Saúde Mental

Como encontrar um terapeuta (e outros conselhos sobre como saber se a terapia é adequada para você)

Em 31 de agosto, sentei-me com meu terapeuta, Amanda Atkins para fazer algumas perguntas a ela. Desde o morte repentina do meu marido , Eu me beneficiei imensamente com o aconselhamento quinzenal. Estou ansioso para ter um lugar para divulgar as partes privadas, confusas e comoventes do luto. Por meio de nossas sessões, também descobri apoio e encorajamento para a mulher que sou fora desta tragédia. Com Amanda, sinto-me à vontade para perguntar com franqueza: como conseguir que mais pessoas concordem, consultando um terapeuta regularmente, e quebrando os tabus que cercam a saúde mental?


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Anjali Pinto: Eu te encontrei por recomendação de uma amiga que é terapeuta, mas nem todo mundo tem esse recurso. Qual é o ponto de partida para alguém que não tem ideia por onde começar ou o que esperar ao procurar um terapeuta?



Amanda Atkins : Digo isso para todos os meus clientes, mas o ajuste é muito importante entre um cliente e seu terapeuta. Você tem que encontrar alguém com quem se conecte em um nível pessoal, que o desafie o quanto você quiser, que seja tão gentil e compassivo quanto você quiser. Talvez você precise entrevistar alguns. Você pode não se conectar com o primeiro, e tudo bem. Um bom terapeuta deve entender isso.

Uma ótima maneira de começar a encontrar um terapeuta é perguntar a um amigo, procurar online ou verificar as avaliações do Yelp. No site de um terapeuta, examine a voz que vem - há algo que atrai você ou desperta seu interesse? Lembre-se de que você os está entrevistando e, a qualquer momento, você pode falar e dizer Não é uma boa escolha, quero tentar outra pessoa. Pode ser necessário conhecer alguns terapeutas antes de conhecer alguém de quem você gosta.

AP: Para alguém que pode não ter recursos financeiros para explorar várias opções, o que você acha da terapia digital como ponto de partida ou de aplicativos que podem ser úteis?

AA : Eu honestamente não sei muito sobre isso. Não sou um grande fã da terapia apenas por meio de mensagens de texto, porque acho que grande parte da terapia está no relacionamento. Mesmo no silêncio, pode haver cura terapêutica, e os textos parecem tão impessoais. Definitivamente, acho que a teleterapia ou o bate-papo com vídeo são eficazes. Nisso, eu diria que a mesma regra se aplica. Reúna-se com um terapeuta online e veja se há um ajuste. Se não, procure alguém novo. Continue trabalhando para estabelecer uma conexão.

AP: Tive dificuldade em encontrar um terapeuta, sendo uma mulher negra e me identificando como homossexual. Minha sessão de introdução com meu primeiro terapeuta, eu tive uma desconexão imediata e me senti como se a mulher com quem me sentei realmente não me entendesse.
Há uma enorme barreira cultural para o acesso à terapia - em muitos grupos, ela é simplesmente vista como fraca. Há uma percepção de que a terapia é apenas para mulheres brancas ricas. Como podemos quebrar essa barreira? Como disponibilizamos esse recurso para mais pessoas?



AA: Existem até estudos que mostram discriminação entre os terapeutas ao retornar ligações para preparar uma sessão introdutória. Os terapeutas brancos eram mais propensos a ligar de volta depois de ouvir mensagens de voz de clientes brancos com base no som de sua voz.

Para mim, ler isso foi um alerta de que preciso verificar meus preconceitos. Preciso me olhar no espelho, como uma mulher branca de 35 anos, e identificar se alguma de minha prática está operando com base em suposições. Eu quero ser justo em todas as áreas. Pareceu-me muito importante contratar minhas associadas, uma mulher de cor e outra de um grupo religioso minoritário. É lamentável que a responsabilidade recaia sobre um novo cliente de procurar um terapeuta que pareça ter esse valor, mas, dito isso, não tenha medo de ser franco em um e-mail inicial com um terapeuta sobre o que você está procurando.

AP - Isso é o que eu tive que fazer depois da minha primeira experiência ruim. Apenas deixe claro: Oi, eu sou uma mulher ateu, esquisita e morena e meu marido está morto. Quero ter certeza de que sua prática me faz sentir confortável para expressar todas as partes da minha identidade.

AA: Sim! Apenas colocando isso para fora, você será capaz de avaliar pela resposta do terapeuta, se eles estão completamente abertos e aceitando. Em meu site, quero deixar claro para alguém que pode ser cauteloso ao buscar terapia por causa de algum fator determinante em sua vida, que meus colegas e eu criaremos um espaço seguro.

AP: Eu tenho um tempo fácil com o confronto, então depois que minha primeira sessão deu errado, me senti confortável enviando um e-mail se desculpando por agendar uma segunda sessão e pedindo para cancelá-la porque eu não senti que tínhamos uma conexão. Eu enviei um e-mail dizendo, sinto muito, estou indo em outra direção.



AA : Pode ser tão simples quanto dizer: Preciso cancelar minha próxima sessão e adiar o agendamento.

AP: Quando me encontrei com você, senti uma forte pressão para contar toda a minha história durante o nosso primeiro encontro. A ideia de resumir tudo o que havia acontecido comigo em 60 ou 90 minutos era impossível. Para alguém que está lidando com dificuldades ao longo de meses ou anos, talvez toda a sua infância ou casamento, o que deve esperar de uma primeira sessão bem-sucedida?

AA : No seu caso, você foi capaz de me dar um esboço suficiente para entender o que aconteceu. Para alguém que deseja falar sobre toda a sua infância, eles precisam se controlar. Além de ser impossível descrever tudo em uma sessão, o cliente precisa seguir seu próprio ritmo. Lembro-me de nossa primeira sessão, perguntando: Como ele morreu, você se sente bem em falar sobre isso?

Eu estava preocupado que você pudesse sentir que tinha que dar muitas informações, ou se afastar de nosso primeiro encontro com a sensação de Oh meu Deus, isso foi muito. Sempre que estou aconselhando alguém que já lidou com traumas, forneço lembretes para controlar o ritmo da conversa. Está tudo bem se você não colocar tudo para fora hoje, nós temos tempo. É um processo de conhecer uns aos outros e de se familiarizar com sua história.



Parte da cura na terapia é feita no processo de contar sua história. Não é tão simples quanto escrever o que aconteceu em um pedaço de papel e apresentá-lo ao terapeuta, então trabalhamos para tornar as coisas melhores. Não, parte da cura é falar sobre o que aconteceu ou revivê-lo. Lembro-me de quando você reproduziu o clipe de áudio dos paramédicos em sua casa depois que Jacob morreu, foi um momento muito poderoso para eu experimentar com você. Demorou para você chegar a um ponto em que se sinta confortável em compartilhar toda a sua história, e deve. Sua história é particular e significativa. Você deve estabelecer confiança antes de se sentir confortável em compartilhar tudo.

AP: Eu sabia que assim que meu marido morresse, em algum momento eu precisaria procurar terapia. Tive que me preparar por vários meses para estar aberto e pronto. A ideia de ser honesto e vulnerável com um estranho cara a cara era muito intimidante. Levei cinco ou seis meses.
Para alguém que está pensando em fazer terapia há algum tempo, na esperança de que isso o ajude, o que pode fazer para ficar à vontade e se preparar para a primeira sessão?

AA : Eu diria que se você tiver alguma pergunta específica para seu terapeuta com antecedência, fique à vontade para perguntar. A ansiedade de cada pessoa se manifesta de forma diferente. Para mim, por exemplo, gostaria de saber sobre estacionamento. Eu conheço minhas ansiedades, e se eu perguntar, qual é a situação do estacionamento em seu escritório? Estou gerenciando as expectativas e me imaginando fisicamente chegando à terapia, o que a torna menos estressante e há menos incógnitas. Existem 1000 coisas que podem atrapalhar o caminho para a terapia - o que você precisa para chegar lá?


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Voltando ao ajuste, o terapeuta deve colocá-lo à vontade. A presença do terapeuta deve ajudá-lo a se sentir seguro e confortável para conversar. Ao configurar sua primeira sessão, faça perguntas sobre o que esperar e anime-se, é uma jogada corajosa procurar ajuda. Lembre-se de que você está no controle - se não estiver satisfeito com a primeira sessão, não há problema em não voltar.

AP: Eu cresci com a saúde mental como uma discussão na minha casa, meu pai é psiquiatra. E, no entanto, nunca procurei qualquer tipo de aconselhamento até este grande e trágico acontecimento em minha vida. Mesmo sendo exposto a discussões saudáveis ​​sobre saúde mental regularmente, mantive o estigma de que a terapia era apenas para pessoas que lutariam profundamente sem ela, de que a terapia era uma espécie de muleta. Percebo agora, tendo isso como parte da minha rotina regular, que no futuro, quando as coisas forem mais fáceis e talvez minhas sessões sejam menos frequentes, eu ainda me beneficiaria de ter um espaço dedicado a trabalhar os problemas relacionados à minha carreira, ou aos meus relacionamentos com um profissional interessado no meu bem-estar. O que você acha que é um grande equívoco sobre terapia?

AA: Definitivamente o que você disse, a ideia de que terapia é só para loucos. Na mídia, há um retrato de que os terapeutas são assustadores, frios ou não somos pessoas reais. Na verdade, a maioria dos terapeutas adora seus clientes de uma forma saudável. Escolhemos essa carreira porque adoramos ver nossos clientes terem sucesso, chegarem a conclusões sobre sua vida, tomar uma decisão corajosa ou até mesmo cometer um erro e sermos capazes de nos recuperar dele.

Existe um equívoco de que os terapeutas não investem, que estamos observando o relógio e empurrando as pessoas porta afora. Simplesmente não é assim. Tenho o melhor emprego do mundo, estou fazendo exatamente o que acho que sou mais adequado para fazer e fico feliz com meus clientes. Aprendo com os clientes, sinto-me honrado em fazer meu trabalho e tenho certeza de que a maioria dos terapeutas sente o mesmo. Estou animado para as pessoas dispostas a correr o risco de iniciar a terapia. Eu quero profundamente ver meus clientes felizes na vida.

AP: Tenho amigos que não estão amando seus terapeutas. Talvez não seja um bom ajuste ou talvez depois de um longo período de tempo suas sessões tenham se tornado menos profissionais. Eu sei que existem diretrizes da indústria para o que é apropriado, mas que tipo de profissionalismo um novo cliente deve esperar de um terapeuta? Quais são algumas bandeiras vermelhas? Para algumas pessoas, o ajuste pode ser difícil de avaliar se não estiverem familiarizados com a prática.

AA : Essa é uma ótima pergunta. É fácil a linha ficar borrada, porque você deve gostar do seu terapeuta. Como terapeutas, também gostamos de nossos clientes. Um bom teste seria - você sabe que pode mostrar para a terapia que suas necessidades estão em primeiro lugar?

Outra maneira de ver isso é: você está progredindo? Seu terapeuta o desafia ou oferece uma nova visão? O tropo clássico de um terapeuta é que estamos apenas balançando a cabeça dizendo mm-hmm. Quando estou abordando um cliente, parte do meu trabalho é ouvir e oferecer insights. Eu faço perguntas, estou tentando empurrar meus clientes de uma forma que eles não possam ser desafiados em outro lugar. Não sou apenas um amigo, faço perguntas incômodas e ofereço ideias que talvez eles não tenham chegado de forma independente.

Do ponto de vista do cliente, a terapia não deve ser apenas relatar: primeiro isso aconteceu, depois aconteceu. Sim, algumas semanas você precisa de espaço apenas para desabafar e recontar o que está acontecendo em sua vida. Outras semanas, precisa haver tempo para autorreflexão e questionamentos. Deve haver mais na discussão, espaço para examinar o que você está lidando ou lutando para entender.

AP: Antes de iniciar a terapia, eu não entendia esse tipo único de conexão humana. Você se sente um amigo, um torcedor, mas sei que posso vir aqui e ser o único foco, sem ter que arcar com nada nem levar nada para casa. Eu não tenho isso nas amizades da vida real. Parece rude encontrar-se com um amigo e passar uma hora desabafando sem fazer uma única pergunta sobre como eles estão, mas eu tenho isso aqui e valorizo ​​isso. Nunca me senti egoísta por falar tudo sobre mim.

AA : Isso é muito importante. Se eu entrasse em uma sessão e dissesse: Ugh, meu marido e eu tivemos uma grande briga hoje. Então, como tem sido sua semana? Sei que você se preocuparia comigo, ou gostaria de fazer um acompanhamento ou verificar mais tarde se eu estava bem. Não é por isso que faço meu trabalho, não preciso disso dos meus clientes. Esse é um limite saudável para traçar.

Mesmo com essa entrevista, queria ter certeza de que seria confortável fazê-la no meu escritório, pois vejo isso como o seu espaço. É muito fácil para você ser um zelador e, surpreendentemente, para muitos clientes, isso é verdade. Eles estão por todo o mundo cuidando de todos os outros, e seria muito fácil para eles entrarem em meu escritório e desviarem o cuidado que estou aqui para oferecer, perguntando-me sobre minha vida.

A beleza da terapia está nisso: é um espaço onde você pode falar sobre qualquer coisa no mundo, e eu estarei aqui para ouvir. Não vou julgá-lo por isso, posso desafiá-lo. Eu faço isso porque me importo com você.

AP: Entrei na terapia sem nenhum cronograma ou ideia de quanto tempo eu sentiria necessidade de ir, mas a terapia é uma boa solução para pessoas que procuram ajuda de curto prazo para os desafios da vida?

AA : Meu pensamento é: venha o tempo que quiser, consiga as ferramentas de que precisa para lidar com as dificuldades da vida e depois vá embora. Isso é bom. Tenho muitas pessoas que veria por um ano, e então elas se sentem como se estivessem em um bom lugar para fazer uma pausa. Talvez no futuro eles fiquem noivos, ou um membro da família morra, ou haja um rompimento e eles queiram revisitar as sessões semanais. Não deve haver compromisso ou pressão. Eu acho que para alguém que tem um problema de curto prazo muito específico, a terapia pode ser uma ótima ferramenta para eles. Venha para cinco sessões, consiga o espaço de que precisa e vá embora sentindo que foi realmente útil.


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AP: Há algo que eu não perguntei que você gostaria de acrescentar? Como podemos encorajar as pessoas a buscarem aconselhamento?

A terapia pode ser um grande presente na vida de alguém. Pode ser o único espaço onde você não precisa ser polido. É normal apenas entrar, ser estranho, chorar ou sentar em silêncio. Às vezes, as pessoas pensam que precisam apresentar uma agenda ou saber sobre o que vão falar. Eles sentem a pressão de serem polidos e ter tudo junto. A terapia é o único lugar onde não temos que ser perfeitos, podemos simplesmente existir. Há alguém perto de nós que quer ouvir e ajudar. O único trabalho que você tem ao vir para a terapia é ser quem você é, estar disposto a falar. É meu trabalho juntar as ideias, dar um passo para trás e ver o quadro todo.

Falar abertamente sobre as partes de nós mesmos que são vergonhosas ou íntimas diminui o poder negativo que essas idéias têm sobre nós. A terapia nos dá o espaço para celebrar a nós mesmos e descobrir quem somos quando podemos ser 100% reais. É lindo e poderoso deixar alguém testemunhar isso.

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