Corpo E Imagem Corporal

A fome pode mudar seu cérebro? Ancel Keys e o perigo de fazer dieta

Em 1944, no final da Segunda Guerra Mundial, o nutricionista líder mundial, Ancel Keys, fez uma chamada para participantes do estudo. A fome era generalizada na Europa ocupada e Keys queria entender os efeitos físicos da desnutrição. Ele estava particularmente interessado em como realimentar aqueles que estavam famintos.



Mais de 400 homens se inscreveram e 36 objetores de consciência (homens que optaram por não lutar na guerra por motivos morais) aderiram à causa.

Ancel Keys

Pôster de recrutamento, maio de 1944

O experimento durou um ano e consistiu em três fases distintas.


quando começam as cólicas menstruais



Durante os primeiros três meses, a dieta dos homens foi monitorada para levá-los ao seu peso base ideal - eles podiam comer o que quisessem. Isso foi seguido por um período de semi-inanição de seis meses, durante o qual a ingestão calórica dos homens foi reduzida de modo a levá-los à beira da inanição. E os três meses finais consistiram em realimentação em que a ingestão de calorias dos homens foi lenta e metodicamente aumentada para medir as mudanças na saúde e no humor.

Eles pararam de rir. Eles ficaram obcecados por comida. Eles se debruçaram sobre livros de receitas e ficaram acordados até tarde da noite estudando receitas.

A privação na segunda fase teve resultados imediatos e marcantes para a saúde. Os batimentos cardíacos dos homens diminuíram, seus corações realmente diminuíram de tamanho e seu volume de sangue caiu. Seus rostos afundaram, suas costelas se projetaram e seus tornozelos e pernas incharam como resultado do edema (excesso de líquido nos tecidos).



Mas talvez mais interessante sejam os efeitos psicológicos. Os homens recuaram para dentro de si mesmos quando a apatia tomou conta. Eles perderam o interesse por política, eventos mundiais, sexo e romance. Eles pararam de rir. Eles ficaram obcecados por comida. Eles se debruçaram sobre livros de receitas e ficaram acordados até tarde da noite estudando receitas. Eles criaram rituais elaborados em torno da hora das refeições e ficavam irados se tivessem que esperar muito para comer. Restos de comida foram retirados de latas de lixo. Um homem comprou rosquinhas em uma padaria e distribuiu às crianças. Ele então ficou lá e observou enquanto eles comiam. Outro participante começou a sonhar com canibalismo e foi rapidamente dispensado do estudo após ameaçar matar Keys e a si mesmo.

Keys descreveu os participantes como homens que adiaram sua vida, enquanto suportavam o terrível presente.

Ancel Keys

Ancel Keys



Apenas 32 dos 36 homens completaram a fase de semi-inanição.

Anos mais tarde, relembrando a experiência, um participante disse: Não sei muitas outras coisas na minha vida que esperava terminar com mais do que este experimento. E não era tanto ... por causa do desconforto físico, mas porque fazia da comida a coisa mais importante na vida. E a vida é muito monótona, se isso for a única coisa.

Muitos dos homens acharam a fase de realimentação a mais difícil. Quando a comida era reintroduzida (ou, mais comida, eu deveria dizer), era feita lentamente. Duzentas calorias, depois 400, 600, 800. Keys foi capaz de determinar que, para os músculos se recuperarem, a ingestão diária aproximada precisava ser, no mínimo, 4.000 calorias. Apesar do aumento das calorias, os homens lutaram contra uma sensação persistente de fome. Mais tarde, eles descreveriam como uma sensação de que nenhuma quantidade de comida poderia saciar. E então o Keys retirou todas as restrições. Deixados à própria sorte, os homens ingeriam entre 5.000 e 11.500 calorias por dia.

Quando conto essa história, é sempre nesse ponto que faço uma pausa para perguntar, Quantas calorias você acha que os homens estavam comendo? À beira da fome, qual era a contagem de calorias?

1.000? 500? 800, talvez?

1.600. 1.567 para ser exato.

Quando eu tinha dezenove anos, fiz dieta por dez semanas. Segui um plano recomendado pelo meu pediatra e pelo ginecologista obstetra. Por dez semanas, comi menos do que o número listado acima. E comecei a comer compulsivamente.

Um amigo uma vez descreveu a compulsão alimentar como o sistema de controle do corpo. Pense em quando um corpo desmaia - geralmente é porque o coração não está recebendo sangue suficiente e, portanto, o corpo torna o mais fácil possível mover o sangue - ele substitui a gravidade. Uma farra é muito parecido com isso - a tentativa do corpo de obter o máximo de calorias dentro do corpo, o mais rápido possível. Acontece que a evolução é uma força e, após milhares de anos, ainda está preparada para a fome. E assim, um cérebro faminto procura calorias. Lembro-me de repente de desejar alimentos que nunca antes amei - bolos densos e doces com açúcar. Eu comi e comi e comi. E então eu me retirei para dentro de mim.

Pessoas que fazem dieta têm maior probabilidade de se tornarem obesas do que as que não fazem dieta.

Ocasionalmente, ainda fico chocado com os números. Fiz dieta por 10 semanas e depois perdi seis anos da minha vida devido a um distúrbio alimentar - a um ciclo terrível de restrição, compulsão alimentar e ganho de peso. Sempre brinco que foi um pouco de ciência que salvou minha vida. Eu rio enquanto digo isso porque é um capítulo incrivelmente sombrio, nem tanto, mas mesmo assim é verdade.

Aqui está o que os dados dizem: Após cerca de cinco anos, 41% das pessoas que fazem dieta ganham mais peso do que perderam. A perda de peso, como resultado da restrição calórica, resulta em um metabolismo drasticamente lento. Mesmo quando os indivíduos recuperam peso, seu metabolismo não se recupera e, portanto, eles não queimam tantas calorias quanto deveriam para alguém de seu tamanho. Pessoas que fazem dieta têm maior probabilidade de se tornarem obesas do que as que não fazem dieta. Como o cérebro precisa garantir que comemos, a comida tem um gosto melhor para um corpo faminto (o cérebro aumenta os hormônios do prazer).

A restrição calórica por períodos prolongados de tempo tem efeitos massivos no bem-estar físico e psicológico. E o que é realmente louco é que temos alguma ideia disso desde os anos 1940.

Mas tem mais.

Sandra Aamodt, neurocientista e autora de Por que as dietas nos deixam gordos: as consequências involuntárias de nossa obsessão pela perda de peso escreveu em O jornal New York Times em 2016, a visão da nossa cultura sobre a obesidade como algo exclusivamente mortal está errada. Baixa aptidão física, tabagismo, hipertensão, baixa renda e solidão são melhores indicadores de morte precoce do que a obesidade. Ela então continuou: Pessoas obesas que se exercitam, comem vegetais suficientes e não fumam não têm mais probabilidade de morrer jovens do que pessoas com peso normal com os mesmos hábitos.


tratando bv durante o período

Pode muito bem ser a hora de uma mudança radical na maneira como pensamos sobre os corpos. Evidências anedóticas, dados e estudos disponíveis levantam sérias questões sobre nossas narrativas confiáveis ​​em torno de corpos, peso e força de vontade. Talvez as dietas, em sua forma atual, simplesmente não funcionem. E talvez tenha algo a ver com o fato de que nossos corpos evoluíram ao longo de milhares de anos para armazenar gordura em preparação para a fome. Talvez precisemos parar de falar sobre peso como se fosse o indicador final da saúde de uma pessoa. Talvez seja hora de jogar fora o que pensamos que sabemos e tentar novamente.

Imagem apresentada por Ernest Porzi