Menstruação

Como rastrear, gerenciar e encontrar suporte para seu PMDD

Há TPM (síndrome pré-menstrual), há PMDD (transtorno disfórico pré-menstrual) e há uma grande estatística que você precisa saber: 15 por cento de todas as mulheres que vivem com o último cometerão um ato de suicídio durante a vida.



Todos os meses, por qualquer número de dias que antecederam e durante o ciclo menstrual de uma mulher, uma cepa muito forte de TPM - pense no Hulk da TPM - traz consigo emoções, físicas e mentais muito intensas e reais mudanças que podem ser extremamente difíceis de conviver. Às vezes, eles tornam o trabalho no trabalho e em casa quase impossível e podem prejudicar as amizades, os relacionamentos familiares e a vida com seu parceiro amoroso.

Acho que você pode ter isso ? Você terá que continuar pensando e seguir nosso guia para autodiagnóstico, porque embora cerca de 3 a 8 por cento da população feminina esteja vivendo com TDPM, isso não é algo que seu terapeuta, ginecologista ou médico de atenção primária irá examinar ou teste você.

Cabe a você aprender, tomar consciência, rastreie seus sintomas e busque suporte médico, social e terapêutico para tornar esta ocorrência mensal o mais controlável possível para você e as pessoas ao seu redor.

O que é PMDD?



Para tentar definir PMDD, primeiro você precisa saber o que constitui PMS normal, sintomas dos quais incluemcólicas, alterações de humor, irritabilidade, fadiga, sensibilidade e dores de cabeça.

Pegue esses sintomas, aumente-os e aí você poderá começar a entender o PMDD.

Prudence Hall, MD, fundadora dao Hall Centere autor de Radiante de novo e para sempre , diz que a gravidade é a diferença. Até que ponto - e você se conhece melhor - está sua ansiedade, depressão, raiva ou súbita oscilação de humor?



Embora possa não ocorrer a cada ciclo,PMDD geralmente atinge cerca de sete a 14 diasantes da menstruação, e a intensidade aumenta conforme você se aproxima, disse o Dr. Hall. Os níveis de estrogênio de uma mulher caem na segunda metade de seu ciclo, enquanto os níveis de progesterona aumentam dramaticamente durante este período. O resultado é uma sensação de letargia, não importa o quão bem você tenha dormido.

Quando as glândulas supra-renais - as responsáveis ​​por regular e liberar hormônios durante seu ciclo - ficam estressadas com o tempo, elas param de criar quantidades saudáveis ​​e equilibradas de hormônios, e o resultado é sentir-se exausta, deprimida e até mesmo com baixo desejo sexual, ela disse.

Quem é mais vulnerável?

Às vezes, PMDD é apenas uma predisposição genética, enquanto em outros casos pode se desenvolver ao longo do tempo - no entanto, de acordo com a Dra. Eliza Bruscato, obstetra emHospital Winnie Palmer para mulheres e bebês, você corre um risco maior se tiver um histórico de eventos traumáticos, Transtornos de Estresse Pós-Traumático (PTSD) ou um transtorno de ansiedade.


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Também existe uma taxa mais elevada de TDPM entre as mulheres que sofrem de enxaqueca (o que torna a autora deste artigo uma dupla vencedora). Também foi descoberto que mulheres com síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica e mulheres com níveis mais baixos de serotonina no sangue tendem a ter PMDD.

Como você sabe se o seu PMS é na verdade PMDD?

Existem certos sintomas físicos que podem ajudá-lo a distinguir se seus sintomas mensais são mais graves do que o que é considerado normal.Sarah Noble, DO,psiquiatra da Einstein Healthcare Network, diz que sensibilidade ou inchaço nos seios, dores articulares ou musculares, ganho de peso, alterações de apetite ou desejos alimentares específicos, dor de cabeça, inchaço intenso, cãibras severas ou fadiga em vários ciclos do ano - e esta próxima parte é a chave - que são suficientes para interferir no trabalho, na escola, ou atividades sociais, podem ser indicadores de TDPM. Outros sintomas físicos podem incluir coração acelerado, sensibilidade à luz e ao som, baixa energia, dores nas articulações e nas costas.

Seus relacionamentos podem ser afetados nessa época todos os meses. Você pode se sentir menosprezado ou magoado pela família ou pelos amigos devido ao aumento da sensibilidade e da hipervigilância, e pode perceber que tem menos paciência ou está se metendo em mais discussões com seu parceiro romântico.

E-mails, tarefas diárias, reuniões, atividades sociais e outros aspectos da vida cotidiana que normalmente parecem administráveis ​​começarão a parecer assustadores, opressores ou negativos, onde se sentiriam neutros, factíveis ou mesmo positivos. Aqui estão alguns outros sintomas que podem ser indicativos de PMDD:

  • Seus níveis de ansiedade vão aumentar de vez em quando e você pode ter ataques de pânico ou falta de ar.
  • Você pode sentir sensibilidade à rejeição, abandono percebido ou mesmo pensamentos de suicídio.
  • Você pode descobrir que não tem interesse não apenas em sexo e no envolvimento com seu parceiro romântico, mas também em suas amizades e atividades sociais ou hobbies.
  • Seu ciclo de sono pode ser muito interrompido. Se você tem dificuldade para dormir normalmente, durante essa época do mês, a insônia pode ser um pesadelo.
  • Você pode ter muita reflexão ou ruminação, pensamentos autodepreciativos, queda na autoconfiança e dificuldade de concentração.

Como faço para monitorar meus sintomas?

Constance A. Young, MD, uma obstetra do Columbia University Medical Centerdiz para manter um diário de seus sintomas - todos os itens acima, bem como quaisquer outras mudanças importantes, junto com a gravidade e a duração - durante os próximos ciclos.

O Dr. Noble também sugere considerar outras variáveis, como um novo medicamento ou consumo excessivo de álcool.

Também existe um aplicativo, MevPMDD (porque de acordo com o fundador Brett Buchert, realmente parece uma batalha), onde você pode verificar diariamente em uma escala móvel de dezenas de sintomas, escrever em seu diário de amor-próprio, manter o controle de novos medicamentos ou suplementos que você possa estar tentando e descubra quais são suas opções de suporte e tratamento.

The Self-Love Journal é um espaço seguro para escrever qualquer coisa relacionada à sua jornada com PMDD, seja desabafando pensamentos e sentimentos em dias difíceis, mantendo o controle de quaisquer padrões de sintomas que você está vendo ou escrevendo notas de esperança e amor para si mesmo para leia em dias mais escuros, disse Brett. É um lugar perfeito para manter um plano de autocuidado e segurança, lista de gratidão, lista de coisas que você está aprendendo a amar em si mesmo e notas de entes queridos para lembrá-lo de sua força.

O que eu digo para outras pessoas em minha vida?

Buchert disseaquele tempo é difícil explicar PMDD para outras pessoas que nunca experimentaram isso, é um passo importante para receber a compreensão e o apoio que precisamos e merecemos das pessoas em nossas vidas.

Em vez de ir para a definição do livro, tente descrever PMDD com uma metáfora. PMDD é como ser alérgico a seus hormônios, PMDD é como se os dementadores de Harry Potter estivessem pairando sobre mim por duas semanas todos os meses - algo com que as pessoas sem PMDD, especialmente as sem menstruação, podem se identificar, disse ela. Então, eu sempre acho uma boa ideia comunicar por que você está dizendo isso a eles.

Para o seu parceiro: preciso que você saiba, porque preciso de amor e apoio extra de você quando sinto que estou quebrando por dentro. Eu não posso mais fazer isso sozinho.

Para o seu chefe: eu preciso que você saiba não por piedade ou privilégios especiais, mas para que você saiba que eu não sou um mau trabalhador, estou apenas fazendo o que preciso para lutar por certos dias e fazer minhas tarefas.

Para seus amigos: preciso que você saiba, porque às vezes posso cancelar planos no último minuto ou ficar extremamente irritado com pequenas coisas. Saiba que, quando isso acontecer, provavelmente me sinto muito mal por dentro. Sua aceitação, paciência e amizade sempre ajudarão.

Além disso, pedidos de GIFs de gatinhos e cachorrinhos nunca são pedir demais, nem a capacidade de desabafar.


cãibras pms uma semana antes do período

Então, para completar essas declarações, adicione uma solicitação acionável para que a pessoa possa atender melhor às suas necessidades, como, se você pudesse pegar as crianças quando eu disser que é um dia ruim de PMDD, isso me ajudaria muito.

O que fazer para o autocuidado crucial

Noble disse que um dos tratamentos de maior sucesso para PMDD é reduzindo os estressores gerais da vida onde você pode.

Visto que o TDPM ocorre durante os anos reprodutivos, quando as mulheres costumam criar os filhos ou trabalhar em uma carreira, isso costuma ser uma tarefa desafiadora. Uma das coisas que muitas vezes temos dificuldade em fazer é reservar um tempo para o nosso próprio relaxamento ou passatempos. Reserve 10 minutos para fazer respiração profunda ou 20 minutos para uma caminhada. Reúna-se com suas amigas uma vez por mês para fazer um hobby juntos, disse ela.

Se você tiver que cancelar planos porque você física ou mentalmente não será capaz de funcionar ou estar presente, dê a si mesmo a mesada para isso. O mesmo se aplica se você precisar ficar doente. Basta ser uma estrela do rock total quando estiver de volta a si mesmo, e não critique seus amigos porque está chovendo ou falte sexo ao trabalho porque você continuou binging Netflix.

Quais são minhas opções para o tratamento de PMDD?

Buchert explicou que existem muitos opções de tratamento para PMDD incluindo terapia (terapia comportamental dialética é recomendada), mudanças de estilo de vida e dieta, exercícios, atenção plena e vários suplementos, mas muitas mulheres acham que a medicação é necessária e benéfica. Ela acrescenta que os antidepressivos (SSRIs) e as pílulas anticoncepcionais orais (OCPs) são a primeira linha de tratamento médico.

Uma mulher com TDPM pode precisar tentar alguns para descobrir qual funciona melhor para ela. Além disso, se a progesterona estiver baixa, algumas mulheres podem encontrar alívio com a terapia com progesterona; se os níveis forem normais ou altos, o aumento da progesterona pode causar o agravamento dos sintomas. Buchert disse:

Se nenhum desses tratamentos, ou uma combinação deles, for eficaz o suficiente, a menopausa química tomando análogos do hormônio liberador de gonadotrofina (análogos do GnRH ou agonistas do GnRH) é o próximo passo recomendado. Os agonistas do GnRH suprimem a produção de estrogênio nos ovários e são úteis para muitos, mas pode ser necessário adicionar pequenas quantidades de estrogênio e progesterona ao longo do tempo. O tratamento médico final é a menopausa cirúrgica, removendo o útero e na maioria das vezes os ovários para eliminar completamente a produção de estrogênio e progesterona. Este é um tratamento de último recurso, pois as mudanças mentais e físicas associadas à menopausa precoce podem adicionar desafios adicionais e riscos à saúde. No entanto, algumas mulheres relatam remissão completa do PMDD após a cirurgia e novos sintomas que são muito menos debilitantes do que o PMDD.

No entanto, o plano de tratamento mais comum para TDPM é combinar medicamentos com mudanças e hábitos de vida saudáveis.

Se você sofre de ansiedade, seu médico pode prescrever Xanax ou Valium para você tomar conforme necessário durante esta época do mês, ou eles podem sugerir a adição de um antidepressivo à sua rotina diária.

Vitaminas B6, magnésio (400 mg), ômega 3, vitamina E e cálcio (500 mg) provaram ser suplementos vitamínicos eficazes para Judi Goldstone,MD , que vive ela própria com TDPM e já tentou vários tratamentos diferentes.

Dez anos atrás, quando comecei a piorar cada vez mais com a TPM, não conseguia encontrar nenhum médico para me tratar holisticamente. Naquela época, meu obstetra queria prescrever pílulas anticoncepcionais e antidepressivos. Além disso, eu também recomendo consumir mais alimentos ricos em proteínas ou carboidratos complexos, como vegetais verdes, batata doce ou feijão, e aplicar óleo de prímula à noite.

Os nutricionistas também recomendam verduras de folhas verdes e não se deixe ficar com muita fome - alimente seus desejos, mas evite empilhar alimentos que incham ou são ricos em açúcar, pois podem fazer você se sentir pior durante o acidente.

É por isso que o rastreamento é tão importante - aprender o que acalma e não acalma nossos corpos e ajuda nossos sintomas é um processo na vida, muitas vezes por tentativa e erro. Mas a consciência é a chave e a ação é o outro componente.

Onde posso encontrar suporte para PMDD?

Existem grupos de suporte online e presenciais para PMDD. Mas, para seu bem-estar pessoal, você pode considerar consultar um terapeuta ou psiquiatra especializado nessas questões.

O apoio social é crucial ao gerenciar PMDD ou qualquer outra condição que afete a saúde mental de uma pessoa, dizBuchert.

Relacionamentos próximos com amigos e familiares são uma ótima defesa de PMDD; no entanto, o PMDD pode prejudicar esses relacionamentos às vezes. É melhor ajudar seus amigos e familiares a entender que você precisa deles em sua equipe para lutar contra isso e trabalhar juntos para descobrir como eles podem apoiá-lo da melhor maneira. Um terapeuta compassivo também pode ser um grande apoio. A terapia muitas vezes não 'cura' o PMDD, mas ter uma pessoa gentil e imparcial para desabafar enquanto também aprende as habilidades de enfrentamento é inestimável, disse ela.

Além disso, ela acrescenta, a rede de suporte online para PMDD é fantástica: há grupos de suporte no Facebook e comunidades #pmdd ativas no Instagram e Twitter.

A hashtag desbloqueia uma comunidade de belas mulheres, lutando como guerreiras, que estão comprometidas em compartilhar suas próprias experiências para ajudar os outros. Além disso, a Fundação Gia Allemand oferece suporte individual com colegas treinados que também estão lutando contra o TDPM e prontos para discutir qualquer coisa, desde a exploração de opções de diagnóstico e tratamento até o aprendizado de melhores habilidades para lidar com a situação. Este serviço é oferecido a qualquer hora e em qualquer lugar por telefone, e-mail, texto e chat, disseBuchert.

Uma vez que temos toda essa consciência sobre o que estamos vivendo, torna-se uma responsabilidade - cuidar de nós mesmos e tentar cuidar das pessoas ao nosso redor da melhor maneira possível, para honrar nossos sentimentos e nossas experiências, e para advogar por nós mesmos - porque ninguém vai fazer isso por nós.

Imagem apresentada por Hana Haley