Fertilidade

O guia de 12 meses para se preparar para a gravidez

Por mais irracional que seja, estou sempre ansioso para ir ao ginecologista. Mesmo que seja um exame de Papanicolaou de rotina ou check-in normal, tenho esse medo estranho de que algo esteja errado, reprodutivamente. (Eu até escrevi sobre essa ansiedade recentemente em outra história para Blood & Milk.) Mas, alguns meses atrás, entrei no consultório do meu médico, emocionado por estar menos impaciente e mais animado. Afinal, tive uma boa notícia para compartilhar: meu parceiro e eu decidimos que gostaríamos de iniciar nosso caminho de concepção no próximo verão.



Ela sorriu, igualmente em êxtase para mim, e disse rapidamente: Bem, vamos deixá-lo pronto, então!

Pergunte a qualquer mulher que concebeu, carregou e deu à luz um bebê, e eles vão contar que é um processo que se estende muito além de nove meses. Embora tendamos a esquecê-lo, a gravidez está criando uma pessoa totalmente nova dentro de seu próprio corpo e exige que as mulheres desenvolvam um órgão inteiramente novo, a placenta, para ajudar o feto a crescer forte. Não é uma tarefa fácil e muitas vezes requer uma ótima saúde, ajustes no estilo de vida e muitas considerações cuidadosas.

Se, como eu, você espera começar sua família em breve, os especialistas em fertilidade recomendam fazer tudo o que puder para se preparar (e seu futuro filho) para o sucesso. Embora seja importante observar que muitas mulheres terão gestações perfeitamente lindas de forma inesperada, sem preparação, também não faz mal pensar no futuro fisicamente, mentalmente e emocionalmente.



Aqui está o seu guia de 12 meses para se preparar para a gravidez:

Mês 1: Comemore a decisão

Se você está planejando engravidar com um parceiro ou com você mesmo, vale a pena fazer uma pausa! E talvez aplausos. Decidir crescer uma família é um grande marco e deve ser intencional e feliz. É por isso que é importante se alegrar no momento e tentar eliminar o estresse e a ansiedade o máximo que puder, de acordo com Patricia Ladis, PT, CBBA , um fisioterapeuta licenciado e autor de Guia da mulher sábia para sua gravidez e parto mais saudáveis . Isso pode ser tão simples quanto tentar deixar de lado os pensamentos negativos recorrentes ou aderir à meditação diária de 20 minutos. O objetivo é colocar sua mente no lugar certo, desde o início.

Se você vai ter um filho com seu parceiro, é importante garantir que ele também esteja junto. Para casais heterossexuais, isso começa com um pacto para permanecer vigilantes em sua resolução de alcançar uma saúde ótima, uma vez que tanto espermatozoides quanto óvulos são necessários para fazer a mágica, de acordo com OB-GYN Felice Gersh, M.D. , o fundador e diretor do Grupo Integrativo de Irvine e autor de PCOS SOS Fertility Fast Track .



O trabalho em equipe é melhor quando se trata de manter o curso ao longo do tempo. E quando o objetivo é adquirir e manter hábitos de vida saudáveis, façam juntos, ela recomenda.

Mês 2: comprometa-se com uma rotina de exercícios que você pode manter

Manter-se ativo é uma parte vital da preparação para a gravidez e do parto. Mas não precisa ser uma corrida longa, um treino intenso de HIIT ou uma aula de boxe suado para ser benéfico. Na verdade, se você não tem uma rotina de exercícios atualizada, Ladis diz para começar aos poucos, dando uma caminhada de 30 minutos todos os dias. Essa forma de movimento limpa sua mente, faz o sangue circular, fortalece as articulações, ativa o sistema digestivo e, por fim, reduz a inflamação, ela compartilha. Você criará um hábito de estilo de vida positivo que, quando você levar para a gravidez, irá beneficiar o cérebro em desenvolvimento do seu bebê, melhorando a neuroplasticidade.

Se você é um fã de exercícios abdominais, pranchas e outros movimentos de alta energia, você ainda deve mantê-los. Afinal, quando você estiver grávida, haverá novas limitações para os exercícios que você pode fazer com segurança, então aproveite-os agora!

Mês 3: comece a tomar um suplemento de ácido fólico



Um dos primeiros itens 'a fazer' do meu OB-GYN foi implementar um suplemento de ácido fólico na minha rotina. Embora seja bom fazer isso em qualquer momento do ano antes de engravidar, não é um mau hábito entrar no mais rápido possível. Como endocrinologista reprodutivo certificado pelo conselho e especialista em infertilidade Dra. Ellen Hayes, MD , explica, quando nossos níveis de ácido fólico são adequados em nosso corpo, pode ajudar a prevenir certos defeitos de nascença no feto. Ela também diz que também melhora a fertilidade. Quanto você deve tentar levar? Cerca de 400 mcg por dia.

Mês 4: agende seus exames

Agora é a hora de marcar exames com seu médico de cuidados primários e OB-GYN para começar a cavar nos testes de laboratório básicos. Embora se trate principalmente de exames de sangue, também é um momento sólido para ter uma discussão aberta com seu médico para entender melhor o que seu corpo único precisa e, talvez, o que está faltando. Dessa forma, se houver problemas subjacentes, como hipertensão, infecções vaginais ou deficiência nutricional, você pode resolvê-los o mais rápido possível.

Mês 5: Analise seus produtos de higiene pessoal e produtos domésticos de seu parceiro

Infelizmente, quando você está grávida, não são apenas os alimentos - como peixe cru e bebida - que você deve omitir de sua dieta; também são produtos. No entanto, para dar a sua fertilidade a melhor chance possível, o Dr. Hayes diz que vale a pena começar a ler as contracapas de seus produtos de higiene pessoal e domésticos agora. Como ela diz: existem milhares de produtos químicos desreguladores endócrinos (EDCs) em nosso ambiente que podem imitar ou bloquear os efeitos de nossos hormônios reprodutivos naturais.

Antes de enlouquecer, analise produto por produto. Um dos maiores infratores são os ftalatos, que podem afetar a qualidade do esperma, óvulo e embrião. Além de substituir seus recipientes de plástico para alimentos e garrafas de água por vidro ou aço inoxidável, procure um rótulo 'livre de ftalato' nos produtos de higiene pessoal que você usa todos os dias, especialmente perfumes, esmaltes e lacas para cabelo, ela recomenda

Em seus produtos de limpeza, ela diz para procurar BPA ou Bisfenol A, um produto químico usado em plásticos duros, recibos de papel térmico e no revestimento de alimentos enlatados. Níveis mais altos de BPA podem levar a menor fertilidade e aumento do risco de aborto, então reduzir a exposição é importante, ela continua. Quando a exposição ao BPA é reduzida, os níveis no corpo diminuem rapidamente em apenas alguns dias.

Mês 6: comece a monitorar os ciclos e saia do controle de natalidade

Uau! Faltam apenas mais seis meses para você 'oficialmente' começar a tentar engravidar. Uma vez que você tem a melhor chance de conceber quando ovula, é inteligente ficar mais confortável sabendo quando esses dias caem em seu ciclo. Como Dra. Renee Wellenstein , um médico com dupla certificação em OB-GYN e Medicina Funcional, explica, monitorar seus ciclos menstruais ajudará você a entender sua regularidade. E sim, isso significa dizer 'tchau' para suas pílulas anticoncepcionais. Por quê? Você não pode realmente saber como seu corpo está funcionando por conta própria até que você não regule seu ciclo com uma pílula.


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Mês 7: priorizar o sono

Já que você está entrando em um momento em sua vida em que dormir será um luxo, agora é a hora de aproveitar todo o descanso que puder. Como explica o Dr. Gersh, um sono de qualidade é essencial para alcançar uma saúde e fertilidade excelentes, e as mulheres que têm descanso inadequado tendem a ter mais problemas ovulatórios. Por quê? A melatonina produzida durante o sono é uma necessidade básica para o funcionamento de nossos ovários. Ela recomenda dormir de sete a oito horas por noite e tentar fazer a hora de dormir às 23h. Ou mais cedo.

Mês 8: concentre-se em sua dieta e peso

Ter seu peso em um número saudável antes do Dr. Gersh recomendar a gravidez, pois torna mais fácil carregar o bebê até o nascimento. Seu médico pode ajudá-lo a identificar o número da sua meta e, quando ele o fizer, há muitas maneiras de melhorar sua dieta. Um que ela recomenda é o jejum intermitente, com jejum mínimo de 13 horas, do jantar ao café da manhã. Suas refeições também devem começar grandes e diminuir ao longo do dia, com muito poucos petiscos. A alimentação com restrição de tempo e o jejum são ótimos para estimular um microbioma intestinal saudável, perder quilos extras de gordura e melhorar a saúde em geral, ela continua. As mulheres não devem jejuar durante a tentativa de gravidez, mas é ótimo antes disso. Como acontece com qualquer conselho que você ler na Internet, verifique com seu médico antes de fazer alterações em sua dieta.

Que alimentos você deve comer? O arco-íris! Como explica Ladis, é essencial receber uma ampla gama de nutrientes, vitaminas e minerais, como sopas, vegetais e outras guloseimas da terra.

Mês 9: Aumente o romance

Se você vai ter um bebê com seu parceiro, tente o seu melhor para não fazer do sexo uma tarefa árdua mas uma próxima etapa sexy e divertida em seu relacionamento. Já que você está a apenas alguns meses da concepção, agora é a hora de revelar o romance, diz o Dr. Gersh. O sexo é necessário para conceber um bebê e, muitas vezes, passa a ser visto como um trabalho e não como uma experiência de amor e união, ela compartilha. A construção de relacionamentos é melhor alcançada e mantida quando o romance é o foco de um casamento ou parceria.

Isso pode significar o planejamento de uma estadia temporária ou uma curta fuga 'pré-bebê', sugerindo jogos íntimos para jogarem juntos e outras aventuras escondidas. A esperança é ficar ainda mais perto um do outro, para que possam se conectar de uma maneira totalmente nova.

Mês 10: Pense sobre sua gravidez e experiência de parto

Sua irmã, seu melhor amigo, sua mãe ou qualquer outra mulher com quem você conversar terá uma opinião diferente sobre o tipo de profissional de saúde melhor. Alguns preferem parteiras, outros gostam de ter o mesmo ginecologista obstétrico desde o início. Algumas desejam dar à luz em um hospital ou centro de parto, enquanto outras podem querer o parto em casa. Embora você ainda esteja longe de dar à luz, vale a pena pesquisar as diferenças entre esses tipos de profissionais de saúde e determinar que experiência você gostaria de ter, de acordo com Talitha Phillips, doula em trabalho de parto e pós-parto e CEO da Claris Health .

Depois de saber o que funciona melhor para sua personalidade e preferências, tente marcar sua consulta o mais rápido possível! Construir esse relacionamento desde o início ajuda a facilitar e evitar uma transição médica quando você está grávida, ela compartilha. Também é um ótimo momento para comprar livros e ler blogs, pois tudo isso ajudará a se preparar para o que está por vir.

Mês 11: Faça do autocuidado uma prioridade

Se você não cuidar de si mesma, não poderá cuidar de um feto! Por mais animado e nervoso que você possa estar a um mês de tentar engravidar, o autocuidado deve estar no topo da sua lista agora, de acordo com o Dr. Wellenstein. Ela recomenda bloquear 30 minutos por dia para fazer algo que preencha sua xícara e faça você se sentir bem. Pode ser ler, fazer exercícios, tomar banho, caminhar, meditar ou qualquer coisa. Muitas vezes, o autocuidado é algo que fica em segundo plano depois de ter filhos, então estabelecer uma rotina antes de ter filhos vai torná-la mais uma prioridade depois que o bebê chegar, acrescenta ela.

Mês 12: corte o álcool e a cafeína

Odiamos quebrar isso com você, mas à medida que você se aproxima da hora da concepção, é melhor omitir o álcool de sua dieta e reduzir o consumo de cafeína. O Dr. Wellenstein diz que, uma vez que a quantidade de álcool tolerada sem complicações na gravidez ainda é desconhecida, é melhor parar de beber antes de engravidar ativamente. E embora a cafeína não seja ruim para você, se você está bebendo mais de duas xícaras por dia, tente reduzir para uma.