Saúde Mental

Um guia de saúde mental para passar as férias sozinho

É a mais feliz - e este ano, a mais solitária - temporada de todas. Embora os feriados sejam normalmente quando sua agenda está repleta de happy hours, festas de escritório, jantares de família e trocas de presentes, 2020 não permite o mesmo tipo de união. Se você não puder viajar para sua cidade natal por medo de colocar os idosos em risco, falta de recursos financeiros, números de casos COVID-19, sua saúde ou qualquer outro motivo - 2020 nos deu muitos deles - você pode estar preocupado com um feriado sozinho. Afinal, uma coisa é passar nove meses em quarentena sozinho e outra é acordar sozinho em um dia geralmente alegre.



Comecemos pelo princípio: lembre-se de que mesmo se estiver fisicamente sozinho, você está cercado por outras pessoas, sentindo a mesma energia nervosa. E embora o Zoom não seja uma solução mágica para curar a tristeza, seus amigos e familiares estão digitalmente ao seu alcance. Antes de entrarmos no auge das festas de fim de ano, siga este conselho de especialistas em saúde mental sobre como se preparar, lidar e respirar.

Aceite que este ano vai contra a sua natureza

Se você tende a ser excessivamente duro consigo mesmo - leia: participar de uma linguagem de ódio a si mesmo, como 'Outras pessoas têm pior, eu não deveria' reclamar - pare com isso. Você não pode deixar de se sentir isolado e chateado, já que está biologicamente condicionado dessa forma. Como psicólogo e autor Dra. Joanna Dodd Massey explica, os humanos são programados para resistir à mudança, especialmente se ela for ruim. Ao imaginar suas celebrações de feriados anteriores e como este ano as contrasta totalmente, seu cérebro reage negativamente porque prevê a vinda de mudanças.

Gravitamos em direção ao que é familiar, confortável e semelhante, e rejeitamos o que é diferente e incomum, continua o Dr. Massey. É por isso que muitas pessoas temem os feriados - eles vão parecer muito diferentes este ano do que no passado.

Adapte-se, não lute



Em momentos de grande ansiedade - digamos, uma pandemia global e um clima político turbulento - as pessoas reagem de duas maneiras. Eles recuam, ignorando o problema e redirecionando sua atenção; ou ficam e lutam, dando tudo o que têm. Nesta temporada de férias, nenhuma dessas respostas é ideal para prepará-lo mentalmente para uma experiência solitária.


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Em vez disso, psicólogo Dr. Yvonne Thomas, Ph.D. , recomenda uma abordagem diferente: adaptação. Esta é uma abordagem saudável, pois o obriga a aceitar que tudo agora está fora de seu controle e, portanto, você precisa reconfigurar maneiras de ter alguma normalidade ainda.

Ser capaz de se adaptar à ideia de passar as férias sozinha devido à pandemia pode liberar você para encontrar diferentes maneiras de comemorar as férias, mesmo que não pessoalmente com seus entes queridos, ela continua. Você não apenas pode tentar manter as tradições dos feriados o máximo possível, mas também pode ser criativo ao encontrar outras maneiras de sentir alegria, mesmo se estiver fisicamente sozinho.



Talvez isso pareça pedir tudo o que sua barriga deseja em um restaurante chinês local e engolir uma garrafa de vinho. Ou é dormir até 11h, fazer ioga e meditação, seguido de encontros virtuais para um café com seus amigos e familiares. Não há uma maneira 'certa' de passar esse tempo, então reserve um tempo para pensar profundamente sobre o que o deixaria mais feliz.

Encontre uma frase reconfortante

O problema com pensamentos ansiosos é que eles tendem a se multiplicar. Um pressentimento negativo leva a dezenas de outros, e logo, você está se sentindo paralisado em suas emoções. Para cortar a espiral antes que comece, o Dr. Thomas recomenda criar uma mensagem interna reconfortante que você possa dizer a si mesmo. Para 2020, poderia ser 'As coisas nem sempre serão assim e ainda há maneiras de aproveitar as férias'. Ao lembrar-se de que a pandemia é temporária (mesmo que não pareça assim), você ajuda a ancore-se no momento presente. Quando você é flexível em seus pensamentos e sentimentos, e não está pensando no tudo ou nada ou focando apenas nos pontos negativos e nas limitações, você pode seguir em frente, acrescenta ela.

Coloque o autocuidado em primeiro lugar

Quando seu melhor amigo lhe envia uma série de mensagens de texto frenéticas, você dispara em alta velocidade, incentivando-o a relaxar. Ou, quando seu parceiro duvida do desempenho de sua carreira, você se torna a líder de torcida pessoal dele. A maioria de nós está inclinada a dar aos outros, mas lutamos para priorizar quando se trata de arranjar tempo para nós mesmos. Se você está se preparando para passar as férias sozinho, o autocuidado não poderia ser mais importante, o Dr. Thomas insiste. Nutrir e cuidar de suas necessidades físicas e emocionais é dar a si mesmo o presente da saúde geral, bem como uma base sólida para lidar com a tristeza. Isso se parece com fazer exercícios regularmente, comer uma refeição saudável, manter-se hidratado e dormir bem.



E se você conseguir reunir a motivação, o Dr. Thomas também recomenda dedicar 10 minutos todas as manhãs para se envolver em plena consciência, gratidão , ou meditação para sentir mais paz e calma.

Mantenha seu cérebro ativo

Quando seu cérebro está entediado, ele começa a divagar. E às vezes, vai para um lugar escuro que você não gosta. Em vez de se punir por ser cínico, dê-lhe algo em que pensar que não são os feriados.


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Tente manter sua mente ativa participando de atividades intelectualmente estimulantes, como quebra-cabeças e jogos, recomenda o Dr. Thoms. Ou, aprender um novo hobby ou idioma pode dar-lhe algo em que trabalhar todas as noites, ajudando-o a permanecer focado em algo positivo.

Estenda a mão para seus entes queridos

Não há nada mais poderoso do que um sistema de suporte confiável - e mesmo que você não possa abraçá-los agora, você pode alcançá-los. E você deveria, Dr. Thomas diz, uma vez que todos nós ganhamos força e felicidade por meio de conversas com companheiros de confiança. Ela recomenda planejar refeições virtuais de férias ou sessões de culinária, abrir presentes ou presentes juntos e assim por diante. Mesmo que seja apenas por telefone durante essas férias, as pessoas ainda podem estar 'juntas' para comemorar, conversar, criar laços e criar novas memórias, acrescenta ela.

E se você estivesse em cima do muro sobre enfeitar sua casa com as notícias do feriado? O Dr. Thomas disse para, por favor, retirar as caixas e ir para a cidade. É saudável decorar como você faria normalmente para as férias e desfrutar de algum tempo 'eu' ouvindo a música do feriado e assistindo aos filmes e programas de férias que você gosta, como outras formas de homenagear e se sentir bem com as férias, explica ela.

Para garantir que esses eventos realmente aconteçam, o Dr. Massey diz para fazer uma programação, verificar duas vezes e reservar sua agenda. Como ela explica, ao embalar sua programação noturna com Zoom encontros , quarantini-festas e assim por diante, você cria celebrações para esperar, estimulando esperança e entusiasmo. E enquanto você está nisso, faça uma lista de coisas que lhe trazem alegria e mantenha-a por perto. Quando você estiver se sentindo enganado pelo bah, verifique a lista e faça uma das coisas que ela recomenda.

O ponto principal é se concentrar nos fios de luz que estão brilhando durante a pandemia ... e deixar que guiem suas férias e espírito.