Saúde Mental

Como ficar feliz durante a pandemia COVID-19

Sexta-feira, 13 de março de 2020. Para muitos de nós, esta foi a última vez que passamos um tempo no escritório. Ouvimos jargões como 'pandemia' e 'vírus', mas não sabíamos nada sobre os desafios que a pandemia traria para nossa saúde mental e felicidade.



Felicidade é o estado de contentamento. Como a definição indica, a felicidade é um estado. Isso significa que a felicidade não é um traço ou uma característica permanente de nossa personalidade. A felicidade é um estado que pode mudar de acordo com as circunstâncias.

O debate sobre a felicidade transcendeu ao longo do tempo. Em 300 a.C., Aristóteles disse que a felicidade é a melhor maneira de levar nossa vida e encontrar significado e florescer. Em 1700, Jeremy Bentham retratou a felicidade, a experiência de prazer e falta de dor, como o motivo humano final. Nas últimas cinco décadas, cientistas empíricos de todo o mundo têm estudado os determinantes da felicidade.

Ao detectar qual é o preditor de felicidade que precisa de mais atenção em cada situação, podemos ter a felicidade sob nosso próprio controle.


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A CIÊNCIA DA FELICIDADE



De longe, a renda tem sido o indicador de felicidade mais amplamente estudado em diferentes disciplinas científicas . É quanto dinheiro você ganha o que o faz feliz? Ou quanto mais dinheiro que você ganha em comparação com seus colegas? Ambos são importantes. Antes que suas necessidades básicas sejam atendidas, você se preocupa com quanto dinheiro você ganha. Além desse ponto, você começaria a se preocupar com quanto dinheiro seus colegas ganham.

Os pesquisadores também estudaram como os fatores macroeconômicos moldaram nossa felicidade, e Como as o dinheiro pode nos trazer felicidade. Estudos mostram que tendemos a ser mais felizes quando o desemprego e as taxas de inflação são baixos e quando gastamos nosso dinheiro com outras pessoas ou doamos para instituições de caridade, em vez de quando gastamos dinheiro conosco.

Deixando o dinheiro de lado, que outros fatores determinam nossa felicidade? Deslocando-se menos horas , passar o tempo em espaços verdes , e tendo conexões sociais são alguns deles.



Embora todos esses fatores sejam importantes, a pandemia COVID-19 nos deu uma lição: a conexão social é o indicador de felicidade que mais está sofrendo agora. A pandemia introduziu mudanças em nosso dia a dia, como apenas nos encontrarmos com nossos colegas e amigos online, que têm consequências prejudiciais para nossas conexões sociais e, portanto, para nossa felicidade.

A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO SOCIAL

Os humanos são espécies sociais. Precisamos estar cercados de pessoas, para compartilhar atividades, para nos comunicar e para cooperar uns com os outros. A evolução humana segura nossas costas aqui. O cérebro humano evoluiu para viver em comunidade.

A conexão social não é apenas um grande indicador de felicidade, mas também uma característica especial das pessoas mais felizes. Dentro um estudo com 222 alunos, os 10% mais felizes dos entrevistados relataram ter relacionamentos sociais fortes. Estar rodeado de pessoas em quem podemos confiar também parece ser importante. Outro estudo mostra que o efeito da conexão social na felicidade é quantitativamente quase o mesmo que um aumento de cinco vezes na renda.



Apesar das consequências bem conhecidas que a conexão social tem para a felicidade, quando a pandemia começou, os governos recomendaram o ‘distanciamento social’ para combater o vírus. Depois que a pandemia descobriu que nossas conexões sociais estavam em risco, o conselho mudou para 'distanciamento físico' para manter as pessoas longe umas das outras, mas ainda socialmente conectadas. Como nos mantermos socialmente conectados, mas fisicamente distantes, é algo que podemos aprender e colocar em prática para proteger nossa felicidade durante esse período específico.


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COMO MELHORAR A CONEXÃO SOCIAL DURANTE A PANDÊMICA

Jornais e revistas têm oferecido conselhos sobre como permanecer feliz durante a pandemia: caminhadas, meditação e cuidar de nós mesmos estão no topo da lista. Agora, como podemos criar conexões sociais durante uma pandemia que nos obriga a reduzir as interações sociais? Manter contato com familiares e amigos e usar a Internet para isso são opções muito valiosas. No entanto, existem mais três coisas que a ciência nos incentiva a fazer.

1. Crie pequenas conversas

Um estudo na França, mostrou que os idosos que interagiam com carteiros relataram menos sentimentos de solidão do que aqueles que não interagiam com carteiros. Este estudo sugere que pequenas conversas ajudam. Você pode bater um papo rápido com o caixa do supermercado ou até mesmo com outros clientes. Não se preocupe, ninguém vai notar que é você, você está usando uma máscara!

2. Envolva-se em atividades que tenham impacto social.

Outras atividades que indiretamente nos conectam com outras pessoas também são importantes. Um grande corpo de pesquisa mostra que atividades que ajudam outras pessoas, por exemplo, doar para instituições de caridade ou voluntariado, têm um grande impacto positivo na felicidade e nos laços sociais. Gastar algum dinheiro com outras pessoas é outra ótima escolha! Pesquisa mostra que gastar dinheiro com outras pessoas em vez de nós mesmos aumenta nossa felicidade e nossa conexão com o destinatário. Talvez você possa pensar em enviar flores para sua avó ou muffins para um amigo.

3. Seja grato.

Pesquisa mostra que as pessoas que expressam gratidão com mais frequência relatam maior felicidade. Outro coisas dy mostra que ser grato fortalece nossas relações sociais e promove um comportamento pró-social. Lembre-se de agradecer aos seus colegas com mais frequência e você verá a diferença!

As principais mudanças que a pandemia trouxe para nossa vida diária, como simplesmente trabalhar em casa, são uma séria ameaça às nossas conexões sociais. Qualquer coisa que possamos fazer para manter e fortalecer nossas conexões sociais fará diferença em nossa felicidade geral, saúde mental e alegria diária.