redor. Emocionalmente, eu estava confuso. Fisicamente, eu estava inchado. Foi uma experiência rica e nova, mesmo que eu estivesse um pouco dolorida.

O que você pode esperar durante o primeiro trimestre?

Como havia demorado tanto para engravidar, ainda tinha dúvidas, especialmente porque meu corpo não mudou muito externamente durante o primeiro trimestre. Eu mal podia esperar pelo exame de 12 semanas para ouvir os batimentos cardíacos do meu bebê.

O embrião é tão pequeno durante as primeiras semanas que você não consegue senti-lo se movendo, especialmente se você carregar mais peso como eu. Isso só aumentou minha impaciência, mas senti dores abdominais e algumas manchas. Isso não é comum e pode ser um efeito colateral de tomar metformina durante o início da gravidez.

As coisas realmente começaram a mudar para mim fisicamente quando entrei no segundo trimestre. Eu senti como se o bebê estivesse assumindo o controle do meu corpo, mas nem sempre estávamos em sincronia. Quando dormi, ele se mexeu. Quando ele dormiu, eu me mexi. Eu era tão cauteloso, tão protetor com nós dois e, ainda assim, estava gostando de tudo isso.

Como ficar grávida

Eu estava tão obcecado por fazer testes e urinar em varas, que servem a um propósito, mas eu não estava lendo os sinais físicos e emocionais que já estavam lá. Eu recomendaria verificar sua descarga, rastreando todas as suas sensações, observando como estão seus quadris e seus seios. Não tenha vergonha disso.

Eu estava procurando fora de mim as respostas que meu corpo já tinha, simplesmente porque estava tão convencida de que nunca engravidaria. Eu tinha decidido sobre o que meu corpo poderia e não poderia fazer sem dar a chance de provar que eu estava errado. Mesmo antes de me casar, disse ao meu parceiro que isso nunca poderia acontecer.

Existe uma certa pressão social sobre as mulheres. Espera-se que seu corpo faça muito e que tudo seja tão fácil. Se você absorver essa pressão, começará a questionar sua fertilidade e se sentirá menos feminina. É quando o estresse começa.

Se você acredita que seu corpo está fazendo exatamente o que foi projetado para fazer, no entanto, sem a interferência da cabeça, você começa a relaxar. As barreiras para sua gravidez nem sempre são físicas. Prepare-se mental e emocionalmente para dar as boas-vindas a uma nova vida e fique aberto para recebê-la.

Imagem destacada por Leandro Cesar Santana