Saúde Mental

A ciência por trás da solidão

Ouça a música e comece a cantar para si mesmo Solitário ... Estou tão sozinho ... (a versão de Bobby Vinton ou Alvin & The Chipmunks servirá, dependendo da sua geração). A letra dessa música pode muito bem ser o hino de 2020.



A solidão é um fenômeno real, tanto psicológica quanto emocionalmente falando. É definido como uma resposta emocional natural que resulta do isolamento percebido - ou simplesmente como nos sentimos quando nossas necessidades básicas de conexão social não estão sendo atendidas.

A chave aqui está na definição, a solidão resulta principalmente de nossa percepção. Por exemplo, podemos estar rodeados de pessoas e ainda assim nos sentirmos solitários ou isolados. Portanto, sentir-se solitário não significa necessariamente que você está sozinho em uma montanha, separado do resto da sociedade. Sentimentos de solidão podem surgir simplesmente por se sentir incompreendido ou não ouvido.

Ao dedicar um tempo para entender a solidão, podemos mudar nosso estado de espírito quando uma onda assume o controle, e nos sentimos invadidos pelo isolamento que todos podemos sentir de vez em quando como resultado natural de nossa biologia que se desenvolveu ao longo de milhares de anos, e nossa situação atual que intensifica esta programação evolutiva.

A história por trás da epidemia de solidão



Existem centenas de relatórios científicos que estudam a solidão entre os seres humanos, uma espécie que prospera em comunidade. Por milhares de anos, os humanos floresceram como um espécie tribal .

No entanto, no século passado, a recente adoção do família nuclear , onde dois pais com filhos viviam separados de sua família estendida, começou uma epidemia de solidão de evolução lenta que disparou nos últimos dez meses. Inicialmente, a mudança de famílias maiores e interconectadas que viviam em estreita proximidade proporcionou aos pais e aos filhos um apoio extra para as dificuldades naturais que surgem na vida, juntamente com um senso de comunidade.


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A metamorfose para famílias nucleares isoladas levou a um aumento do sentimento de solidão tanto entre aqueles que partiram quanto entre aqueles que foram deixados para trás. Destacando o fato de que somos programados para ser uma espécie social.

A Ciência da Solidão



Nosso DNA é programado para nos manter juntos, isso era mais provável para garantir nossa sobrevivência no dia em que tínhamos que nos preocupar com predadores nos atacando (leões, tigres, ursos, meu Deus!). E mais ainda, a comunidade nos permitiu crescer individualmente por meio de nossas interações com outras pessoas.

Como resultado dessa programação genética, quando nos percebemos como isolados, nossos corpos reagem de forma natural aumento do cortisol ocorre. O cortisol é um hormônio do estresse liberado pelo corpo para criar um estado elevado de consciência para nos ajudar a combater qualquer risco percebido de ameaça.

No momento, um pouco de cortisol é uma coisa boa, como quando você está andando sozinho na rua à noite. Mas com o tempo, se você se sentir isolado socialmente por dias, semanas ou meses, esse nível elevado de cortisol flutuando pelo corpo pode levar a níveis aumentados de inquietação, ansiedade e depressão, uma vez que o hormônio do estresse não está necessariamente nos ajudando a evitar qualquer ataques físicos.



O isolamento social crônico pode afetar a saúde ao longo do tempo devido a esses níveis elevados de cortisol no corpo. UMA estudo sobre isolamento social publicado em 2016, descobriu que as pessoas que têm uma rede de pessoas ao seu redor podem ser mais encorajadas a praticar comportamentos saudáveis ​​quando são influenciadas por outras pessoas, como alimentação saudável, exercícios, higiene do sono e muito mais. (Embora isso não queira dizer que você não possa fazer essas coisas sozinho, pode ser um pouco mais fácil com o suporte por perto).

PARA Estudo de 1973 sobre a solidão descobriram que os sentimentos de isolamento social percebido podem aumentar devido a uma variedade de fatores, incluindo casamento, ter filhos, um grande número de irmãos ou níveis de educação mais elevados.


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Portanto, uma variedade de fatores pode afetar os sentimentos e criar uma noção perceptível de solidão. A melhor maneira de combater isso é perceber quando esses sentimentos surgem e encontrar uma maneira de se acalmar para que seu corpo possa desacelerar a produção de cortisol. É claro que é mais fácil falar do que fazer, já que você está trabalhando contra milhares de anos de evolução. Mas não é impossível.

Meditação diária, exercícios regulares, evitar a cafeína e uma alimentação saudável podem combater o aumento do cortisol.

Quando a solidão se torna cíclica

Portanto, aqui estão as más notícias: com o tempo, a solidão se torna um ciclo, e os ciclos costumam ser difíceis de quebrar.

Como afirma a ciência, a solidão crônica nos deixa ansiosos e deprimidos. Essas condições eventualmente impactar o corpo e pode causar falta de energia, sensação de cansaço, dores no corpo e padrões de sono prejudiciais.

Lembre-se da última vez em que se sentiu realmente ansioso ou deprimido. A última coisa que você provavelmente gostaria de fazer era estender a mão para alguém - ou até mesmo sair da cama devido à lista de sintomas acima.


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Assim, a solidão cria ansiedade e depressão, a ansiedade e a depressão criam sentimentos de apatia e uma falta de desejo de estender a mão aos outros, o que, por sua vez, aumenta ainda mais os sentimentos de solidão.

Veja o problema? Sentir-se solitário aumenta a probabilidade de permanecermos solitários.

Então, o que você pode fazer para quebrar o ciclo? Elabore um plano para combater a solidão e estender a mão para alguém (mesmo se você não quiser), para que possa quebrar o ciclo antes que comece.

Reencontrando a solidão

Nos estudos científicos mencionados ao longo deste artigo, a solidão é frequentemente chamada de isolamento social percebido. Percebida como a palavra-chave. Por exemplo, podemos estar em um prédio de apartamentos rodeados de pessoas, mas ainda assim nos sentirmos solitários.

Na realidade de hoje, estamos mais isolados do que nunca com bloqueios, medidas de distanciamento social, toque de recolher, a impossibilidade de visitar nossos entes queridos e muito mais. Então, talvez, a palavra isolamento social percebido não faça tanto sentido, porque nossas percepções são um reflexo claro dos acontecimentos no mundo. Mas, e se pudéssemos reformular nossa percepção de solidão.


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Sim, estamos mais isolados do que nunca enquanto permanecemos em nossas casas. Mas também estamos mais conectados tecnologicamente do que nunca.

Sim, estamos sentindo o impacto da solidão em nossos corpos e mentes. Mas, pela primeira vez, todo o globo pode se relacionar, e estranhos em ambos os hemisférios estão vivenciando um mundo muito semelhante ao qual podem se conectar e falar.

E sim, todos nós podemos nos sentir solitários e até com medo, mas estamos nisso juntos.

Portanto, reenquadrar a solidão é um ponto de partida. Isso pode ser feito por meio de afirmações diárias, como estas:

- Todos se sentem solitários de vez em quando, mas eu não estou sozinho.


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- A solidão é uma emoção humana natural e, ao me sentir solitário, estou me conectando com outras pessoas que se sentiram solitárias no passado e agora se sentem solitárias.

- Embora me sinta sozinho agora, sei que sou amado pelos outros e os amo.

- Todos nós estamos experimentando isso juntos.

Uma nota final sobre a solidão

Não seja muito duro consigo mesmo quando a solidão parecer opressora. Com um senso de consciência, simplesmente observe quando os sentimentos de solidão surgem e rotule-os. Você pode começar dizendo, a solidão está aqui ao invés de eu estou sozinho . Isso muda a percepção de solidão para uma condição externa em vez de interna. Você não é definido pela solidão; em vez disso, a solidão se torna uma situação passageira, como um dia chuvoso. Pensar na solidão como um fenômeno temporário pode ajudar a prevenir sentimentos de isolamento social crônico.

Em seguida, comece aos poucos, ligando para um amigo ou parente. Ou simplesmente reserve um tempo para registrar seus sentimentos. Mesmo que você não queira falar com outras pessoas, às vezes uma ligação do FaceTime pode mudar sua experiência no momento, permitindo que a maré de solidão comece a diminuir.