Corpo E Imagem Corporal

Tudo o que você sempre quis saber sobre o folato (trazido a você pela semente)

Folato - sua mãe diz que você precisa. Sua avó diz que você precisa. Seu médico diz que você precisa. A Internet diz que você precisa. Mas o que exatamente é folato e por que ele é importante?



E você sabia que as bactérias podem fazer isso?

Nossos amigos em Semente sabe muito sobre bactérias - especialmente os trilhões delas que vivem dentro e sobre você e, ao lado de vírus, fungos e leveduras, constituem seu microbioma. Esses micróbios são essenciais para a sua saúde - desempenhando funções críticas como auxiliar na digestão e modular as respostas imunológicas. Como mulheres, temos uma relação especialmente única com as bactérias - 'semeamos' nossos filhos com seus primeiros micróbios - eles informam o desenvolvimento do sistema imunológico e digestivo e estabelecem uma base para a saúde. Desde o nascimento, passando por fases e momentos importantes da vida, como fertilidade, gravidez e menopausa, as bactérias desempenham um papel significativo.

Portanto, quando Seed nos disse que as bactérias benéficas podem realmente aumentar a produção de folato no corpo, precisávamos saber mais. Ouça isso deles:


manchando 4 dias após o término do período

Primeiras coisas primeiro. O que é folato?



Folato (vitamina B9) é um micronutriente crucial1que apóia a síntese, o reparo e a função do DNA e do RNA - os blocos básicos de construção da vida. Isso significa que ele desempenha um papel crítico na criação e manutenção de novas células, particularmente durante a gravidez e o desenvolvimento infantil - é por isso que você provavelmente já ouviu falar sobre folato e fertilidade, gravidez, desenvolvimento do tubo neural e prevenção de defeitos congênitos graves. Na verdade, seu papel na saúde pré-natal resultou em dois prêmios Nobel e é vista como uma das descobertas médicas mais importantes do século.

folato


cólicas 1 dia após o período

O folato não é apenas para mulheres grávidas. Também é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e é vital na prevenção da anemia. A deficiência de folato também foi associada a níveis elevados de um aminoácido chamado homocisteína no sanguedois, que surgiu como um fator de risco para doenças cardíacas e derrame. E para os futuros pais, também desempenha um papel na fertilidade masculina e na melhora da contagem de espermatozoides.



Tudo para dizer, é uma vitamina muito importante. É por isso que é recomendado que os adultos consumam pelo menos 400 mcg (microgramas) de folato por dia. Mulheres que desejam engravidar ou estão grávidas devem consumir mais de 600-800 mcg por dia.

Quais são algumas fontes de folato?

O nome ‘folato’ é derivado do termo latino Folha , significado Folha ou folhagem (uma ótima folha de cola para fazer compras no mercado!) Como você pode imaginar, isso significa que o folato está naturalmente presente nos alimentos - especialmente nas variedades folhosas e verdes; pense em espinafre, alface, bruxelas, brócolis, abacate. Frutas cítricas, feijões, lentilhas e vísceras também são ricos em folato.

Além da dieta, muitas mulheres são rotineiramente aconselhadas a fortificar e suplementar ainda mais, geralmente na forma de ácido fólico.

O ácido fólico e o folato são iguais? (Dica: não. E aqui está uma história rápida.)



Embora muitas vezes usados ​​de forma intercambiável, ácido fólico e folato não são a mesma coisa. O ácido fólico é uma forma sintética de folato criada pela primeira vez na década de 1940. Por ser altamente estável, é a forma mais comum desse nutriente adicionado a suplementos dietéticos.

Em 1998, o ácido fólico foi introduzido como parte de um programa obrigatório de fortificação de alimentos, com base em evidências contundentes de que a suplementação antes da concepção e durante o início da gravidez prevenia defeitos do tubo neural, como espinha bífida e anencefalia, em recém-nascidos. A preocupação - os DTNs ocorrem tão cedo na gravidez (no primeiro mês) que o dano já pode ter acontecido antes que uma futura mãe saiba como aumentar sua ingestão de folato. A tese - fortalecer o suprimento de alimentos (adicionando ácido fólico a todos os pães, farinha, fubá, arroz, macarrão e grãos enriquecidos nas prateleiras das lojas) foi a maneira mais eficiente de alcançar a maioria das mulheres em idade reprodutiva. Funcionou - a prevalência de DTNs no nascimento diminuiu 35% nos EUA, com cerca de 1.300 bebês nascidos a cada ano poupados de seus efeitos.

No entanto, agora sabemos que o ácido fólico e o folato entram no ciclo metabólico de maneiras diferentes. O ácido fólico primeiro sofre redução e metilação no fígado, onde uma enzima chamada dihidrofolato redutase (DHFR) converte para tetrahidrofolato (THF) antes de outra enzima chamada metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) finalmente converte isso para metilfolato (5-MTHF), a forma biodisponível (ou seja, seu corpo pode absorvê-lo e usá-lo) de folato. Mas, a atividade de DHFR no fígado humano é geralmente bastante baixa. Uma ingestão abundante de ácido fólico pode significar níveis inesperados de ácido fólico não metabolizado circulando no sistema.


primeiros sintomas de gravidez com iud

Cerca de 20-40 por cento da população não tolera o ácido fólico, devido a uma mutação genética chamada MTHFR, o que significa que eles não produzem o suficiente ou nenhuma das enzimas responsáveis ​​por esse último estágio e não podem processar adequadamente o ácido fólico em um estado utilizável. Especialmente para essas pessoas, o acúmulo de ácido fólico no fígado pode causar danos.

Se você optar por suplementar, a forma biodisponível de folato (5-MTHF ou metilfolato) é recomendada (especialmente para aqueles com a mutação MTHFR) como uma alternativa ao ácido fólico.

Sua farmácia interna

A conversa em torno do folato sempre esteve enraizada na suplementação (seja por meio de dieta ou produtos). Isso ocorre porque, por definição, as vitaminas são nutrientes essenciais que nosso corpo não pode produzir por conta própria. Talvez ficasse surpreso, então, ao saber que cada um de nós tem uma farmácia interna que, na verdade, sintetiza algumas dessas vitaminas essenciais, incluindo ácido fólico.


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Conheça seu microbioma

Para ver isso em ação, primeiro temos que viajar para o seu intestino, que é o lar da maior parte do seu microbioma (a comunidade de 38.000.000.000.000 de microorganismos que vivem dentro e sobre você). Esses micróbios benéficos, principalmente bactérias, residem ao longo de sua parede epitelial e desempenham funções críticas para sua saúde. Embora mais conhecidos por seu papel na saúde digestiva e imunológica, eles também são responsáveis ​​por muitas outras funções importantes:

  • Mantenha a integridade de sua barreira intestinal para que bactérias inóspitas não possam penetrar. Eles fazem isso influenciando a composição do muco3e colaborar estreitamente com os 'guardiões' do seu intestino (junções estreitas) para modular o que deve (ou seja, nutrientes) ou não (ou seja, partículas de alimentos não digeridas ou bactérias patogênicas) passar para a corrente sanguínea.
  • Mantenha um ambiente ácido para dissuadir certas bactérias patogênicas que amam os alcalinos de se enraizarem.
  • Produz neurotransmissores que estimulam as contrações musculares (sim, estamos falando sobre cocô mais fácil).
  • Quebrar alimentos que de outra forma não poderíamos - pense em carboidratos complexos, como fibras.
  • Produzem ácidos graxos de cadeia curta, como butirato, que alimentam as células que revestem seu cólon, fortalecem sua mucosa intestinal protetora e oferecem poderosos efeitos antiinflamatórios além do intestino, reduzindo o estresse oxidativo (desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes desintoxicantes) e administrando o produção de células T reguladoras (aquelas que ajudam seu corpo a distinguir entre si mesmo e intruso).

Mas, o que as bactérias têm a ver com o folato?

Bem, além de todas essas funções críticas, certas cepas de bactérias também podem biossintetizar vitaminas em seu cólon - vitamina K (menaquinonas) e a maioria das vitaminas B solúveis em água, incluindo biotina (B7), ácido nicotínico (B3), riboflavina (B2), tiamina (B1), piridoxina (B6), ácido pantotênico (B5), cobalamina (B12) e, claro, folato (B9). Isso significa uma fonte contínua, complementar e endógena dessas vitaminas essenciais - criadas, absorvidas e utilizadas pelo corpo, direto do cólon.

Essas descobertas revelaram novas aplicações para bactérias benéficas (probióticos) e são a prova de seu impacto além de simples questões digestivas. Na Seed, estamos incrivelmente entusiasmados com o futuro da ciência do microbioma e como a compreensão da função (não apenas da identidade) das cepas probióticas pode se traduzir em benefícios sistêmicos para a saúde humana.

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Seed’s Female Daily Synbiotic é o primeiro a incluir cepas probióticas que aumentam a produção de folato de dentro do corpo. Devido à resposta esmagadora, ele se esgotou logo após o lançamento do Seed, mas você pode pré-encomenda para reservar o seu abastecimento (enviado no início de 2019) com código BM15 por 15% de desconto no primeiro mês . Boa Sementeira!

Imagem apresentada por Amor kat
1Crider, K. S., Yang, T. P., Berry, R. J., & Bailey, L. B. (2012). Folato e metilação do DNA: uma revisão dos mecanismos moleculares e as evidências do papel do folato. Avanços na nutrição (Bethesda, Md.), 3 (1), 21-38.
doisZhang, D., Wen, X., Wu, W., Guo, Y., & Cui, W. (2015). Nível elevado de homocisteína e deficiência de folato associados ao aumento do risco geral de carcinogênese: meta-análise de 83 estudos de caso-controle envolvendo 35.758 indivíduos. PloS one, 10 (5), e0123423. doi: 10.1371 / journal.pone.0123423
3Sicard, J. F., Le Bihan, G., Vogeleer, P., Jacques, M., & Harel, J. (2017). Interações de bactérias intestinais com componentes do muco intestinal. Fronteiras em microbiologia celular e de infecção, 7, 387. doi: 10.3389 / fcimb.2017.00387
4 Rossi, M., Amaretti, A., & Raimondi, S. (2011). Produção de folato por bactérias probióticas. Nutrientes , 3 (1), 118-34.