Gravidez E Nascimento

O quarto trimestre de gravidez: o que esperar

Parabéns! Você acabou de dar as boas-vindas ao seu novo bebê ao mundo e está começando a conhecer esse pequeno estranho familiar. Os primeiros três meses pós-parto são freqüentemente chamados de quarto trimestre. O quarto trimestre é o período em que o bebê está se adaptando à transição do útero para o mundo exterior. É também uma grande transição física e mental para a pessoa no pós-parto. É um momento emocionante e desafiador.



A psiquiatra reprodutiva Alexandra Sacks, M.D, usa o termo matrescência para descrever a transição para a maternidade. Sacks compara essa transição para a adolescência - com seus hormônios descontrolados e seu corpo se comportando de maneiras que você não conhece. A puberdade é algo que a maioria das pessoas entende e pode ter empatia. No entanto, há pouca compreensão para uma nova mãe durante essa transição semelhante - a maior parte dos cuidados concentra-se no bebê e menos na pessoa em recuperação pós-parto. Espera-se que as mães sejam alegres e naturais em seu novo papel, embora elas também estejam passando por muito de mudanças.


fazer sexo com um pênis não circunscrito

Assim como a gravidez, nada pode prepará-la para como você reagirá nos primeiros meses de vida pós-parto. É importante manter-se informado e atento ao que pode acontecer. Ainda mais importante é ser aberto e honesto com as pessoas ao seu redor, para que possam apoiá-lo da melhor maneira.

Aqui está o que pode acontecer no quarto trimestre, semana após semana.

Quarto trimestre: semanas pós-parto 1 + 2

Corpo e mente



As primeiras duas semanas após o parto giram muito em torno do descanso e da cura. O progresso de sua cicatrização durante essas semanas dependerá se você teve parto vaginal ou cesário e de quão bem ocorreu. Vá devagar.

Algumas mudanças físicas que você pode notar incluem:

  • Lábios inchados
  • Corrimento vaginal intenso e sangramento, chamados de lóquios
  • Diminuição do inchaço no rosto, braços e pernas
  • Barriga com aparência de grávida enquanto seu útero demora para se contrair e encolher
  • Seios mais cheios, pois o leite materno vem entre os dias 3 e 5
  • Constipação por vários dias após o parto

Mentalmente, sua mente parece mingau. Nos primeiros dias, você está com muita adrenalina. Eventualmente, a falta de sono começa a se infiltrar e a estranheza da paternidade fica mais presente e frustrante. A maioria das mulheres sente a tristeza do bebê nas primeiras duas semanas.

Como enfrentar - diga sim ao apoio



Depois do meu primeiro filho, eu estava tão determinada a permanecer no controle que recusei ajuda nas primeiras semanas após sua chegada. Eu senti que estava falhando se não pudesse fazer tudo sozinho. Eu estava triste, exausto e oprimido. Na segunda vez, aprendi a deixar ir. Percebi que aceitar ajuda não era um fracasso, era saudável. O ditado é verdade - é preciso uma aldeia. Apoie-se em seu sistema de apoio para se unir a você e ao seu bebê.

Pratique dizer sim quando as pessoas se oferecerem para ajudar e dar-lhes algo para fazer. Se quiserem segurar o bebê, peça licença para tomar banho ou deitar. Se eles ficarem por um tempo, peça-lhes que troquem suas roupas, lavem alguns pratos ou tragam mantimentos ou comida preparada. Pode ser desconfortável pedir ajuda, mas as pessoas realmente querem saber como podem ajudá-lo durante esse período. Aproveite esta ajuda. Você também precisa de amor e carinho durante este tempo.

Seu bebê

Assim que o bebê nascer, inicie o contato pele a pele assim que possível. Pele a pele cria um vínculo entre vocês dois e dá ao bebê uma sensação de segurança. Eles acabaram de sair de aposentos muito apertados para grandes espaços abertos. Essa transição é assustadora para um bebê.



Geralmente, os recém-nascidos vãodormirpor 8–9 horas durante o dia e 8 horas à noite - observe que essas não são horas consecutivas! Seus pequenos estômagos vão querer nutrição com freqüência - normalmente a cada 2-3 horas. As primeiras fraldas com cocô consistem em uma substância parecida com alcatrão chamada mecônio. Mecônio é feito de material que seu bebê ingeriu no útero. É pegajoso e difícil de limpar - você vai querer evacuações regulares em breve.

Quarto trimestre: semanas pós-parto 3 + 4

Corpo e mente

Amamentação pode parecer o processo natural menos natural. É preciso muito trabalho, tempo e energia.

Você está começando a aprender o que funciona para você e seu bebê. Tal como acontece com a gravidez, as pessoas bem intencionadas darão conselhos e orientações que podem ser diferentes do que você está fazendo. Não há mal nenhum em tentativa e erro. Se algo não estiver funcionando, tente algo novo. Seu bebê está mudando constantemente, assim como suas preferências.

Alguns problemas comuns de amamentação a serem observados incluem:

  • Sapinho: infecção por fungos na mama ou mamilo. Seus mamilos podem queimar, sentir coceira ou como alfinetes e agulhas. Seu bebê também pode ter aftas. Embora extremamente doloroso para a pessoa que amamenta, é inofensivo e os medicamentos o tratam.
  • Dutos obstruídos: um nódulo dolorido e inchado na mama com vermelhidão na superfície da pele. Os dutos obstruídos são devidos à drenagem insuficiente do leite devido a ingurgitamento, pega incorreta, alimentação omitida ou roupas restritivas.
  • Mastite: causada por dutos obstruídos não resolvidos. Uma febre em combinação com sintomas de duto obstruído provavelmente indica mastite.

Tenha em mãos o número de um consultor de amamentação caso surja alguma dúvida ou preocupação. É melhor estar preparado do que lutar para encontrar alguém quando você está com dor.

Como lidar - acalme seus seios

Certifique-se de se manter o mais confortável possível ao amamentar. Quanto mais relaxado você estiver, mais à vontade seu bebê ficará.

  • Encontre um assento confortável
  • Pegue um travesseiro comum ou um travesseiro especial para amamentação para se apoiar durante as mamadas
  • Use roupas que permitam fácil acesso à alimentação
  • Mantenha lanches e água por perto, especialmente durante as mamadas da maratona
  • Aplique um bom creme de mamilo entre as mamadas para ajudar com mamilos doloridos, rachados ou com bolhas.
  • Se você se sente mais confortável usando uma capa na companhia de outras pessoas, vá em frente! Mas saiba que você tem todo o direito de amamentar sem ela.

Seu bebê

Seu bebê passa por períodos do dia em que parece querer comer sem parar? Essa programação de alimentação consecutiva é chamada de alimentação em grupo e normalmente acontece mais perto da noite. A alimentação em grupo pode ocorrer quando seu bebê está se preparando para um período de sono mais longo. Você pode notar mais períodos de vigília durante o dia e um sono mais longo à noite.


como não menstruar

Quarto trimestre: semanas pós-parto 5 + 6

Corpo e mente

Você atingiu o marco de verificação de 6 semanas. Seu obstetra ou parteira irá:

  • Verifique todos os pontos que você possa ter feito para garantir que eles tenham cicatrizado corretamente
  • Faça um exame vaginal para garantir que seus órgãos reprodutivos estejam de volta à posição anterior à gravidez
  • Avalie seu bem-estar emocional
  • Pergunte sobre dor ou desconforto
  • Abordar questões de amamentação
  • Fornece controle de natalidade preferido
  • Informe-se sobre vazamento na bexiga

Incontinência pós-parto é uma experiência normal das mulheres, mas não é algo pelo qual você tenha que sofrer silenciosamente. Seu médico deve ser capaz de indicar a você a direção de um terapeuta do assoalho pélvico para ajudá-lo a controlar sua incontinência.

Se tudo parecer estar se curando de maneira adequada, você pode retomar os exercícios, sexo, levantamento de peso e outras atividades normais.


efeitos colaterais do tampão de peróxido de hidrogênio

Como enfrentar - Verifique você mesmo

As emoções e os hormônios estão em alta durante o período pós-parto. Oitenta por cento das mulheres relatam sentir tristeza, choro e estresse durante as primeiras semanas após o parto. De acordo com o CDC, uma em cada 10 mulheres nos Estados Unidos sofre de depressão pós-parto. Essas estatísticas mostram que a maioria das mulheres enfrenta dificuldades emocionais ao se tornar mãe. Verifique com você mesmo e procure ajuda se achar que pode ter PPD.

Em meio à excitação, ansiedade, estresse e cansaço de cuidar do seu bebê, é fácil esquecer de cuidar de si mesmo. Você está se adaptando a esse novo papel de pai, a esse novo corpo pós-parto e a um equilíbrio entre sua antiga e nova identidade - muito aprendizado está acontecendo. Escreva isto: o autocuidado não é egoísta. Planeje com antecedência para se permitir fazer algo apenas por você. Cuidando do seu saúde mental é outra maneira de se mostrar e cuidar de sua família ao mesmo tempo.

Seu bebê

Sorrisos gasosos mudam para sorrisos verdadeiros! Seu bebê está começando a mostrar sinais de envolvimento com você com sorrisos, grunhidos e olhares em sua direção. Eles também estão começando um grande surto de crescimento nesta época, então você pode esperar um aumento na demanda por alimentos e alguma regressão do sono.

Quarto trimestre: semanas pós-parto 7 + 8

Corpo e mente

Você está começando a se sentir um pouco mais familiarizado com sua nova rotina. Você pode estar ansioso para retornar a algumas de suas atividades normais e pode se sentir um pouco nervoso com outras, como sexo com seu parceiro . Sexo com seu parceiro pode ser diferente, e tudo bem. A maior dor emocional pode vir de tentar sentir prazer exatamente como antes. Em vez disso, experimentem coisas novas juntos para descobrir o que é bom agora.

É comum que mães que amamentam continuem a ter uma diminuição da libido até desmamarem. Após o desmame, sua libido retornará, mas pode demorar um pouco para se sentir plenamente novamente.

Como lidar com isso - seja aberto e honesto

O bebê é o centro do seu universo, mas você deve preservar seus outros relacionamentos. Tudo bem se você não estiver pronto para fazer sexo com seu parceiro. Defina sua própria linha do tempo e reavalie conforme necessário. Enquanto isso, explore outras maneiras de se conectar. Sexo não tem que ser igual à penetração. Encontrar maneiras de se conectar intimamente é importante durante a paternidade. Momentos de intimidade e conexão os lembram de que vocês dois existem fora do mundo dos pais. Além disso, é um lembrete divertido de que vocês dois estão na mesma equipe.

Embora o sexo e o pós-parto apresentem alguns desafios para atravessar (nada diz sexy como um jato de leite espontâneo na cara), quanto mais aberto e honesto você puder ser com seu parceiro sobre o que é bom e o que precisa ser desacelerado, melhor experimentará você ambos terão.

Seu bebê

Você acredita que seu bebê já tem dois meses? Eles terão sua primeira rodada de vacinas neste momento. Não é divertido para nenhum de vocês, mas a maioria dos pediatras vai ajudar a acalmar seus nervos e orientar você durante o processo.


brinquedos sexuais para apimentar o quarto

Sua visão está melhorando agora. Pegue alguns livros de bordo. Livros com imagens contrastantes e arrojadas chamam muito a atenção nesta época. Nunca é muito cedo para ler para o seu filho!

Quarto trimestre: semanas pós-parto 9 + 10

Corpo e mente

Você pode estar olhando para seu corpo com um olhar cético. Pode ser frustrante sentir que seu corpo ainda não é como costumava ser. Lembre-se de que seu corpo passou por uma mudança significativa e, apesar das representações de mães famosas e do marketing da indústria da dieta, perder peso rapidamente não é uma meta que deveria fazer parte da sua vida pós-parto.

Seu corpo fez um dos trabalhos mais fortes e impressionantes que já foi feito. Mude o seu foco do que era antes para o que você quer que seja daqui para frente.

Como lidar - Descubra o que faz você se sentir bem

Em vez de se concentrar em ter seu corpo pré-bebê de volta com dietas de correção rápida, concentre-se em apoiando seu corpo pós-parto . Encontre o que é bom para você. Ouça o que seu corpo deseja, seja sair para se mover, comer os alimentos que você deseja ou permitir-se descansar. A chave é fazer o que te faz sentir bem. Não porque você queira perder peso rapidamente. É muito cedo para cortar calorias, especialmente se você estiver amamentando. Dê a si mesmo alguma graça e pratique amar a si mesmo onde você está agora. A verdade é que seu corpo nunca será verdadeiramente o que era, e isso não é nada vergonhoso.

Seu bebê

Por volta da semana 10, a programação do seu bebê está começando a se tornar um pouco mais previsível. Eles normalmente seguem uma rotina de comer-brincar-cochilar ao longo da manhã e novamente à tarde e à noite. Você e seu bebê podem prosperar com a rotina, mas não tenha medo de se desviar do normal de vez em quando.

Quarto trimestre: semanas pós-parto 11 + 12

Corpo e mente

Você chegou ao final do quarto trimestre! A esta altura, suas noções preconcebidas de como seria sua entrada na maternidade foram totalmente contestadas.

Você já sentiu a sensação simultânea de estar louca de amor por seu filho, mas também completamente dominada por ele.

Ser pai não é divertido às vezes. É confuso, caro, frustrante e demorado. Alexandra Sacks se refere a essa época como um cabo de guerra emocional. Nossa oxitocina nos puxa para o nosso bebê, mas, ao mesmo tempo, nossas memórias são um lembrete de nossas outras identidades do que costumávamos ser, nos puxando para longe. Este empurrar / puxar é difícil e sua sensação de ambivalência durante esses momentos é uma parte normal do processo.

Como lidar - Lembre-se de quem você é

Faça uma lista de todas as coisas que você gostava de fazer antes do bebê. Leitura, caminhadas, jogos de tabuleiro, happy hours, aventuras com amigos, viagens, noites espontâneas com o parceiro ... a lista é longa. Afixe-o em sua casa para se lembrar das coisas que fazem de você, você. Eles ajudarão a mostrar que você existe fora de sua função de pai neste estágio de transição.

Seu bebê

Seu filho está se tornando cada vez mais social com você e outras pessoas ao seu redor. Fale com eles, imite suas expressões e continue a ler para eles. Você também notará que eles têm um pouco mais de controle sobre o pescoço e são menos bobbleheads. Trabalhe para estimular os músculos do pescoço, praticando exercícios de barriga para baixo.

Sua jornada pós-parto não termina aqui. A paternidade está sempre mudando e nos testando. Aproveite este tempo e não se culpe muito durante os momentos mais difíceis. Você conhece melhor a si mesma e ao seu bebê, confia em si mesma, cuida de si mesma e se junta a outras mulheres que estão navegando nesta fase da vida.

Imagem destacada por Barbara Alçada