Saúde Mental

Exacerbação pré-menstrual: o ciclo menstrual afeta a saúde mental das mulheres?

Freqüentemente ouvimos que a experiência pré-menstrual é inerentemente negativa. Não é apenas uma causa de vergonha, mas também uma miríade de sintomas mentais e físicos que não trazem nada além de desconforto. No entanto, a maneira como somos ensinados culturalmente a pensar sobre nossos ciclos, e a maneira como falamos sobre eles socialmente, pode ter um impacto adverso na maneira como uma mulher se identifica consigo mesma.

Certamente não podemos descartar a ligação entre hormônios e saúde mental, uma vez que as mulheres são Duas vezes mais provável sofrer de depressão do que os homens. Mas isso sugere que há uma relação linear entre nossos comportamentos e nossa biologia. Cada indivíduo experimentará seu ciclo menstrual de maneira diferente, e isso pode ser um experiência positiva que permite um maior alinhamento pessoal.



Além do mais, uma gama diversificada de fatores, e não apenas hormônios, pode influenciar a maneira como cada mulher processa e entende sua experiência única. Estilo de vida, estresse relacionado ao trabalho, relacionamentos, saúde física precária e experiências anteriores de trauma ou depressão podem contribuir para tornar a menstruação mais dolorosa, emocional e mentalmente, bem como fisicamente.


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A maioria dos ‘problemas’ de que falamos começa e termina com a fase lútea, que dura da ovulação até o início da menstruação. É durante esse período que nossos hormônios flutuam rapidamente e muitas mulheres 'sofrem' cólicas, problemas de pele, sono interrompido e mudanças no apetite e no humor.

Como os hormônios afetam a saúde mental das mulheres?

Estrogênio e progesterona estão envolvidos na regulação de dois neurotransmissores: serotonina e ácido gama-aminobutírico. O primeiro apóia nossa capacidade de nos sentirmos felizes e o segundo alivia a ansiedade. Durante a primeira metade da fase lútea, a ovulação desencadeia a produção de altos níveis de estrogênio e progesterona na preparação para a gravidez.



Se a concepção não ocorre, os níveis caem drasticamente na preparação para a menstruação. Assim como esses hormônios oscilam, o mesmo ocorre com nosso humor, embora algumas mulheres possam ser mais sensíveis às flutuações do que outras, especialmente aquelas que sofreram de problemas de saúde mental no passado.

Como você sabe se é PMS ou PMDD?

Síndrome pré-menstrual (PMS) é uma combinação de mudanças físicas, emocionais e comportamentais que ocorrem antes da menstruação. Isso inclui inchaço, fadiga e dores de cabeça. Os sintomas variam em duração e gravidade de ciclo para ciclo, mas duram apenas durante a fase lútea. Se os sintomas interferem em seus relacionamentos e em sua capacidade de conduzir sua vida cotidiana, no entanto, você pode precisar de um diagnóstico diferente.

Transtorno disfórico pré-menstrual (PMDD) é uma forma grave de TPM que geralmente começa uma semana antes da menstruação e termina uma semana depois. A fim de diagnóstico de PMDD , os mesmos sintomas ou sintomas semelhantes devem ocorrer regularmente ao longo de vários ciclos. Mas se os problemas persistirem durante todo o ciclo, os hormônios por si só podem não ser a causa.



O que é exacerbação pré-menstrual?

Condições mentais e físicas pré-existentes podem ser ampliado ou exacerbado quando nossos níveis hormonais caem e os níveis inflamatórios aumentam na corrida para um período. Embora a produção de proteínas inflamatórias seja uma parte normal do ciclo menstrual, é possível que possamos ter muitas, o que tem o potencial de desencadear doenças inflamatórias existentes, como artrite ou asma.

Quando isso acontece em conjunto com a queda em nossos neurotransmissores reguladores do humor, outras condições existentes, como depressão, transtornos de pânico e ansiedade, também podem inflamar. Mas embora a atividade hormonal e inflamatória no corpo seja o gatilho, nem sempre é a causa. Quando você experimenta sintomas semelhantes aos da TPM em níveis extremos durante a fase lútea, eles podem iluminar um problema contínuo que você não necessariamente sabia que deveria procurar durante as outras fases do seu ciclo.


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Rastrear padrões emocionais e comportamentais ao longo de todas as fases do seu ciclo, e ao longo de vários ciclos, ajuda a identificar condições que perduram por mais de algumas semanas. Para melhorar a precisão, registre a gravidade e o tempo de cada sintoma conforme você o experimenta, em vez de esperar até que passe. Você também pode anotar as atividades diárias para contextualizar os sintomas e fornecer informações sobre sua verdadeira experiência menstrual - permitindo a separação crucial dos fatores hormonais dos estilos de vida.

Seguir essas etapas não significa que uma visita ao médico seja inevitável. Em vez disso, fornece as informações de que você precisa para tomar as decisões corretas sobre seu próprio bem-estar físico e mental. Diferenciar entre TPM, PMDD e exacerbação pré-menstrual ajudará muito a mudar nossas percepções sociais e culturais dos hormônios femininos e da saúde mental das mulheres.

Imagem apresentada por Christopher Campbell