Menopausa

Segunda puberdade: o que acontece em nosso caminho até a perimenopausa

Problemas de sono, alterações de humor e períodos intensos e loucos. Isso já é menopausa? E você tem apenas 42 anos? Não, a menopausa ainda pode demorar uma década. Isso é perimenopausa ou segunda puberdade, que são os 2–12 anos de mudança hormonal que precedem a menopausa.

Assim como a primeira puberdade, a segunda puberdade pode trazer sintomas físicos e emocionais desafiadores. Mas o desafio adicional com a segunda puberdade é que os sintomas são, até certo ponto, indizíveis. Eles sinalizam para uma sociedade que não valoriza as mulheres mais velhas que você é uma mulher que está envelhecendo.

Se isso parece familiar, estou aí com você. Como médico de hormônio natural e uma mulher com quase 40 anos, fiquei cara a cara com a perimenopausa e o estigma em torno disso, e posso dizer que vai ficar tudo bem. Você ainda tem poder. Você ainda tem saúde.

Aqui está o que você precisa saber sobre esta nova fase da vida.

Os sintomas da perimenopausa não durarão para sempre

Se você está sofrendo de sintomas na casa dos 40 anos, saiba que eles são temporários. Com o tempo, seus sintomas acabarão e você alcançará a fase mais amável e calma da vida chamada menopausa, quando seu humor deveria estar pelo menos tão bom quanto era quando você era mais jovem - e talvez até melhor.

Por exemplo, um estudo rastreou 400 mulheres na menopausa ao longo de 20 vinte anos e descobriu que os escores de humor melhoram constantemente com a idade e que a maioria das mulheres relatam se sentir muito bem após a menopausa.

Você tem permissão para desacelerar

Sabendo que a perimenopausa não durará para sempre, agora você tem permissão para diminuir o ritmo e ser gentil consigo mesmo durante esses poucos anos vulneráveis. Por exemplo, você pode querer cortar temporariamente suas horas de trabalho ou contratar alguém para ajudá-lo em casa. Inscreva-se para aquela aula de ioga ou reserve uma massagem semanal e considere isso um investimento. Estar no final dos meus 40 anos finalmente me convenceu a começar a meditar regularmente.

Magnésio é o seu novo melhor amigo

Como eu compartilho no meu livro Manual de Reparo do Período , o magnésio é minha receita natural favorita para a perimenopausa. Ele acalma o cérebro e promove o sono e foi comprovado que aliviar os sintomas da transição da menopausa . O melhor tipo é o glicinato de magnésio porque é o mais absorvível e o menos provável de causar efeitos colaterais digestivos. Para melhores resultados, dou magnésio junto com vitamina B6. A menos que você tenha doença renal, o magnésio é seguro para uso a longo prazo.

Você não precisa de estrogênio

Ao contrário do que pode ter sido dito, o seu estrogênio é não em um declínio lento e gradual em seus 40 anos. Seria muito melhor se fosse porque você poderia experimentar uma transição lenta e gradual para a menopausa. Em vez disso, seu estrogênio está fazendo a pior coisa possível: está flutuando descontroladamente. Está subindo para o dobro do que era antes e depois caindo novamente para quase nada. E está fazendo isso de novo e de novo, ciclo após ciclo.

A solução para o alto estrogênio da perimenopausa é não tomar mais estrogênio na forma de reposição hormonal ou na pílula.

Você pode precisar de progesterona

O melhor tratamento para a perimenopausa é a progesterona, que é a contraparte maravilhosa e calmante do estrogênio. A progesterona é o hormônio que perdemos de forma mais dramática na perimenopausa e é o hormônio que pode proporcionar o maior alívio.

A progesterona natural (também chamada de progesterona micronizada) torna os períodos mais leves. Dessa forma, é tão bom quanto os medicamentos com progesterona, como o levonorgestrel no DIU hormonal. Mas a progesterona natural oferece outros benefícios que as progestinas não podem. Por exemplo, a progesterona tem foi demonstrado para aliviar as ondas de calor, estabilizar o humor e melhorar os distúrbios do sono na perimenopausa.

A progesterona natural está disponível como creme tópico ou cápsula PrometriumⓇ.

sangramento dois dias após o término da menstruação

Sim, você está envelhecendo (e isso é uma coisa boa!)

Em uma sociedade que valoriza as mulheres jovens, algumas de nós que estão entrando na menopausa podem sentir uma perda de poder e valor.

Não tem que ser assim. À medida que me aproximo da menopausa, estou acordando para um novo tipo de poder - um de sabedoria e um forte desejo de ajudar os outros. Também sinto camaradagem com outras mulheres mais velhas. Em 2030, haverá 1,2 bilhão de mulheres na menopausa no mundo.

Certamente, podemos ser uma força para o bem. Junte-se a nós.

Imagem destacada por Aline de Nadai