Gravidez E Nascimento

Cérebro da gravidez: existe?

A gravidez é um período marcado por grandes mudanças no corpo, tanto físicas quanto mentais. De um corpo em mutação aos hormônios da gravidez e todas as pequenas mudanças entre elas, a gravidez é um período poderoso - mas às vezes estressante ou frustrante - de conexão com seu corpo. Um efeito colateral interessante da gravidez que muitas mulheres relatam é a névoa do cérebro induzida pela gravidez. Quer se trate de esquecer compromissos, perder itens na casa ou perder a noção do que você estava apenas pensando ou dizendo, essas experiências podem ser o resultado do que alguns pesquisadores chamam de cérebro de gravidez.

O QUE É CÉREBRO DA GRAVIDEZ?



O termo cérebro da gravidez refere-se a problemas de memória, falta de concentração e distração relatados por muitas mulheres durante a gravidez e no início da maternidade. O cérebro da gravidez pode começar logo no primeiro trimestre de gravidez , pois é quando o corpo recebe uma grande quantidade de hormônios. Essa névoa mental pode continuar por muito tempo depois do pós-parto, pois os hormônios continuam a flutuar.

O CÉREBRO DA GRAVIDEZ É REAL?

Estudos sugerem que o cérebro realmente funciona de maneira diferente durante a gravidez. Alguns pesquisadores acreditam que essas mudanças cerebrais ajudam a tornar as gestantes mais bem preparadas para os rigores de cuidar de um recém-nascido, como melhorar suas habilidades para lidar com o estresse e, ao mesmo tempo, torná-la mais sintonizada com as necessidades do bebê. Contudo, nem todos os estudos apontam para quaisquer diferenças cognitivas importantes entre mulheres grávidas e não grávidas. Portanto, em suma, uma resposta definitiva permanece um pouco obscura.

O QUE CAUSA A GRAVIDEZ CÉREBRO?

Embora a maioria dos estudos apóie a ideia de que há pelo menos algumas mudanças significativas ocorrendo no cérebro das mulheres durante a gravidez, as causas dessas mudanças neurológicas não são completamente claras. Aqui estão alguns dos principais contribuidores:

MUDANÇAS FÍSICAS NO CÉREBRO



Em termos de mudanças físicas no cérebro, pode haver um componente celular alimentando o cérebro da gravidez. De acordo com um Estudo de 2016 há mudanças fisiológicas que ocorrem na estrutura do cérebro de todas as mulheres durante a gravidez. As varreduras mostraram que mulheres grávidas experimentam categoricamente uma diminuição significativa no volume de massa cinzenta em áreas do cérebro que ajudam na cognição social. Essas mudanças também ocorrem em partes do cérebro que promovem a construção de relacionamentos. As varreduras de acompanhamento mostraram que essas mudanças de volume podem durar dois anos ou mais.

PRIVAÇÃO DE SONO

Fatores de estilo de vida têm um papel significativo no cérebro da gravidez, e muitas novas mães sofrerão de extrema exaustão e insônia durante o primeiro trimestre. A privação de sono pode se tornar mais pronunciada à medida que o sono se torna cada vez mais desconfortável à medida que a gravidez avança. A privação de sono muitas vezes se torna um problema pós-parto também, já que muitas mães acabam perdendo uma quantidade significativa de sono enquanto cuidam de seus recém-nascidos e se ajustam às novas demandas da maternidade - tudo o que pode afetar o humor e a memória da mãe .

MUDANÇAS HOROMONAIS

Não deve ser surpresa que os hormônios desempenham um papel significativo nas aflições relacionadas à gravidez. Como acontece com muitos outros sintomas associados à gravidez, os hormônios muitas vezes podem ser responsabilizados por problemas de memória. O corpo experimenta uma grande onda de vários hormônios, como progesterona e estrogênio, durante a gravidez - e alguns médicos e cientistas acreditam que esse aumento dramático pode afetar sua capacidade de pensar com clareza, recordar facilmente e concentrar-se com atenção.

ESTRESSE E ANSIEDADE



O aumento dos níveis de estresse e ansiedade associados a tornar-se pai ou mãe também podem contribuir para o cérebro da gravidez. Estudos descobriram que os níveis de ansiedade tendem a aumentar à medida que a gravidez avança e os níveis de estresse podem aumentar ainda mais após o nascimento. Os primeiros meses de cuidados com um recém-nascido podem ser particularmente exigentes, o que pode levar a níveis elevados de estresse e causar dificuldade de concentração.


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DICAS PARA COMBATER O CÉREBRO DA GRAVIDEZ

Embora essas mudanças possam parecer estressantes e perturbadoras, lembre-se de que o esquecimento durante a gravidez é normal e muito comum, e não deve ser motivo de alarme. Os sintomas associados à gravidez cerebral devem ser temporários, mas, por enquanto, existem algumas sugestões de estilo de vida que podem ser úteis para lidar com a névoa do cérebro durante a gravidez.

  • Escreva coisas para ajudá-lo a se lembrar. Aproveite esta oportunidade para pegar aquele planejador adorável que você está observando e anote os itens da sua lista de tarefas assim que chegarem até você.
  • Conte com lembretes de calendário em seu telefone. Mesmo que um evento ou tarefa pareça bobo para definir um lembrete, agora é a hora de se organizar em sua cal do Google. Defina lembretes, especialmente para coisas importantes como consultas médicas.
  • Conte com a ajuda das pessoas ao seu redor para servir como seu sistema de apoio e backup. É provável que sua família e amigos próximos queiram ser o mais prestativos e solidários possível durante a gravidez, mas muitos podem não querer se intrometer ou se inserir onde podem não ser desejados ou necessários. Tire essa incerteza de eles serem honestos sobre o que você precisa - eles provavelmente ficarão aliviados por você ter eliminado as suposições para eles!
  • Tenha senso de humor e não seja muito duro consigo mesmo.
  • Coma muitos alimentos ricos em colina durante a gravidez (os pesquisadores acreditam que isso pode ajudar a impulsionar a função do seu cérebro e do seu bebê).
  • Abasteça-se de ômega-3 e alimentos ricos em nutrientes que ajudam a apoiar o funcionamento e o desenvolvimento saudável do cérebro.
  • Pratique a meditação do sono e atenção plena para ajudar a ter um sono de melhor qualidade.