Saúde Mental

Como a prática da gratidão todos os dias pode levar a maiores níveis de felicidade

No livro de Dan Harris 10% mais feliz , Harris escreve sobre sua jornada profundamente pessoal, relatando como a meditação mudou sua vida. Ele afirma que praticar meditação não é uma abordagem que cura tudo, mas incorporar a prática da atenção plena em sua vida o deixou pelo menos 10% mais feliz.



Pssst ... vou te contar um segredinho. Se você estiver interessado em outros 10 por cento de felicidade, estudos recentes mostraram que manter um diário de gratidão pode ser a resposta (e todos nós sabemos que uma marcação de 20 por cento é muito maior do que uma de 10 por cento).

Então, sobre o que é toda essa conversa de gratidão? O Dia de Ação de Graças não conta e não é um dia de gratidão suficiente?

Gratidão tem muitas definições, mas a palavra significa coisas diferentes para cada pessoa. Algumas palavras que pessoas diferentes podem associar à gratidão incluem: gratidão, apreciação, prazer, bondade ou significado. E a definição pessoal de alguém pode mudar todos os dias.



Qualquer maneira que você escolher para definir a gratidão está perfeitamente bem; sentir-se grato pode assumir uma variedade de formas e não se encaixa necessariamente em uma caixa. Em um determinado dia, você poderia se sentir grato por uma infinidade de coisas: uma refeição simples e quente em um dia frio e chuvoso, o breve segundo em que você passa do pânico e apressado para o calmo e controlado, tudo porque você encontrou suas chaves na hora como você está atrasado, ou aqueles momentos de vez em quando quando você está com amigos ou família e você se pega rindo até chorar. Ao começar a praticar a gratidão diariamente, você perceberá que uma coisa é verdade: ela está sempre lá, em algum lugar. Seja como for, um momento em que você pode expressar gratidão pode aparecer em sua vida em um determinado dia, na maioria das vezes, está à espreita e esperando que você perceba.

Aqui estão algumas informações sobre pesquisas recentes sobre gratidão e algumas maneiras eficazes de incorporar a prática em sua vida diária.

Um histórico da pesquisa de gratidão atual

Shawn Achor é um dos principais pesquisadores da felicidade. Seus clientes variam de grandes empresas de tecnologia a estudantes locais do ensino médio. Seu trabalho enfoca os atributos positivos da psicologia, como alegria e gratidão, ao invés dos aspectos negativos, como depressão e ansiedade, que muitas vezes recebem a maior parte dos holofotes na pesquisa psicológica.



Parece que, como sociedade, muitas vezes nos concentramos no mal em vez do bem. Na verdade, para os seres humanos, é na verdade um mecanismo de sobrevivência para se concentrar no que é ruim - é a maneira de nosso corpo garantir que ficamos fora de situações perigosas ou negativas. Mas não precisa ser desse jeito.

Talvez você já tenha visto uma frase de Achor circulando no Pinterest: Cientificamente, a felicidade é uma escolha.


por que os mamilos ficam duros

Eu sei, eu sei que todos nós já ouvimos algo nesse sentido e soa como aquilo que seus pais dizem quando você teve um dia ruim: ou seja, a felicidade é uma escolha, querida, ou apenas seja feliz, ou olhe ao seu redor, você tenho muito pelo que ser gratos.



Quando éramos mais jovens, podemos ter revirado os olhos quando os adultos diziam coisas assim porque estávamos chateados por Johnny ter recebido a última colher de sorvete de chocolate em vez de nós - e nada iria mudar esse sentimento de perda e traição. As coisas ficaram ainda piores alguns anos depois, quando Johnny se tornou o amor da nossa vida, e em vez de ganhar a última bola de sorvete, ele estava namorando a última pessoa que gostaríamos que ele namorasse depois do nosso rompimento. Para encurtar a história, às vezes é fácil hiperfocar no que é ruim em vez de ver o que é bom. Como o fato de que no dia em que Johnny tomou o último gole de sorvete de chocolate, estávamos iniciando um romance para toda a vida com uma estrada rochosa. Ou talvez no dia em que Johnny começasse a namorar seu novo doce para o braço, pudéssemos finalmente seguir em frente para combinações melhores.

Como praticar a gratidão reconstitui o cérebro

Apesar do uso exagerado do clichê, seja grato pelo que você tem sentimento, há uma verdade cientificamente apoiada na ideia de que a felicidade é uma escolha. Embora estudos científicos recentes tenham mostrado que as predisposições otimistas e pessimistas podem ser potencialmente um resultado da genética , O trabalho de Achor sobre os impactos positivos da prática da gratidão revela uma reversão potencial dessas influências genéticas.

Depois de um estudo de 21 dias em que os participantes escreveram três coisas pelas quais eram gratos a cada dia (sem repetir a mesma coisa dos dias anteriores), os pesquisadores descobriram que praticar a gratidão na verdade deixava as pessoas mais felizes. A parte mais surpreendente da pesquisa? Aqueles que inicialmente testaram como baixos pessimistas no Escala de Otimismo e Pessimismo mais tarde testado como otimista baixo após os 21 dias.

Em um entrevista de rádio em outubro de 2018, Achor compartilhou mais sobre o tema: Se realmente fazemos ações conscientes em nossa vida; Mudanças em nossos hábitos diários ou na maneira como interagimos com os outros, podemos realmente quebrar a tirania dos genes e do ambiente sobre a trajetória de nossos níveis de otimismo. Não temos que ser vítimas dos genes que não escolhemos ou do ambiente que se tornou tão grande.


período veio alguns dias antes

Praticar a gratidão por aqueles 21 dias realmente reconfigura o cérebro, fazendo com que os padrões de pensamento mudem naturalmente para uma direção mais positiva. Muitos que incorporam gratidão por apenas 21 dias acabam continuando a prática depois, porque ela tem impactos benéficos em seus próprios sentimentos de felicidade. Como a maioria dos estudos revela que 21 dias de gratidão podem criar uma mudança real na qualidade de vida, aqui estão algumas maneiras de experimentar a gratidão em sua própria vida.

Como incorporar a gratidão em sua vida diária em três etapas

Etapa 1: Por 21 dias, escreva três coisas novas pelas quais você é grato a cada dia.

Escreva três novo coisas pelas quais você é grato todos os dias por 21 dias. Isso pode ser feito de manhã ou à noite. Pode haver benefícios em registrar a lista de gratidão à noite, pois as memórias do dia podem ser mais frescas.

Etapa 2: Escreva por que você é grato a cada exemplo de gratidão.

A chave aqui não é apenas listar os três itens, mas anotar Por quê você é grato por esses itens. Ao escrever por que você é grato por um determinado evento que ocorreu durante o seu dia, você está registrando o significado do evento para você pessoalmente. Isso treina seu cérebro para destacar o sentimento por trás do que o faz sentir grato (felicidade, alegria, amor, empatia, sentimento de que você se importa, etc.), em vez de simplesmente anotar as coisas em si.

Passo 3: Escreva três detalhes sobre cada uma das três coisas pelas quais você é grato.

O próximo passo é escrever três detalhes sobre cada experiência. Isso pode ser o que você estava vestindo, no que estava pensando, um detalhe sobre onde você estava ou como seu cabelo parecia. Detalhar os eventos faz seu cérebro reviver a experiência positiva uma segunda vez. Ao registrar no diário sobre o evento, você está duplicando a memória e, uma vez que seu cérebro não pode dizer a diferença entre visualização e realidade, você está essencialmente criando uma duplicata do mesmo evento no banco de dados de seu cérebro. (Muitas coisas boas nunca são ruins, especialmente quando se trata de nosso cérebro em formação de padrões).

Uma forma bônus de incorporar a gratidão em sua vida diária?

Outra maneira de incorporar a gratidão à sua vida durante aqueles 21 dias de registro no diário é agradecer a alguém diferente a cada dia em uma mensagem de texto ou e-mail de 2 minutos. A melhor maneira de fazer isso é reservar dois ou mais minutos todas as manhãs para enviar uma mensagem positiva a alguém por quem você é grato.

Ao expressar sua gratidão por outra pessoa, você está, na verdade, fortalecendo seu próprio senso de valor, porque passará parte do dia se sentindo ótimo por enviar uma mensagem positiva que iluminou o dia de outra pessoa. Estudos têm mostrado que depois que os participantes completaram este estudo durante um teste de 21 dias, eles revelaram níveis aumentados de conexão social. Conexão social não é conexão social em termos de sites de redes sociais, mas a verdadeira amplitude, profundidade e significado de nossas relações sociais.

Ao fazer este exercício de 2 minutos, a pontuação de conexão social dos participantes subiu para os dez por cento melhores em todo o mundo. Maior conexão social pontuações podem melhorar a qualidade de vida, impulsionar a saúde mental e, na verdade, aumentar a longevidade.

Imagem apresentada por Letras inglesas