Saúde Mental

Como a hipnoterapia me salvou da ansiedade severa

A ansiedade afeta quase uma em cinco adultos nos EUA - com as mulheres tendo duas vezes mais chances de desenvolver um transtorno de ansiedade durante a vida. Quando não tratada, a ansiedade pode ser incapacitante, afetando todas as facetas da vida. Com tantas maneiras de gerenciar ou tratar a ansiedade, de aconselhamento à medicação ou uma combinação de ambos, algumas mulheres estão optando por métodos alternativos para se acalmar, enfrentar e controlar sua ansiedade. Nos últimos anos, a popularidade da meditação mindfulness explodiu, mas sua contraparte menos conhecida - a hipnoterapia - pode ser uma ferramenta ainda mais poderosa para combater a ansiedade.

Por que escolhi a hipnoterapia clínica



A hipnoterapia é intrigante. Tem se mostrado útil para desafios muito específicos, como perder peso ou parar de fumar, ou ajudar a lidar com medos e fobias, como voar. Ultimamente, e posso atestar em primeira mão, a hipnoterapia tem sido usada cada vez mais no controle do estresse e da ansiedade, reduzindo ataques de pânico e ajudando os profissionais a aprender como viver (e prosperar) apesar desses desafios.

Minha experiência é compreensível. Há cinco anos, em uma posição sênior de uma start-up em Londres, eu trabalhava incansavelmente, colocando toda a minha energia e esforços no trabalho, pois colocava todo o meu valor e autoestima em meu desempenho no trabalho. Como muitas mulheres, fui (sou) perfeccionista e esse traço se realiza e se manifesta em comportamentos não saudáveis. Mesmo durante a gravidez, o medo do fracasso resultou em uma obsessão adicional em 'subir na escada corporativa', de modo a não ser visto como incapaz. Tudo veio à tona durante uma apresentação para meus colegas, e meu primeiro, grande e devastador ataque de pânico ocorreu.

Esta experiência incrivelmente traumática apenas aprofundou minha ansiedade, que se estendeu além do local de trabalho e em minha vida pessoal - agravada ainda mais pelo nascimento do meu filho e o estresse da nova paternidade .



A ansiedade me deixou com um profundo sentimento de vergonha, que escondi de todos em minha vida o melhor que pude. Só depois de muitos meses de sofrimento silencioso é que confiei em meu marido e comecei a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

CBT não funcionou para mim. Na verdade, piorou as coisas. Assim como a prática de meditação da atenção plena que tentei. A realidade é que, se você é um perfeccionista e / ou tem traços perfeccionistas, a meditação pode acender esse sentimento de fracasso se você for incapaz de alcançar clareza mental (o que é incrivelmente difícil para qualquer um, veja bem). Requer foco e atenção e - francamente - trabalho. É um desafio.

Hipnoterapia para ansiedade

A hipnoterapia mudou tudo. Ao contrário da meditação, a hipnoterapia tem uma consideração mais ampla do que a atenção plena. Em vez disso, é uma forma de terapia verbal entre dois indivíduos com o objetivo final de capacitar o profissional com autoconsciência e colocá-los de volta no controle de seu próprio comportamento. É muito mais livre do que meditação com a permissão de refluxo e fluxo de pensamento, e uma aceitação geral de 'inclinar-se para trás' e deixar ir, em vez de inclinar-se para dentro.



Depois de seis sessões de hipnoterapia com Georgia Foster, uma hipnoterapeuta clínica, e incontáveis ​​ouvintes de nossas sessões gravadas - junto com extensa pesquisa de mercado - Clementine nasceu. Este aplicativo de hipnoterapia, com Georgia como a voz principal, ao lado de outros real , hipnoterapeutas certificados, é projetado para ajudar mulheres, como eu, em qualquer lugar e em todos os lugares, a experimentar a hipnoterapia também.

Dito isso, há muito ceticismo sobre como funciona a hipnoterapia e o que pode ser alcançado por meio da prática. Hazel Gale , um hipnoterapeuta cognitivo e a voz por trás das novas sessões de ‘BODY’ em App Clementine , desmascara alguns dos mitos e medos mais comuns sobre a hipnoterapia para qualquer praticante em potencial curioso:

1. Você perderá o controle completo

O medo mais comum que as pessoas têm em relação à hipnoterapia é perder o controle. Parte desse medo decorre de ver 'hipnotizadores' na TV ver pessoas do público realizando tarefas que eles normalmente não fariam e que essa 'falta de controle' continuará sem eles estarem conscientes disso.



Na realidade, o objetivo da hipnoterapia é capacitar o cliente com autoconsciência e colocá-lo de volta no controle de seu próprio comportamento, em vez de realizar algum tipo de milagre.

2. A hipnose irá colocá-lo em um estado de transe profundo

Quando as pessoas pensam em hipnose, pensam em alguém que está em transe profundo. Estar em transe não é um estado especial, sobrenatural, no qual devemos ser colocados por outra pessoa. Em vez disso, é uma ocorrência natural e diária e uma função padrão da mente humana.

Curiosamente, estamos nos movendo entre diferentes níveis de transe o tempo todo. Na verdade, 100% de consciência é a raridade (se é que é possível). Qualquer momento de ‘direção automática’ pode ser considerado um estado hipnótico. É quando o subconsciente , em vez de consciente, é a mente que comanda.

3. Não há evidências científicas de que a hipnoterapia funcione no tratamento da ansiedade

Isso é um tanto verdadeiro porque existem muitos tipos diferentes de hipnoterapia. No entanto, com Hipnoterapia Cognitiva Quest (QCH) que é significativamente diferente das escolas tradicionais de hipnoterapia - baseia-se em idéias da psicologia evolucionista, psicologia positiva, teoria cognitiva e PNL e as incorpora em uma idéia moderna de hipnose. Os terapeutas de QCH não defendem uma única abordagem. O terapeuta utilizará muitas abordagens diferentes e criará uma estrutura que se adapte às necessidades individuais do cliente.

A CBT é o principal tratamento do NHS para esses problemas no Reino Unido, com uma taxa de sucesso de 42% ao longo de cerca de 12 sessões. No entanto, usando a abordagem QCH, um estudo recente mostrou que a hipnoterapia cognitiva tem uma taxa de sucesso de 71% em seis sessões, o que é muito promissor. (O estudar foi publicado no Mental Health Review Journal em 2015.)

4. Meditação e hipnoterapia são iguais

Existem algumas semelhanças, mas também grandes diferenças em como essas duas práticas funcionam. O verdadeiro propósito da atenção plena é treinar a mente para perceber os pensamentos e se desapegar. Isso é conseguido voltando a consciência para dentro, dando à mente uma tarefa simples como contar respirações e, em seguida, praticando a capacidade de perceber os pensamentos que distraem dessa tarefa antes de retornar a ela, deixando esses pensamentos irem.

A hipnoterapia tem uma consideração muito mais ampla do que a meditação da atenção plena - é uma forma de terapia da fala envolvendo duas pessoas, ao invés de uma prática individual. Pode ser usado de muitas maneiras diferentes para atingir o resultado desejado - sentir-se mais calmo, mais confiante, menos estressado, dormir melhor, perder peso, fazer uma apresentação no trabalho. A hipnoterapia acessa a mente subconsciente e, portanto, permite que você responda mais prontamente a imagens, metáforas e emoções.

Benefícios da hipnoterapia

A hipnoterapia pode não ser adequada para todos, mas certamente vale a pena investigá-la, especialmente em tempos de maior estresse e incerteza. Alguns dos principais benefícios da hipnoterapia incluem:

  • Ajuda você a se reconectar com seu corpo e mente
  • Fornece um portal para equilíbrio emocional e mental
  • Deixa você se sentindo feliz e menos estressado
  • Ensina como abraçar a vulnerabilidade e impotência