Saúde Mental

Como combater o esgotamento durante a temporada de férias, de acordo com a fundadora do Mend, Ellen Huerta

Depois de fazer malabarismos com o trabalho de casa por quase um ano e com a época das festas de fim de ano chegando, muitos de nós estamos exaustos demais para nos sentirmos festivos.



Quase um ano inteiro de incertezas, planos alterados e distância daqueles que amamos, compreensivelmente, deixou muitos de nós cansados. Esse cansaço pode ser emocional ou físico, mas deixou muitos de nós desmotivados, cansados ​​e prontos para tirar férias da realidade.

Este fenômeno é conhecido como burnout. Em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou formalmente o burnout como uma doença internacional. Embora a OMS não tenha reconhecido o burnout como uma condição de saúde, eles o classificaram como um fenômeno ocupacional e o definiram da seguinte forma:

Burn-out é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi administrado com sucesso. É caracterizado por três dimensões:



- sensação de esgotamento ou esgotamento de energia;

- aumento da distância mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho; e

- eficácia profissional reduzida



Embora a OMS categorize o burnout como um fenômeno relacionado ao trabalho, parece que tudo o que a maioria de nós fez no ano passado foi se estressar com o trabalho, pois as fronteiras entre a vida profissional e doméstica desapareceram. O novo normal criou a tempestade perfeita para o burnout, profissionalmente e pessoalmente.

Então, o que uma pessoa deve fazer?

Com a temporada de férias chegando, parece que o Papai Noel chegou no início deste ano (um Papai Noel não confessional, é claro). Fundador de mente , Ellen Huerta, está trabalhando em um aplicativo para esgotamento. O novo recurso Mend destina-se a ser um treinador pessoal para ajudá-lo a se recuperar do esgotamento. Burnout está disponível na web em letsmend.com, portanto, está disponível para todos em todos os dispositivos. Existem três planos diferentes: um plano de 3 meses, um plano de 6 meses e um plano de 12 meses. Os preços variam, mas o objetivo com o preço era fazer com que fosse menos de uma sessão de terapia pelo preço de uma assinatura mensal.



Anteriormente, o aplicativo de Mend se concentrava em uma abordagem personalizada para curar problemas cardíacos, mas nesta temporada a equipe de Mend lançou uma faixa para curar o esgotamento. Sentei-me com Ellen para perguntar sobre o esgotamento e suas dicas sobre as melhores maneiras de combater o esgotamento durante a temporada de férias e no ano novo.

Por que você acha que tantos de nós queimamos?

Acho que há quase essa pressão social para ser produtivo, e não apenas para ser produtivo, mas para ser extremamente produtivo. Há uma pressão para otimizar sua produtividade e sinto que estamos todos obcecados em saber como podemos fazer mais em menos tempo.

Porque tudo está sendo interrompido, nossa geração tem menos estabilidade. Muitos de nós não temos uma carreira estável com benefícios e, portanto, espera-se que façamos muito com tão pouco e acabamos nos esgotando.

Qual você acha que é a causa raiz do esgotamento relacionado ao trabalho?

Amarramos muito da nossa identidade em nosso trabalho e realização de coisas, então, quando ficamos exaustos, quando estamos completamente exaustos e atingimos um ponto de ruptura, também temos uma crise de identidade. Como, uau, estou tão esgotado e minha vida basicamente se tornou um trabalho, então quem sou eu sem esse emprego? Quem sou eu quando não sou produtivo? Acho que é uma pergunta muito difícil para qualquer um responder.

Você pode me contar um pouco mais sobre sua relação pessoal com o burnout?

Tenho uma relação muito íntima com o burnout. Eu era totalmente orientado para a realização na escola e orientado para a realização no trabalho ao longo dos meus 20 anos. Mesmo agora, muito da minha identidade é o que eu faço, e há muita pressão para fazer muito e equilibrar muitas coisas.

Passei por períodos ao longo da minha vida em que estava realmente exausto, mas não tinha nem uma palavra para isso. Eu estava completamente exausto no colégio, eu estava exausto na faculdade e várias vezes novamente aos meus vinte anos. Eu simplesmente não chamei isso necessariamente de esgotamento.

Não foi até que comecei a olhar para trás para o meu histórico de saúde, lendo meus diários e apenas pensando sobre minha experiência de crescimento e na faculdade. Só depois de fazer isso é que percebi que havia momentos muito claros em que estava exausto. Quer dizer, eu fui hospitalizado no colégio e na faculdade por esgotamento, mas ninguém realmente chamou isso de esgotamento na época. Há muitas pessoas que têm essas experiências e nem mesmo sabem ou reconhecem que estão esgotadas.

Como o esgotamento moderno afeta as mulheres?

Uma das razões pelas quais tantas mulheres estão esgotadas é porque há essa pressão e trabalho invisíveis com os quais as mulheres têm de lidar, além do que realmente fazem para ganhar dinheiro. Há essa carga cognitiva de cuidar da casa para muitas mulheres. Está relacionado a creches, onde a licença maternidade e creches não estão disponíveis.

Os humanos costumavam viver em aldeias e dividir as responsabilidades de cuidar das crianças e isso era muito importante. Portanto, as mulheres precisam lidar com esse aspecto da sociedade moderna, vivendo em comunidades isoladas e em famílias nucleares modernas.

E há a pressão e o estresse que você pode nem estar ciente de que é por ser mulher em uma sociedade patriarcal. De sexismo, racismo, existem tantas razões sociais diferentes que contribuem para o esgotamento. Muito disso também pode vir dessas questões sociais mais amplas.

Como a pandemia tornou o burn out ainda mais prevalente?

Eu sinto que o esgotamento é o ciclo em que todos estão agora, especialmente por causa da pandemia, as pessoas não podem escapar do trabalho. Eles estão em casa e eles estão funcionando, e a fronteira entre o trabalho e a vida está muito confusa agora. Há menos apoio agora durante a pandemia, as pessoas têm que fazer tudo sozinhas, as pessoas não têm creches e muitas escolas estão fechadas. Então, as pessoas têm tanto para fazer, que estão lutando para equilibrar tudo.

Como sua nova faixa de burnout ajuda as pessoas a fazer isso?

Nossa faixa de burnout é como um personal trainer para burnout. Todos os dias você ouve um treinamento de áudio personalizado baseado em estratégias baseadas em evidências para ajudá-lo a se sentir melhor. O objetivo de nossos treinamentos personalizados é realmente ajudá-lo a se voltar para dentro e entender as raízes do seu esgotamento, para que você possa cuidar de si mesmo. Em seguida, é solicitado que você registre ou analise todas as atividades de autocuidado que fez hoje para ajudá-lo a manter o controle do que funciona para você.

Burnout é diferente para cada pessoa e, embora existam sistemas comuns, todos têm que criar seu próprio plano de burnout personalizado, e é isso que nosso programa o ajuda a fazer.

Quais são alguns dos treinamentos abordados na trilha de burnout do aplicativo?


Período de 3 dias eu poderia estar grávida

Alguns dos tópicos de treinamento mais populares são tópicos sobre perfeccionismo e como isso contribui para o esgotamento, a ciência do esgotamento, como o esgotamento afeta o cérebro e muitas das diferentes práticas de atenção plena, como autocompaixão, que ajudam no esgotamento.

Por que os feriados são tão difíceis para nós, especialmente este ano?

As férias são uma época muito difícil. Eu sei, por trabalhar com desgosto por tantos anos, que os feriados são uma das épocas mais difíceis do ano para as pessoas, especialmente aquelas que estão lutando contra o coração partido ou o esgotamento.

Muitas pessoas estão sofrendo de esgotamento por trabalhar em casa e trabalhar remotamente. Há a vantagem de não ter que se vestir ou ir para o trabalho, mas você está perdendo a conexão espontânea que acontece no trabalho. Quer você ame ou não seu trabalho ou todos os seus colegas de trabalho, geralmente você obtém alguma conexão social do trabalho pessoalmente, e muitas pessoas estão perdendo isso.

Então, o que estamos vendo é que as pessoas estão gastando muito tempo com zoom e chamadas de vídeo - muito tempo na tela - mas não estão obtendo o benefício dessa conexão social pessoal que você obtém por estar quimicamente na mesma esfera que alguém.

Qual é a sua principal dica para prevenir o esgotamento durante as festas de fim de ano?

Então, especialmente durante as férias, tente realmente reduzir o tempo de tela. Acho que há uma tendência de algumas pessoas quererem se sobrecarregar quando têm folga. Então, talvez você se sinta obrigado a configurar chamadas de zoom com cada grupo diferente de sua família e muitos grupos diferentes de seus amigos, mas especialmente nesta temporada de férias, tire o tempo de silêncio que você tem, mesmo que seja apenas um dia, e certifique-se de não está em nenhuma tela, apenas esteja consigo mesmo. Apenas se concentre em sua experiência física, onde você está com quem quer que esteja, se você estiver em quarentena ou travando com outras pessoas, caso contrário, todos passaremos nossas férias inteiras com zoom.

Alguma reflexão final sobre o esgotamento?

O esgotamento é temporário e acho que é muito importante que as pessoas se lembrem. No momento, parece que você vai se sentir assim para sempre e, dessa forma, é muito semelhante a um coração partido. Por exemplo, quando você passa por um rompimento e perde alguém que realmente amou, sente que nunca vai melhorar ou encontrar outra pessoa. É o mesmo com o burnout, quando as pessoas estão realmente esgotadas, elas têm dificuldade em ver um momento em que se sentem como elas mesmas novamente. Mas o esgotamento é temporário e, com o apoio certo, você pode se curar, o que é realmente fortalecedor