Menstruação

Encontrando seu ritmo ao se reconectar à Lua

Quando comecei meu período, minha mãe me trouxe uma caixa de absorventes do porão. Foi o fim da conversa. A partir daquele momento, aprendi a não dar muita atenção ao meu período. Foi um fenômeno estranho e vergonhoso que fez as meninas do ensino médio perderem os dias de natação e me fez querer tirar o lixo do meu próprio banheiro.

Como muitas mulheres, aprendi a suprimir minhas emoções junto com as dores das cólicas, cansaço, frustração e reclusão porque me ressentia do rótulo de TPM e de ser rejeitada como excessivamente emocional. Então, mudei para uma abordagem mais controlada: tomando pílulas anticoncepcionais em uma idade jovem, não pela gravidez, mas pelo desejo de regular os sintomas que pareciam erráticos.

Mais tarde, como um viajante de longo prazo, meu período tornou-se o inconveniente do século, pois exigia uma busca em loja para loja para o tampão raro em cidades rurais. Essas pesquisas revelaram a dificuldade que as mulheres enfrentam globalmente no acesso a produtos sanitários e sustentáveis ​​ao sangrar, e expôs ainda mais as limitações culturais impostas a eles; se isso foi uma vergonha por experimentar emoções induzidas por hormônios ou faltar à escola.

A conexão do ciclo com a lua

As mulheres estão se tornando cada vez mais críticas a falta de compreensão e respeito pela nossa fertilidade e ritmos naturais na sociedade moderna. No entanto, curar e ver meu corpo como um alicerce da natureza, em vez de um fardo, veio quando me permiti falar - suspiro! - com outras mulheres sobre nossos corpos. Nesses espaços informais, muitas vezes chamados de círculos femininos, as mulheres trabalham para desmantelar o condicionamento patriarcal e nutrir atitudes de consciência, aceitação e apoio em nossa conexão com a vida e a morte.

Apesar alguns estudos discordam , é uma experiência comum ter seu ciclo sincronizado com as outras mulheres em sua comunidade. Este fenômeno é humilhante à medida que você percebe que a inteligência de seu corpo feminino é maior do que sua capacidade de escolher e controlar. Sua força, emoções e fertilidade estão todas conectadas a uma força além de sua vontade pessoal. Essa experiência o leva a questionar: a que estou conectado?

O que se tornou interessante nos meus círculos e comunidades femininas é que, à medida que ficamos mais em sintonia com a natureza, passando o tempo ao ar livre sob as estrelas e nos oceanos, vimos nossos corpos se transformando para seguir os ciclos da lua. O uso de eletricidade e medicamentos muitas vezes interfere na conexão natural das mulheres com o Ciclo lunar , que dura cerca de 28 dias e onde a ovulação ocorre perto da lua cheia e sangramento perto da lua nova ou escura.

As origens dos círculos lunares

As antigas culturas indígenas americanas contêm mitologias lunares sobre as mulheres que se sentem oprimidas pelos problemas de suas famílias. De acordo com a lenda, o Raven ouve suas preocupações e pede ajuda às Avós. Em resposta , A avó Ocean falou com a irmã sobre a situação das mulheres. A avó Moon respondeu: 'Eu sou o poder do feminino. Enviarei às mulheres, minhas irmãs, suas águas carregando meu poder. Uma vez a cada ciclo lunar, você deve entrar nas mulheres através de mim e purificá-las. 'E ela fez isso. Desde então, cada mulher tem um momento em cada ciclo lunar quando ela incorpora o poder da lua e seu fluxo é a limpeza do oceano. Chamamos isso de hora da lua da mulher, ou hora da lua.

A prática comum de alojamentos lunares ou espaços separados para a menstruação homenageia esse tempo de limpeza e conexão. Aqui mulheres sangraram juntos enquanto a comunidade esperou pelo discernimento feminino e pela sabedoria adquirida durante esse tempo de descanso.

Embora o nome 'ciclo lunar' ainda seja comum na sociedade moderna, a relação com o calendário lunar é perdida por mulheres que aprenderam amedicalizar os altos e baixos de seus hormônios e sangue. O aumento de neuropeptídeos, estrogênio e testosterona durante a ovulação resulta em mais atividade cerebral e energia criativa. Após a ovulação, pode-se entrar em um período reflexivo e lento, à medida que o útero se prepara para liberar seu revestimento interno.

Ouça seu corpo, respeite seu ciclo

Durante a menstruação ocorre uma limpeza física e fisiológica. Ouvir seu corpo durante essas mudanças hormonais pode ajudá-lo a reconhecer e interpretar a dor ou sentimentos fortes como algo fora de equilíbrio em sua vida que precisa voltar ao equilíbrio. Também ajuda você a entender que seus níveis de energia nem sempre são consistentes, mas têm padrões que você pode aprender a controlar. Ao permitir que nossos corpos se conectem uns com os outros e com o poder da atração gravitacional da lua, as mulheres podem obter uma compreensão e aterramento em ritmos naturais .

Este processo de renaturalização está se tornando mais crítico para as mulheres, uma vez que o financiamento internacional e o acesso aos cuidados de saúde femininos continuam sob ataque. Mulheres com consciência de seus ciclos podem saber quando estão mais férteis e evitar ou planejar a gravidez. Eles também são capazes de rastrear mais facilmente as datas da gravidez e tomar decisões mais informadas sobre abortos e outras questões de saúde quando entendem o ritmo de seus corpos como deveria ser.

O primeiro passo é começar a honrar o processo do seu corpo. Há uma força e sabedoria em aceitar sua conexão com o ciclo de vida. A abertura para outras mulheres irá ajudá-lo a obter uma apreciação pela gama de experiências e também permitirá que você veja sua conexão mais profunda com os ciclos lunares e terrestres. Passar o tempo ao ar livre, bem como dormir com uma luz durante a lua cheia, se você estiver em uma cidade, pode ajudar a regular seu ciclo para a lua e, com o tempo, a sintonia mais profunda com suas emoções e intuição se seguirá.

Imagem apresentada por Jade Beall