Menstruação

Mudas: a abordagem moderna para regular os ciclos menstruais femininos

Quando se trata de regular o ciclo menstrual de uma mulher, existem muitas variáveis ​​em jogo. Como é sua dieta? Você está se exercitando regularmente? Com que frequência você toma vitaminas? Estas são algumas perguntas que o seu médico pode colocar, se for para pedir aconselhamento sobre períodos irregulares. Mas há uma nova abordagem da moda no quarteirão, e a ciência diz pode equilibrar seus hormônios estrogênio / progesterona. Plantinha (Ciclo de sementes também conhecido como) é a rotação de sementes (sim, sementes reais, consumíveis) em diferentes pontos do ciclo de uma mulher, que pode ajudar as mulheres com TPM, fluxos pesados, menopausa e problemas de fertilidade. Continue lendo para saber mais sobre essa técnica baseada em alimentos e aprenda por que você deve incorporar sementes em sua dieta.

Como funciona o ciclo de sementes?



Antes de integrar as sementes em sua dieta, é importante entender sua menstruação e os hormônios que fazem seu ciclo se completar. Alerta de spoiler: o ciclo de uma mulher dura aproximadamente 28 dias, desde o primeiro dia de sua menstruação até o primeiro dia de sua próxima menstruação. Em um ciclo saudável, o estrogênio aumenta durante a primeira fase, enquanto a progesterona aumenta e o estrogênio diminui durante a segunda fase.

O desequilíbrio entre esses hormônios é o que causa PMS , cãibras, ciclos irregulares, fases luteíneas curtas e muito mais. A falta de estrogênio causa um revestimento uterino fino para a ovulação e implantação do embrião, o que resulta em problemas de fertilidade. Muito estrogênio, por outro lado, pode resultar em endometriose, depressão e irregularidade. O ciclo de sementes pode ajudar seu corpo a reequilibrar naturalmente esses níveis de hormônio para uma ovulação e menstruação saudáveis, incorporando fitoestrogênios (estrogênio à base de plantas) em sua dieta que ligam o excesso de hormônios e fornecem os blocos de construção para a produção de hormônios.

Existem quatro fases da menstruação (pré-ovulatória, ovulatória, pré-menstrual e menstrual), mas para esta abordagem, estamos focando apenas em dois períodos: dias 1-13 e dias 14-28, dentro dos estágios folicular e lúteo.

Reforço de estrogênio: Dias 1-13 (fase folicular)



Durante esta fase, o estrogênio deve estar aumentando a fim de construir um revestimento uterino (para uma possível gravidez) e assim um óvulo pode amadurecer por ovulação , que ocorre no dia 14. A coach holística de saúde Naomi Krohner aconselha as mulheres a consumir uma colher de sopa de linhaça (rica em lignanas, que suporta a produção saudável de estrogênio) e uma colher de sopa de sementes de abóbora (rica em ômega 3 e zinco, que prepara o corpo para a produção de progesterona ) diariamente, desde o primeiro dia do seu período até o 13º dia do seu ciclo.

Reforço de progesterona: Dia 14-28 (fase lútea)

Durante esta fase, os níveis de progesterona devem começar a aumentar continuamente, mantendo o estrogênio sob controle. É importante regular os níveis saudáveis ​​de progesterona para a saúde reprodutiva. Queremos nos concentrar nos ômega 6 que reduzem a inflamação corporal relacionada à TPM, diz Krohner. Chegam as sementes de girassol com alto teor de ômega 6 (que modula ambos os hormônios) e sementes de gergelim com alto teor de selênio e ômega 6 (que auxiliam a função hepática que previne o excesso de hormônios). Essa regulação resulta na excreção adequada do hormônio que, de outra forma, pode ter sido irregular.

Quem pode se beneficiar com a muda?

De acordo com Jolene Brighton, NMD , mulheres que lutam com sintomas de TPM, síndrome dos ovários policísticos (SOP), síndrome pós-controle de natalidade (PBCS), períodos irregulares, acne e sensibilidade mamária se beneficiam com a adição de ciclos de sementes à sua rotina. Até mulheres na menopausa podem se beneficiar de comer sementes de girassol, seguindo o ciclo da lua em vez de um ciclo menstrual. Na herbologia chinesa, fazer ervas a partir de sementes para gerar 'sementes' e apoiar a fertilidade data de milhares de anos atrás.



A melhor parte é que você não precisa comer sementes cruas. Jogue-os na granola, salpique-os nas saladas ou asse em uma bancada de café da manhã. As possibilidades (e benefícios!) São infinitas quando se trata dessa abordagem de 'alimento é remédio' para a regulação hormonal. Recupere o seu período menstrual com estes companheiros saborosos que o guiam ao longo do seu ciclo.

Imagem em destaque por Susanne Schwartz