Saúde Mental

17 Resoluções de autocuidado práticas, mas poderosamente curativas

À medida que o fim deste ano tumultuado chega ao fim, pode ser tentador querer jogar fora 2020 e esquecê-lo. Se é isso que você precisa fazer: vá em frente! Este ano foi estressante e traumático, e o mais importante é fazer o que te alimenta.



No entanto, quanto mais falo com as pessoas, mais percebo quantas lições este ano nos trouxe. Muitos, como aqueles relacionados ao racial e social levantes ao redor dos EUA, estavam há muito atrasados ​​e em andamento. Outros eram mais pessoais - autocompreensão, amor e cuidado mais profundos. E embora autocuidado continue a ser uma palavra da moda, cooptado pelo capitalismo, colonização e branquitude de ativistas negros, pardos e indígenas - em seu âmago, o autocuidado continua sendo uma parte vital da criação de um mundo mais justo e livre.

O autocuidado é muito mais do que banhos de espuma, máscaras faciais, brunch e TikTok de rolagem

Essas coisas são maravilhosas - e, por favor, eu imploro, não peça para ver meu relatório de tempo de tela depois que eu entrar no TikTok - mas elas caem mais no reino da auto-tranquilidade. Eles se sentem bem, ajudam você a se sentir mais calmo e até mesmo desestressam, mas eles não necessariamente vão para o trabalho mais profundo que muitas vezes é necessário para a cura e a liberdade.

O autocuidado também não é apenas catarse

Um grito primitivo, orgasmo poderoso , ou exercícios suados podem fazer maravilhas - e também podem ser uma maneira conveniente de contornar quaisquer circunstâncias e emoções presentes.

O autocuidado é conhecer a si mesmo profundamente, curar a opressão internalizada e se libertar



Este é o trabalho de mergulhar em sua sombra e curar os padrões, muitas vezes ancestrais, que sustentam você ou suas comunidades. É passar por noites escuras da alma e encontrar momentos de prazer mesmo nelas. Nem sempre é bom ou relaxante e, definitivamente, nem sempre é divertido de fazer. Caramba, nem sempre é melhor fazer sozinho, dependendo do seu histórico.

O que ele oferece é a oportunidade de uma cura profunda e de longo prazo que reverbera por todos os aspectos de sua vida e cura ao longo de sua linha ancestral e também de seus descendentes.

O melhor autocuidado está a serviço do atendimento comunitário

2020 nos lembrou o quanto precisamos uns dos outros. Os indivíduos mais marginalizados correm o risco mais alto - por COVID, por brutalidade policial, por despejo e falta de moradia, insegurança alimentar, perda de trabalho e muito mais. Redes de ajuda mútua surgiram aparentemente durante a noite e em todos os lugares, um lembrete direto de que ninguém pode fazer tudo sozinho. Trabalhar em seu autocuidado a serviço do coletivo permite que a cura se espalhe mais facilmente.


por que todo mundo é infértil no conto da serva

17 Resoluções de autocuidado práticas, mas poderosamente curativas



1. Faça e mantenha um pequeno prometa a si mesmo por pelo menos 30 dias.

dois. Mova seu corpo na hora, a cada hora.

3. Observe quando você entra em uma história ou faz suposições sobre o que alguém quer dizer.


sangramento 7 dias antes do período



4. Complete esta frase em sua própria cabeça e com aqueles com quem você está se relacionando: Eu percebi ... e eu imagino ... Dêem um ao outro a oportunidade de falar a verdade.

5. Apenas diga sim quando estiver falando sério. Só diga não quando quiser. Se você não tem certeza, diga isso. E, sim, você pode mudar de ideia, é claro.

6. Se você ainda não está tomando vitamina D e magnésio, verifique com um profissional de saúde e comece.

7. Faça uma lista das coisas que lhe dão prazer e incorpore-as intencionalmente ao seu dia.

8. Observe e dê um nome às suas emoções.

9. Ao se deparar com uma decisão, pergunte-se o que seria mais nutritivo.

10. Conecte seu autocuidado a algo maior do que você, perguntando como isso serve à liberação coletiva?

11. Você já ouviu falar sobre sua zona de conforto e a necessidade de sair dela. Eduque-se sobre a Snap Zone também.

12. Ao abordar algo desafiador, ativador ou traumático, mergulhe até começar a se sentir ativado e, em seguida, mergulhe. Pode ser melhor fazer isso com um profissional de ajuda, como um treinador ou terapeuta, à medida que você desenvolve seu corpo e sente a percepção dos sentidos.

13. Observe como seu corpo se sente em diferentes circunstâncias. O que te faz sentir contraído? O que te faz sentir leve? O objetivo não é se sentir leve o tempo todo, mas continuar bem

14. Pratique perceber sua respiração sem alterá-la. Deixe que isso seja uma prática em aceitar-se como você é, agora.

15. Aprenda sobre sua janela de tolerância - ou o que Jane Clapp chama de janela de capacidade - e como expandi-la.


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16. Jogue uma bola contra a parede pelo comprimento de uma música por dia e sempre que você se sentir estressado.

17. Preste atenção à sabedoria de Resmaa Menakem de que a segurança não é um pré-requisito para fazer o trabalho - o trabalho é curar o racismo e outras opressões em você mesmo e contribuir para a criação de uma nova cultura.

2020 expôs o quão hiperindividualista e ineficaz o autocuidado se tornou

Quando o autocuidado é destilado para se sentir bem ou melhor, para se aperfeiçoar e ser apenas para você, ele perde um pouco de seu poder. Que 2021 seja um ano de banho e imersão em um trabalho mais profundo - por um mundo mais justo, compassivo e cheio de prazer.