Gravidez E Nascimento

Baby Blues vs. depressão pós-parto: Qual é a diferença? Aqui está o que você precisa saber

A maternidade pela primeira vez pode ser uma experiência desafiadora para qualquer pessoa. Entre a privação de sono, as flutuações hormonais e a aparição de visitantes bem-intencionados, é provável que você mal tenha o tempo necessário para percorrer os fóruns de pais para dicas sobre amamentação.

Não tem certeza se os sentimentos que você está tendo são apenas uma transição difícil para a paternidade ou algo mais profundo? Aqui está a diferença entre tristeza infantil e depressão pós-parto, e o que fazer se você estiver enfrentando algum deles.



Diferenças entre baby blues e depressão pós-parto

A diferença entre baby blues edepressão pós-partoé a duração e a gravidade dos sintomas, diz Dra. Jodie Eisner , uma psicóloga perinatal na cidade de Nova York.

O Dr. Eisner, cujas especialidades incluem desafios perinatais, discorre sobre a diferença entre os dois a seguir.

Depressão pós-parto

  • Afeta aproximadamente 60-80% das novas mamães na fase pós-parto
  • Dure entre 2 dias e 2 semanas
  • Frequentemente atinge o pico 3-5 dias após o parto
  • Principais causas: flutuação hormonal extrema
  • Não relacionado ao estresse ou histórico psiquiátrico

Os sintomas de baby blues podem incluir:



  • Choro
  • Sentindo-se sobrecarregado com a maternidade
  • Fadiga
  • Alguma labilidade emocional

Se você está passando por uma tristeza infantil, tente relaxar sabendo que eles devem levantar pesos por conta própria. Conversando com um terapeuta especializado em saúde mental perinatal pode ajudá-lo a descobrir o melhor curso de ação para sua situação.

Depressão pós-parto

  • Afeta aproximadamente 12% das novas mamães na fase pós-parto
  • O tempo de recuperação depende de uma série de fatores, que vão desde histórico pessoal de depressão até a gravidade dos sintomas e que tipo de apoio você tem em casa
  • A depressão pós-parto pode começar dias, ou até meses, após o parto. O pico de risco de desenvolvimento ocorre três meses após o nascimento.

Os sintomas de depressão pós-parto incluem:

  • Mudanças de peso
  • Distúrbios do sono
  • Mudanças no nível de energia
  • Humor geral inferior
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa
  • Dificuldades de concentração ou pensamentos suicidas
  • Falta de interesse no bebê
  • Sentindo-se realmente oprimido
  • Incapacidade de cuidar de si ou da família
  • Isolamento, mudanças de humor
  • Perturbações do apetite e do sono
  • Sentimentos de raiva, culpa e / ou medo
  • Dificuldade de concentração ou tomada de decisões
  • Possíveis pensamentos de prejudicar o bebê ou a si mesmo

Não existe uma causa única para a depressão pós-parto. No entanto, há estão fatores de risco dinâmicos, como:



  • Uma história de depressão
  • Um relacionamento difícil, ou conflitos não resolvidos, com os próprios pais da mãe
  • Experiências adversas iniciais em sua família de origem e história de perda
  • Depressão pós-parto anterior

Se você estiver experimentando sintomas de depressão pós-parto, continue lendo para ver as opções de tratamento abaixo.

A terapia pode ajudar a tratar a depressão pós-parto

Depressão pós-parto é tratável. As opções de tratamento incluem:


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A terapia e os medicamentos funcionam particularmente bem em conjunto, mas ambos podem ser bem-sucedidos de forma independente. Um painel de especialistas recentemente relatado que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia interpessoal podem ser os tratamentos mais eficazes para a maioria das mulheres com depressão pós-parto.

Como a depressão pós-parto, a ansiedade pós-parto e outras preocupações perinatais são condições de saúde mental que requerem treinamento especializado, é importante priorizar a experiência do terapeuta neste campo ao buscar apoio profissional. Além disso, você também deve sentir um alto nível de conforto com o terapeuta e sentir que ele realmente entende o que você está vivenciando, para que possa se abrir para ele.

Alguns ótimos recursos para encontrar terapeutas especializados em depressão pós-parto incluem Postpartum Support International , que oferece muitos dos treinamentos para profissionais especializados em saúde mental perinatal, e Zencare.co , que tem uma rede avaliada de terapeutas para depressão pós-parto emNYC,Boston, eRhode Island.

Ioga, exercícios leves e reconexão com seu parceiro também podem ajudar com a depressão pós-parto

Dr. Susan Park , uma psiquiatra de saúde feminina na cidade de Nova York, cujas especialidades incluemlude a depressão e ansiedade perinatais, sugere atividade fácil para aliviar os sintomas da depressão pós-parto.Recomendo começar exercícios leves como ioga no início do período pós-parto e sair de casa uma vez por dia para tomar ar fresco.

Dr. Park continua, eu encorajo meus pacientes a passaremalgum tempo a sós, mas também para encontrar tempo para se reconectar com seus parceiros. Pode ser assustador deixar um bebê para um encontro noturno; no entanto, é importante passar tempo de qualidade com seu cônjuge em atividades simples, como dar um passeio ou tomar uma xícara de café.

Se o seu parceiro ou ente querido está sofrendo de depressão pós-parto, veja como você pode ajudar

O Dr. Eisner tem uma dica fácil e simples para ajudar as novas mamães: deixe-as dormir!

Os distúrbios do sono estão implicados nos transtornos do humor, seja dormir muito ou não o suficiente, diz ela. O sono restaurador ajudará as novas mamães a controlar melhor seu humor e a superar a ansiedade e a depressão.

Ela também observa que validar suas experiências é crucial e incentivá-los a procurar atendimento é altamente benéfico, porque a depressão pós-parto é tratável.

Imagem apresentada por Leighann Renee