Saúde Mental

9 maneiras de criar tempo dedicado e sozinho durante a quarentena

Como as notícias, anúncios e sua mãe têm lembrado você nas últimas semanas, vivemos em uma época sem precedentes. A vida foi colocada em pausa enquanto a nação (e o mundo) continua a lutar com o contínuo Pandemia do covid-19 .



No entanto, quando se trata de distanciamento social e auto-quarentena esforços, muitos de nós estão começando a sentir as linhas entre o trabalho, o tempo pessoal e o tempo familiar começando a se confundir. Isso pode levar ao estresse, frustração e uma sensação de não ter tempo para si mesmo.

Felizmente, existem maneiras de criar um tempo dedicado e produtivo sozinho para que você possa se reconectar consigo mesmo e encontrar um pouco de calma, mesmo quando o mundo ao seu redor não parece nada.

Compreendendo o valor do tempo sozinho

O tempo sozinho é muitas vezes percebido como uma coisa egoísta ou até mesmo assustadora de se fazer, mas o fato da questão é que é crucial para o bem-estar emocional e mental geral. Comopsicólogo Caleb Dodson, MA, MA, LMHC , coloca isso,Precisamos ser capazes de estar com nós mesmos. É de nós que vivemos a vida, somos os capitães de nosso próprio navio, não os outros.



Os benefícios do tempo a sós podem se manifestar de formas positivas como alívio do estresse, introspecção e relaxamento, entre outros. O tempo sozinho permite recarregar as baterias, por assim dizer, e melhorar a produtividade, o que é especialmente valioso durante esta nova estrutura social em que nos encontramos.

Psicólogo clínico licenciado Dra. Rebecca B. Skolnick, Ph.D. aponta que,Se você passa muito tempo cuidando de outras pessoas ou se concentrando nela, o tempo a sós é uma oportunidade de praticar o autocuidado.

Ter tempo e espaço para fazer as coisas por si mesmo pode ajudar a prevenir o esgotamento e criar um amortecedor para ajudá-lo a gerenciar os estressores e as demandas desta época, Dr. Skolnick diz, acrescentando: Caso contrário, você pode se sentir completamente esgotado e incapaz de cuidar de você mesmo ou outros. Somos mais capazes de gerenciar nossas emoções, trabalhar e cuidar dos outros quando cuidamos de nós mesmos.



Se você está se perguntando o que fazer sozinho ou simplesmente precisa aprender a ficar sozinho, aqui estão nove maneiras úteis de ter um tempo sozinho produtivo e dedicado durante a quarentena.

Designar espaço para seu tempo sozinho

Para pessoas com filhos, cônjuges e / ou animais de estimação, ter espaço para si mesmo para ficar sozinho às vezes pode parecer uma tarefa impossível.

No entanto, você pode fazer do seu tempo sozinho um esforço de equipe.Eu recomendo tentar coordenar com um parceiro, se possível, ou trabalhar em torno da programação do seu filho, diz o Dr. Skolnick.


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Por exemplo, você pode usar a hora da soneca ou do dever de casa do seu filho como uma oportunidade para ficar sozinho. O Dr. Skolnick sugere, se necessário, você pode colocar uma placa na sua porta que diz 'não perturbe' e explicar aos outros em sua casa / apartamento que quando esta placa estiver colocada, você está reservando um tempo para si mesmo e não deseja para ser interrompido a menos que haja uma emergência.

Se a casa não funcionar para você e você tiver um carro, pode ir passear um pouco por um espaço e ficar sozinho. Se você fizer isso, o Dr. Skolnick recomenda ouvir música atentamente no carro ou simplesmente curtir a mudança de cenário.

Se for realmente impossível bloquear uma quantidade prolongada de tempo / espaço para si mesmo, o banheiro pode ser um ótimo lugar para respirar fundo algumas vezes ou verificar você mesmo, diz o Dr. Skolnick, acrescentando: Tente tomar um banho consciente ou banho. Você também pode escovar os dentes ou lavar o rosto com atenção. Tente escolher algo que você já faz sozinho, mesmo que breve, e faça disso uma oportunidade de estar totalmente presente no momento com aquela atividade.

Quer seja seu escritório em casa, seu carro ou até mesmo o banheiro, o importante é que você está encontrando um tempo sozinho só para você. Como diz o Dr. Dodson, todos nós precisamos de espaço para crescer.

Coloque na sua agenda

Pode parecer bobagem escrever algo como Vá dar um passeio e ouvir seu podcast favorito ao meio-dia, mas na verdade é muito útil quando se trata de priorizar o tempo a sós. Você também pode definir um lembrete em seu telefone com um alarme informando que é hora de fazer ioga ou ler o artigo mais recente que você gostaria de ler. O que quer que o ajude a aproveitar os momentos do dia reservados apenas para você, isso garante que você se mantenha firme e obtenha o tempo que merece.

Comunique o que você deseja pelo seu tempo

Conforme mencionado, às vezes pode ser um esforço em grupo para garantir que você tenha seu tempo dedicado a sós. Para fazer isso, diz o Dr. Dodson, você precisa ser o mais direto possível com as pessoas em sua vida.

Você pode explicar com antecedência que, para cuidar de nós mesmos, todos nós podemos nos beneficiar de ficar algum tempo a sós, Dr. Skolnick observa, acrescentando: Você pode explicar que dedicar algum tempo para si mesmo o ajudará a ser o melhor parceiro / colega de quarto / pai / amigo que você pode ser


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Se você se sentir confortável, o Dr. Skolnick diz que você pode até dizer a eles o que você planeja fazer durante o tempo sozinho e como dar um ao outro tempo a sós.

É útil fornecer uma estimativa de quanto tempo você precisará ficar sozinho para que outras pessoas ao seu redor possam se planejar de acordo e você não precise se preocupar em ser interrompido a menos que haja uma emergência, diz o Dr. Skolnick. Também pode ser útil definir o que envolve uma 'emergência' que justifica a interrupção para que todos estejam na mesma página.

Realoque suas tarefas

Se você está descobrindo que ainda tem muitos conflitos surgindo quando se trata de agendar seu tempo sozinho, pode valer a pena reavaliar ou realocar as tarefas. Se você tem coisas demais para fazer (incluindo, aparentemente, lavar pratos pela milésima vez), você pode decidir quais cargas de trabalho e responsabilidades podem ser dispensadas, compartilhadas ou simplesmente adiadas para outra hora. Se o objetivo do tempo a sós é fazer uma pausa nas responsabilidades e demandas, pode ser útil determinar um horário alternativo para concluir essas tarefas, diz o Dr. Skolnick.

No entanto, como o Dr. Dodson aponta, isso também pode depender do que você deseja que seja o tempo sozinho. Quando as pessoas têm uma ideia do que gostam ou gostam de fazer e conhecem seu valor, esse tempo pode ser bastante produtivo.

Portanto, se você quiser que seu tempo sozinho recupere as tarefas ou tarefas anteriores que lhe dão uma sensação de calma ou propósito, você pode colocá-los em primeiro plano durante seu tempo sozinho. É tudo uma questão de usar seu tempo da maneira que você quiser.

Desligue seu celular

O Dr. Dodson diz que muitos de nós usamos nossos telefones para lidar com e preencher o espaço, o que é totalmente humano, especialmente agora. Mas, embora alguns de nós usem nossos telefones para tentar interagir de forma significativa, o Dr. Dodson aponta que os telefones celulares podem, na verdade, aumentar a sensação de solidão, que é a antítese de um tempo significativo a sós. O tempo sozinho pode ser livre de indutores de estresse frequentemente encontrados em nossos telefones, como mídias sociais ou e-mails.

Claro, desconectar totalmente de nossos telefones não é uma opção para todos. Quando se trata de desligar o telefone para ficar sozinho, o Dr. Skolnick diz para considerar se você acha que há uma chance de precisar ser contatado para uma situação de emergência, se você é alguém que está constantemente verificando o telefone ou se você simplesmente deseja usar seu telefone durante seu tempo sozinho.

Embora não haja certo ou errado em como você se sente em ter seu telefone com você durante o tempo sozinho, se você está procurando um pouco de paz e sossego, o Dr. Skolnick sugere silenciar seu telefone. Você também pode configurá-lo para tocar apenas para certas pessoas.

Se você puder colocar seu telefone em outra sala, pode ser útil fazê-lo por um período específico (por exemplo, 20 minutos) para que você possa fazer uma pausa nas telas e interrupções. Se você gostaria de ouvir música em seu telefone, você pode baixar algumas e colocar o telefone no modo avião para não ser interrompido, diz o Dr. Skolnick.

Aprenda a ficar sozinho começando pequeno

Para alguns, dedicar um tempo sozinho pode parecer uma tarefa árdua. Uma grande razão para isso, explica o Dr. Skolnick, é que algumas pessoas simplesmente não estão acostumadas a ficar sozinhas.

A melhor maneira de se ajustar ao tempo sozinho é praticar e começar aos poucos. O Dr. Skolnick sugere começar com pequenos incrementos de tempo, como dois minutos ou cinco minutos, e tentar fazer algo de que goste.

Por exemplo, você pode ouvir uma música de que goste, passar loção, ler ou qualquer outra coisa que deseje fazer.

Faça uma lista dos benefícios do tempo sozinho

Como criar um calendário do seu tempo sozinho, fazer uma lista pode parecer bobo, mas na verdade é bastante benéfico. Porque apenas a sua agenda, a sua lista vai ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu tempo sozinho.

Ao fazer sua lista, a Dra. Skolnick diz que você deve pensar sobre seus objetivos para o tempo sozinho, seja se sentir relaxado, energizado, intelectualmente estimulado, etc. Então, ela diz, você pode escolher as atividades que estão de acordo com seus objetivos e considere quanto tempo você deseja passar um tempo sozinho.

Não confunda solidão com solidão

O tempo sozinho pode parecer estranho ou até não natural para alguns, mas é importante lembrar que esse tempo dedicado não é solidão.

Como o Dr. Skolnick explica, a solidão é uma emoção que qualquer um pode sentir a qualquer momento, esteja fisicamente sozinho ou não. Muitas vezes as pessoas se sentem solitárias quando não estão com ninguém, no entanto, é possível se sentir solitárias mesmo quando outra pessoa está presente.

Ao escolher ativamente passar algum tempo sozinho, você pode planejar algo para fazer que seja calmante, agradável ou relaxante, diz o Dr. Skolnick, acrescentando: Isso evocará emoções positivas e o ajudará a se reconectar consigo mesmo.

Se você começar a se sentir sozinho durante o seu tempo sozinho, tudo bem também, garante o Dr. Skolnick. Apenas tente pensar sobre o objetivo do seu tempo sozinho e planeje o que você fará para que tenha mais chances de obter o máximo dele.

Faça um plano para o seu tempo sozinho

Seu plano pessoal se resume, em última análise, à sua definição de tempo a sós, diz o Dr. Dodson. Para alguns, será uma saída para a criatividade, para outros, podem ser simples momentos de reflexão enquanto bebem uma xícara de chá.


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O tempo sozinho também pode ser um momento para tentar algo novo, diz o Dr. Skolnick, ou simplesmente para praticar estar atento ao momento em vez de se preocupar com o futuro desconhecido, especialmente durante esses tempos incertos.

Qualquer que seja o seu plano para ficar sozinho, você pode e deve cumpri-lo, mesmo depois que a quarentena chegar ao fim nos próximos meses.