Menopausa

Como gerenciar mudanças emocionais durante a menopausa

Com o tempo, passamos a contar e confiar em nossos corpos. Mas com o tempo, eles começam a mudar e a agir de novas maneiras. De repente, nosso corpo não é tão familiar para nós. Pode ser difícil se sentir conectado e aterrado quando ocorre uma mudança significativa.


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A menopausa é uma das principais mudanças hormonais que uma mulher experimenta em sua vida e, às vezes, pode parecer uma traição. Mas passar pelos estágios da menopausa não precisa ser negativo. É apenas diferente, e as mudanças exigem que nosso corpo aja de uma maneira nova e desconhecida. Leva tempo para ouvir, entender e se conectar a este novo corpo e o que ele está tentando nos dizer.

Não é incomum experimentar uma ampla gama de mudanças emocionais durante os três estágios da menopausa, mas pode ser difícil.

Mudanças emocionais durante a menopausa

De acordo com alguns estudos, mulheres com idades entre 45 e 64 anos, faixa etária que muitas mulheres experimentam na menopausa, têm a menor bem-estar emocional de qualquer faixa etária ou sexo na América.



Os estudos não estão claros sobre por que as mudanças emocionais ocorrem durante a menopausa. Uma combinação de uma flutuação nos níveis hormonais, as mudanças físicas associadas à menopausa e as principais mudanças na vida que normalmente ocorrem durante esta fase da vida têm probabilidade de desempenhar um papel. As mudanças emocionais variam de acordo com o ambiente e a experiência de cada mulher.

As mulheres experimentam emoções positivas e negativas durante a menopausa. Por outro lado, algumas mulheres sentem alívio sabendo que sua menstruação chegou ao fim e que a gravidez é coisa do passado. Elas podem sentir uma nova sensação de liberdade e liberação. Por outro lado, as mulheres também percebem que estão experimentando uma série de emoções difíceis. Alguns sintomas emocionais comuns incluem:

  • Mudanças de humor
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Tristeza
  • Dificuldade de concentração
  • Fadiga
  • Depressão

É nessa época que o papel da mulher na sociedade se torna menos definitivo do que antes. Ao conversar com minha mãe sobre sua experiência com a menopausa, ela compartilhou que, desde que se lembra, sua vida era definida como esposa, mãe, mãe solteira, irmã e filha. Ela jogou sua vida nessas coisas. À medida que todas as outras pessoas cresciam em suas vidas, a vida dela mudou como resultado. Agora, pela primeira vez, ela está trabalhando para se colocar em primeiro lugar, e pode parecer uma bagunça tentar dar sentido a isso. Ao mesmo tempo que fortalece, também pode ser extremamente opressor e frustrante.


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A história da minha mãe não é incomum. É típico que as mulheres experimentem grandes mudanças na vida - mudança na família, perda de um parceiro, mudança no status do trabalho ou uma combinação de todos os itens acima - ou enfrente questões não resolvidas durante o mesmo estágio da vida em que passam pela menopausa.

Dicas para navegar nas mudanças emocionais da menopausa

Quer você tome medicamentos para ajudar com os diferentes sintomas da menopausa ou opte por encontrar soluções naturais para o alívio, toda mulher que está passando por mudanças em suas emoções pode se beneficiar com novas atividades e opções de estilo de vida que podem ajudar a reduzir o estresse.

Conecte-se com seu corpo

Explore oportunidades que podem ajudar a reduzir o impacto do estresse em sua vida. Atividades como ioga, atenção plena, registro no diário e exercícios respiratórios são ótimas opções de estilo de vida a serem adotadas, que permitem controlar o estresse e se concentrar no que seu corpo está lhe dizendo.



Considere uma classe como Ioga para mudanças de humor se você precisa de algum alívio para suas oscilações de humor durante a menopausa ou comece a fazer um diário como uma forma de controlar seus sintomas ao longo do tempo. Em conjunto com a atenção plena, isso pode ajudar a identificar o que é devido aos sintomas da menopausa e o que é um sinal de estresse, ansiedade ou depressão devido a outros fatores em sua vida. Encontre uma ou duas afirmações positivas para anotar nas páginas de seu diário e que possam servir como palavras de incentivo.


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Encontre uma saída criativa

Reserve um tempo para si mesmo e alimente sua mente e seu corpo. Identifique as coisas em sua vida que o recarregam e faça-as regularmente - exercícios, caminhadas, jardinagem, pintura, cerâmica, dança, improvisação, fotografia, tricô, redação e culinária são apenas algumas idéias.

Não tenha medo de falhar se você tentar algo novo. A questão não é ser perfeito em uma habilidade nova ou velha. O objetivo é encontrar algo que lhe dê alegria e permitir-se espaço e tempo para fazê-lo. Priorize-se no topo da sua lista, não enterrado em uma longa lista de tarefas pendentes.

Agende uma sessão de terapia

A mudança nas emoções durante a menopausa pode variar de leve a muito séria. Se você estiver experimentando sinais de depressão ou ansiedade e sua qualidade de vida e relacionamentos estiverem prejudicando, procure um terapeuta ou profissional de saúde mental qualificado para procurar ajuda o mais rápido possível.


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Aqueles que experimentam mudanças emocionais menos graves também podem se beneficiar da terapia. Um bom terapeuta pode ajudá-lo a verificar-se e a fazer uma auditoria emocional. Eles podem ajudá-lo a identificar os problemas que o têm incomodado, fornecer ferramentas adequadas para uso e ajudar a fazer um plano sobre o que você pode fazer e o que pode pedir aos outros.

Um terapeuta também pode ajudá-lo a melhorar sua comunicação com seu parceiro e família para permitir que você construa um sistema de apoio ao qual pode recorrer e comunicar abertamente sobre o que está passando.

Cultive seus relacionamentos

A conexão com sua comunidade e com você mesmo é essencial. A menopausa tem sido um tópico tabu para falar abertamente na cultura ocidental. É hora de mudar isso. Não tenha medo de compartilhar o que você está experimentando com seu parceiro, sua família e seus amigos. Pode ser difícil no início, mas à medida que você começa a compartilhar ideias sobre o que está passando, você, por sua vez, ajuda sua comunidade a entendê-lo melhor e apoiá-lo. Você não precisa passar por isso sozinho. É importante ficar conectado com sua comunidade para ter uma saída emocional positiva e evitar o isolamento.

Se você sentir que não tem a comunidade apropriada, procure um grupo de comunidade com a mesma opinião, com base em seus interesses e necessidades.

Suas mudanças emocionais durante a menopausa não são bobas, malucas ou ruins. Eles são normais. Como muitos dos sintomas da menopausa, isso também passará. Lembre-se de contar com a ajuda de sua comunidade e de permitir a si mesmo tempo fazendo coisas que permitirão que você se recarregue e desestesse. A menopausa é outra grande mudança na vida das mulheres, que pode ser difícil e libertadora. Aja para se sentir mais equilibrado, apoiado e no controle.

Imagem apresentada por Ariel Luster