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Progesterona: o elo que faltava entre você e a gravidez

É comum pensar que, uma vez que você está pronto para conceber, tudo que você precisa fazer é descobrir quando você ovula , faça sexo desprotegido e boom, você vai engravidar. Mas muitos casais percebem que não é tão fácil! Embora haja uma miríade de razões pelas quais os casais podem ter obstáculos para engravidar, o baixo teor de progesterona é um culpado muito familiar.



A boa notícia é que ajustes simples com ervas, dieta e estilo de vida podem fazer uma grande melhora nos níveis de progesterona em apenas 3-4 meses. Como tomar relaxantes banhos de sal Epsom e comer ovos amanteigados com abacate parece uma receita para aumentar sua fertilidade? Parece bom demais para ser verdade? Não é.

Primeiro, vamos tomar um minuto para revisar o hormônio sexual progesterona.

Níveis saudáveis ​​de progesterona

A progesterona, comumente chamada de hormônio da gravidez, faz com que o revestimento uterino engrosse durante o ciclo menstrual, caso seja necessário abrigar um óvulo fertilizado. Também mantém a gravidez precoce.



Quando não está grávida, a progesterona ajuda a reduzir sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) , acalma o humor e apoia um ciclo ovulatório saudável.

Energeticamente, a progesterona é responsável por um aumento na necessidade de descanso, sensibilidade emocional elevada, uma mudança em direção mais interior, habilidades intuitivas, percepções criativas e o desejo de arrumar, criando espaço e ordem em nossos ninhos.

Níveis baixos de progesterona

Os baixos níveis de progesterona causam uma fase lútea curta, que é duas semanas após a ovulação e antes da menstruação. Portanto, mesmo se um óvulo for fertilizado, sem níveis suficientes de progesterona, ele não terá tempo suficiente para penetrar na parede uterina e evitar que a menstruação ocorra novamente. Uma fase lútea saudável dura cerca de 12-16 dias, enquanto uma fase lútea curta dura cerca de 10 dias ou menos.



Em suma, a progesterona baixa é rotineiramente responsável por abortos espontâneos precoces e / ou repetidos.

Sinais que indicam baixa progesterona

TPM grave, manchas pré-menstruais (você começa a detectar os dias que antecedem os dias reais de sangramento), fases lúteas curtas e abortos espontâneos repetidos podem indicar níveis baixos de progesterona.

Aqui estão duas maneiras de verificar o comprimento da fase lútea como forma de medir seus níveis de progesterona:



1. Meça sua temperatura corporal basal (TBB) todas as manhãs. A temperatura pré-ovulatória é menor devido ao estrogênio, enquanto a temperatura pós-ovulatória é maior devido à progesterona, um hormônio indutor de calor. Assim que houver uma mudança temporária e você confirmar que a ovulação ocorreu (consulte os dois livros abaixo para obter informações completas sobre a BBT), a contagem começa! Sua fase lútea começa com a ovulação até o último dia antes do início do sangramento. Acompanhe sua BBT em um aplicativo de período ou use um recurso de gráfico de papel, como este Diário do calendário menstrual.

(Se aprender a mapear e compreender seus sinais de fertilidade despertar sua curiosidade, Assumindo o controle de sua fertilidade por Toni Weschler ou O Quinto Sinal Vital por Lisa Hendrickson-Jack são viradores de páginas e leituras obrigatórias para se educar!)

2. Como alternativa, você pode verificar seus níveis de progesterona com um exame de sangue na fase lútea média.

Se você descobrir que tem deficiência de progesterona, considere tentar as três dicas a seguir.


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Dicas para melhorar os níveis de progesterona

As dicas abaixo são fáceis, táticas do dia a dia que você pode implementar para tentar aumentar seus níveis de progesterona e, assim, melhorar sua fertilidade.

1. Balanceador hormonal à base de ervas, Vitex ( Vitex agnus-castus )

O suplemento de ervas Vitex, também chamado de árvore casta, é um normalizador hormonal e um tônico uterino. É recomendado tomar Vitex por pelo menos três meses todas as manhãs para normalizar os hormônios sexuais femininos, especialmente os níveis de progesterona. Você pode encontrar a Vitex na maioria das lojas de alimentos naturais ou boticários.

Verifique com seu médico antes de iniciar um regime de ervas, mas tenha em mente que são os fitoterapeutas e médicos naturopatas que têm conhecimento sobre suplementos de ervas e seus benefícios.

2. Aumente o colesterol e a gordura (sim, eles são essenciais para a fertilidade e hormônios saudáveis!)

O colesterol e a progesterona têm uma forte relação. Você precisa de colesterol para produzir progesterona e todos os hormônios sexuais. O colesterol é um precursor da produção de hormônios sexuais.

Se sua dieta é pobre em gorduras saudáveis ​​(saturadas e insaturadas) ou colesterol, seu corpo não produzirá progesterona suficiente. As vitaminas A, D e K são vitaminas lipossolúveis, essenciais para a fertilidade e prontamente disponíveis nas gorduras animais. Comer frutos do mar, manteiga ou ghee, ovos e alimentos sagrados para a fertilidade, como fígado ou óleo de peixe (grite especial para óleo de fígado de bacalhau!) Aumentará os níveis saudáveis ​​de colosterol e gordura e aumentará a produção de hormônios sexuais. Se uma dieta onívora ressoa em você, verifique Tradições Nutritivas por Sally Fallon ou o trabalho de Lily Nichols, RDN.

Se você é vegetariano ou vegano, recomendo seguir as dietas da nutricionista Kimberly Snyder da Solluna ou Jenné Claiborne da Sweet Potato Soul.


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A dieta é um assunto delicado e cada corpo é diferente! O vegetarianismo e o veganismo podem funcionar lindamente para algumas mulheres, mas não para outras.

3. Minimize o estresse com adaptógenos de estilo de vida e ervas

Os hormônios sexuais são uma das primeiras coisas a vacilar quando você está estressado. Aqui está o porquê:

O colesterol produz hormônios sexuais e de estresse. Se você passar por alguns meses estressantes E tiver deficiência de quantidades saudáveis ​​de colesterol, o colesterol que você está recebendo dos alimentos é transformado em cortisol, o hormônio do estresse, como prioridade. Isso potencialmente leva a quantidades insuficientes de colesterol necessárias para a produção saudável de progesterona.

O cortisol e a progesterona têm uma relação inversa - quanto mais cortisol você excreta devido ao estresse, menos progesterona seu corpo é capaz de produzir.

Caminhadas diárias na natureza, banhos ou escalda-pés, dançar, cheirar óleo essencial de lavanda, orar, escrever um diário, etc., são todas as coisas que você pode fazer para reduzir o estresse.

Felizmente, os adaptógenos, que são uma categoria de ervas, ajudam as pessoas a se adaptar e fortalecer seu corpo contra estressores ambientais, físicos, emocionais e biológicos. Os adaptógenos não bloqueiam a resposta ao estresse, mas, em vez disso, suavizam os altos e baixos associados, resume David Winston em seu livro, Adaptógenos: ervas para força, resistência e Alívio de estresse.

Faça sua própria pesquisa (recomendo fortemente o livro mencionado acima) ou trabalhe com um fitoterapeuta ou médico naturopata para descobrir qual (is) erva (s) adaptogênica (s) é a melhor para você.

As principais vantagens

Obter gordura e colesterol saudáveis ​​o suficiente e minimizar o estresse são dois truques de estilo de vida vitais para produzir naturalmente mais progesterona.

Ervas como o normalizador hormonal Vitex e ervas adaptogênicas podem ajudar naturalmente a equilibrar a produção de hormônios e fortalecer todas as funções do corpo.

Compreender e acompanhar os sinais de fertilidade do seu corpo são maneiras maravilhosas de avaliar sua saúde geral.

Referências:

Waller, Pip. Anatomia Holística: um Guia Integrativo para o Corpo Humano . Livros do Atlântico Norte, 2010.