Saúde Mental

12 maneiras gratuitas de praticar o autocuidado sensual

O autocuidado é mais do que banhos de espuma e máscaras faciais. Embora amemos essas opções, o autocuidado também é uma forma de enfrentar e curar a nós mesmos e nossa história.

As formas de cura baseadas no corpo têm uma longa e rica história em todas as culturas

Infelizmente, as normas patriarcais, capazes e brancas colocavam o intelecto e a mente acima da sabedoria do corpo. (Para mais informações sobre o silenciamento intencional de abordagens tradicionais e corporais para a cura, confira Bruxas, parteiras e enfermeiras .) Essas normas minimizam a sabedoria do corpo e fazem com que pareça inferior.

Então, é claro, o capitalismo mercantilizou o autocuidado, transformando-o em algo que parece, como disse um de meus clientes de coaching sexual Latinx, algo para senhoras brancas ricas que não têm a menor ideia. Embora rolar para baixo em seu feed do Instagram possa parecer assim (embora, nesse caso, seu feed possa ser para uma limpeza), o autocuidado sensual tem suas raízes na liberação.

Seu corpo carrega tanta sabedoria

A ciência está finalmente voltando ao fato de que a sabedoria baseada no corpo tem importância. Por exemplo, os corpos respondem às coisas antes que nossos cérebros o façam e frequentemente enviam sinais sutis. Nossos corpos também carregam estresse, trauma e emoções - afinal, essas coisas acontecem com o corpo!

bater punheta te ajuda a dormir melhor

Tudo isso é fácil de ignorar, a menos que estejamos ouvindo com atenção. Graças às normas sociais e profissionais dos brancos que reforçam as ideias sobre como expressar emoções que são ruins, é ainda mais fácil raciocinar para evitar a preocupação ou a ação em direção à cura baseada no corpo.

Autocuidado sensual é tudo o que o coloca mais em contato com seu corpo e seus sentidos

Ele o conecta ao seu hedonista interior. Também é um forma de atenção , e traz consigo todos os benefícios de tal prática. Te ajuda completar o ciclo de estresse para que você possa viver uma vida mais plena, mais plena de liberdade no prazer. E não precisa custar nada.

12 maneiras gratuitas de praticar o autocuidado sensual

Pratique o mapeamento do prazer

Essa prática o ajuda a descobrir novas coisas interessantes. É um exercício fabuloso para fazer com parceiros, mas para fins de autocuidado, também é bonito de fazer sozinho. Você pode encontrar as instruções para esta prática aqui .

Dê um nome às suas emoções e sensações físicas

Nomeie-o para domesticá-lo é uma abordagem terapêutica comum. Ajuda você a reconhecer o que está acontecendo, para que possa sentir e lidar com isso. Aumente essa prática nomeando não apenas as emoções, mas também as sensações físicas que surgem.

Compartilhe seus sentimentos com alguém que ama você

Um amigo próximo, um membro da família ou um parceiro que pode reservar espaço para tudo o que está por vir sem tentar consertar (a menos que você queira um conselho!).

cólicas 3 dias antes do período esperado

Abrace a si mesmo, a um animal de estimação ou outra pessoa

E tiiiiiiiiiiii! Segure-o por pelo menos 20 segundos para obter a liberação de ocitocina calmante.

Se masturbe atentamente

A opção mais sexy desta lista - e uma das o mais curador . Mude sua rotina usual de masturbação e incorpore respirar ork, movimento e atividades conscientes. Você obtém todos os benefícios da masturbação para a saúde, juntamente com os da atenção plena.

Dança com intenção

Existe um sentimento que você normalmente evita ou odeia sentir? Coloque uma música que desperte a emoção e deixe seu corpo se mexer. A raiva é comum, e qualquer coisa com baixo pesado ou bateria é fantástico para pisotear, sacudir e até mesmo gritar.

Rir

Vista algo que sempre te diverte ... ou, apenas finja. Depois de começar, é difícil parar.

Leia ou ouça uma história sexy ou erótica

Observe como você se sente ao longo da história. Se as mãos começarem a vagar, aproveite.

Mexe

Plante os pés com firmeza no chão e comece a pedalar pelas pernas, deixando os tremores subirem pelo corpo.

Crie sem um objetivo

Abra seu diário, livro de colorir ou tela e vá para a cidade. Jane Clapp fornece exemplos de sentimentos comoventes por meio de sua arte.

Deitar no chão

Seja no chão, no pavimento ou na Mãe Terra. Respirar.

Alongamento

Tão simples e poderoso. Experimente uma dobra simples para a frente, coloque as pernas na parede ou use algo como um rolo de espuma ou bola de tênis para liberar a tensão.

A tireóide pode causar perda de menstruação

O autocuidado sensual nem sempre é fácil de praticar - e não é o mesmo para todos

Não é produtivo no sentido capitalista. O autocuidado sensual nem sempre parece bonito ou organizado e muitas vezes desafia as normas brancas sobre como a cura deve ser. Muitos de nós - especialmente mulheres, cuidadores e pessoas de cor - carregamos histórias sobre como não devemos ou não precisamos ou que é egoísmo descansar.

Isso torna ainda mais importante priorizar.

Como você pratica o autocuidado sensual?