Menstruação

Aproveitando o poder do ciclo feminino

A maioria das mulheres é ensinada desde tenra idade que nosso período, e realmente todo o nosso ciclo menstrual, é um pé no saco. É um incômodo que temos que suportar, um evento cheio de vergonha, dor e constrangimento. Com isso, somos ensinados a rejeitar um aspecto-chave de nossos corpos, bem como o mecanismo biológico que dá origem à vida. Temos a tendência de não respeitar a nós mesmos e às flutuações hormonais que ocorrem naturalmente em nossos corpos e, portanto, permanecemos desligados de como nos sintonizar com nossa própria sabedoria interior.

As mulheres raramente vêem a sacralidade, a criatividade e sabedoria que está embutida em seu ciclo mensal rítmico e - o ciclo feminino - ou como aproveitar seu poder.



Se vivemos em alinhamento com as estações do nosso ciclo, pare de rejeitá-lo e, na verdade, Compreendo Quais de nossos pontos fortes e qualidades são destacados em cada fase, podemos nos tornar mais produtivos, mais à vontade em nossos próprios corpos e mulheres mais confiantes, orgulhosas e poderosas como um todo.

Aqui está o detalhamento das quatro estações do ciclo, juntamente com uma descrição do que acontece física e emocionalmente e como você pode alinhar sua dieta, exercícios, trabalho e vida social para se sentir melhor em cada fase.

Inverno: menstruação

Esta temporada dura do primeiro dia do seu ciclo até aproximadamente o sexto dia. Seus hormônios estão em um nível mais baixo, pois a queda na progesterona sinaliza a eliminação do revestimento uterino. Enquanto isso está acontecendo, sua vida emocional parece inverno: você sente vontade de se retirar, hibernar, passar um tempo sozinho e descansar. Você deseja evitar o estresse onde puder, reservar tempo para atividades mais introvertidas e se concentrar em projetos de trabalho que exijam um foco mais tranquilo.

Durante esse período, é melhor praticar exercícios leves e suaves, como yin ioga, alongamento ou caminhada. Alimente-se com alimentos que aquecem e são fáceis de digerir, como sopas, guisados, vegetais cozidos ou carnes cozidas lentamente.



Primavera: fase folicular


Esta temporada começa depois que você para de sangrar e continua até antes de ovular. Para a maioria das mulheres, isso significa do sétimo ao décimo terceiro dia. A fase folicular é mais proeminentemente marcada por um aumento constante de estrogênio, do hormônio suculento e da testosterona. Como resultado, sua energia aumenta, suas habilidades cerebrais são aumentadas, sua libido volta e você se sente enérgico, vibrante e positivo.

Este é um ótimo momento para agendar reuniões importantes, participar de conferências e lidar com projetos que exigem trabalho em equipe, solução de problemas e brainstorming. Sentindo a força e o frescor da primavera, seu corpo quer se movimentar de maneira mais rigorosa. Coma alimentos mais leves e nutritivos, como saladas com proteínas quentes, que servirão ao seu apetite naturalmente suprimido (obrigado, estrogênio).

Verão: ovulação


A fase ovulatória marca a fase mais curta de todas as quatro estações, cerca de 2-3 dias. O estrogênio e a testosterona continuam a aumentar como na fase folicular até que o óvulo dominante seja liberado de seu folículo para a trompa de Falópio. Ele sobrevive aqui por 12–24 horas e será fertilizado ou morrerá.



O verão é a estação em que você se sente mais confiante, atraente e sexy - e seu ambiente pode dizer. Sua pele está brilhando, seus sentidos estão aguçados e você é totalmente natural para liderar reuniões, falar em público, lançar grandes projetos e pontuar alto no primeiro encontro. Fisicamente, seu corpo adora exercícios intensos e tem mais energia para digerir mais alimentos crus, pequenas refeições cozidas e sucos.

Queda: fase lútea


Para a maioria das mulheres, a fase lútea dura de 12 a 16 dias e é marcada pela queda do estrogênio e da testosterona e pelo aumento da progesterona, que é liberada do folículo, agora chamado de corpo lúteo, que libera o óvulo dominante durante a ovulação. A progesterona é um hormônio relaxante que ajuda no sono e alivia a ansiedade, então sua energia está naturalmente diminuindo e seu lado mais introvertido reaparece, pedindo que você diminua seu nível de atividade. Este é um ótimo momento para cuidar de quaisquer sobras de contabilidade, projetos silenciosos e tarefas mais introvertidas, especialmente quanto mais perto você chega da menstruação e do inverno.

A fase lútea é muitas vezes difícil para mulheres que experimentam inchaço, dores de cabeça, desejos e outros Sintomas relacionados à TPM , então, em vez de se esforçar para se recompor, tente ser gentil consigo mesmo, praticando atividades leves e nutrindo-se com alimentos saudáveis ​​e reconfortantes, como vegetais assados, salmão assado, quinoa ou tigelas de arroz integral e muitas gorduras saudáveis.

Sabendo que seu corpo passa por essas quatro estações todos os meses, veja se você consegue se mover para um lugar de honra, curiosidade e alinhamento com o que a natureza oferece para você. Concentre-se nos aspectos positivos que cada estação traz para você, aproveite sua energia e alimente-se adequadamente.

Imagem apresentada por Fotografia Fobimônica